Contexto: Revista de Ciências Humanas da FAFIC/UERN http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Contexto: Revista de Ciências Humanas da FAFIC/UERN é um periódico de divulgação acadêmica da produção e profissionalização em Ciências Humanas. Além da divulgação de trabalhos profissionais em Pesquisa e Ensaio, seu objetivo é servir de laboratório pedagógico para o exercício da escrita de textos discentes avalizados pelos seus orientadores em PIBIC, TCC, resenha, tradução, relatos de experiência em atividades de Extensão, de Estágio e Entrevista. </span></span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Veículo acadêmico de produção científica e de interação profissionalizante entre egressos e a graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da UERN.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><strong><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Foco e Escopo</span></span></strong></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Profissionalização nas licenciaturas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História, e nos bacharelados em Ciências Sociais e Comunicação Social, além dos interessados nos demais cursos das Ciências Humanas.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Processo de Avaliação pelos Pareceristas.</span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Os textos recebidos em fluxo contínuo via e-mail institucional </span></span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="mailto:contexto@uern.br"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">contexto@uern.br</span></span></a></u></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"> são </span></span><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">encaminhados anonimamente, via formulário de avaliação, sem identificação das credenciais dos autores, direcionados a pessoas com domínio na respectiva área, sob o prazo de 30 dias para avaliar conforme os critérios elencados, resultando o parecer em: APROVADO; com observações de RESSALVA; ou com recomendações para PRÓXIMA EDIÇÃO. A identificação dos avaliadores também permanece anônima.</span></span></p> <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;"><strong>Política de Acesso Livre</strong></span></span></p> <h2 class="western" align="justify"><span style="font-size: small;">Além de veículo de publicação da produção acadêmica, a </span><span style="font-size: small;">Revista Contexto</span><span style="font-size: small;"> tem a pretensão de proporcionar e propiciar a interação entre a profissionalização e os profissionais da Ciências Humanas. Nesses termos, todo material publicado tem </span><span style="font-size: small;">livre acesso</span><span style="font-size: small;"> entre o seu público, principalmente das redes de Ensino Básico, através do </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX"><span style="font-size: small;">Portal de Periódicos</span></a></u></span><span style="font-size: small;"> da PROPEG/UERN e dos canais de comunicação da FAFIC, tais como sua página institucional </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="https://fafic.uern.br/default.asp?item=fafic-apresentacao"><span style="font-size: small;">FAFIC/UERN</span></a></u></span><span style="font-size: small;">, no site </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="https://fafic6.wixsite.com/comunica"><span style="font-size: small;">FAFIC.comUNIDADE</span></a></u></span><span style="font-size: small;">, no site da </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="https://semanadehumanidadesuern.com.br/"><span style="font-size: small;">Semana de Humanidades</span></a></u></span><span style="font-size: small;">, e nas redes sociais: </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="https://www.youtube.com/channel/UCeol9IWNHRMxpNKPoQMB4pQ/featured"><span style="font-size: small;">canal FAFIC</span></a></u></span><span style="font-size: small;"> no YouTube e </span><span style="color: #0563c1;"><u><a href="https://www.instagram.com/faficuern/"><span style="font-size: small;">FaficUern</span></a></u></span><span style="font-size: small;"> no Instagram.</span></h2> pt-BR revistacontexto@uern.br (William Coelho de Oliveira) revistacontexto@uern.br (Prof. Dr. William Coelho) Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Sumário http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4517 <p>Sumário.</p> William Coelho Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4517 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 Apresentação http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4516 <p>Apresentação.</p> William Coelho, Marcílio Lima Falcão Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4516 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 AUTOENGANO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4518 <p>o ato de enganar é corriqueiro e lógico, nos termos X engana Y: o político<br>dissimulado promete, a criança mimada choraminga para alcançar seus objetivos, o galã<br>sedutor entoa juras de amor para arrebatar sua Dulcineia, o pracista sonega o imposto do<br>produto vendido, o estudante preguiçoso pratica o plágio. Não há segredo. Enganar significa:<br>fazer crer a alguém algo que não é verdadeiro. Mas o que acontece quando X engana X?<br>Embora seja difícil reconhecer, nos enganamos demasiadamente, isto é, nos auto enganamos<br>tanto ou mais do que enganamos a outrem. O auto-engano está para o ser humano assim como<br>a liberdade da escolha está para Sartre: é uma condenação. Tanto que adiantamos o<br>despertador para não perdermos a hora; sempre achamos que estamos com a razão no trânsito;<br>criticamos o político corrupto, mas furamos a fila do banco; só levamos realmente a sério os<br>argumentos que sustentam nossas crenças. Além disso, temos a nosso próprio respeito uma<br>opinião que quase nunca coincide com a extensão de nossos defeitos e qualidades. Este<br>trabalho trata disso: o auto-engano como mentira que contamos a nós mesmos. Esse<br>fenômeno é aqui analisado sob o princípio délfico do conhece-te a ti mesmo – defendido por<br>Sócrates numa visão crítica e indagadora sobre as crenças e paixões que nos governam – a<br>partir da interpretação sobre o livro O Auto-engano, do economista brasileiro Eduardo<br>Giannetti da Fonseca.</p> Jefferson de Souza Maia Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4518 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 MARCAS NA PANDEMIA: Os impactos iniciais e as transformações enfrentadas por microempreendedores do RN e CE1 http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4519 <p>A emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) proporcionou alterações<br>significativas nas mais diversas instâncias sociais. Entre as suas implicações observaram-se as<br>transformações acarretadas em relação às formas de consumo e de relacionamento com as<br>marcas comerciais registradas. Nesse contexto, empreendedores tiveram que lidar com a crise<br>e com as mudanças ocorridas. A partir disso, surgiu o seguinte questionamento: como as<br>marcas comerciais estão lidando com a crise da Covid-19? Em busca de respostas, realizou-se<br>uma pesquisa exploratória com o uso de questionários aplicados junto a<br>microempreendedores dos estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Como norte teórico,<br>foram utilizadas as concepções de Jenkins (2009), Han (2018) e Recuero (2010), bem como<br>as perspectivas de Barbosa (2004) sobre o consumo em sociedade. A análise dos resultados<br>foi inspirada na Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Como resultados, identificaram-se<br>situações e sentimentos iniciais relacionados à crise, os quais refletiram em transformações<br>positivas e negativas na vida dos empreendedores.</p> Lavínia Izabelle Queiroz Oliveira, André Duarte da Silva, Fernanda Bôto Paz Aragão, Geílson Fernandes de Oliveira Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4519 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADOS POR TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4520 <p>Este artigo objetiva analisar a aplicabilidade e os resultados positivos da<br>utilização de recursos tecnológicos utilizados nas aulas de Ciências das turmas do 7º (sétimo)<br>ano da Escola Municipal Mário Alves Diniz localizada no município de João Dias/RN. A<br>metodologia aplicada neste trabalho é de cunho quantitativo e qualitativo, norteada por<br>pesquisa bibliográfica. Ao longo do desenvolvimento da pesquisa foi elaborado e aplicado um<br>questionário direcionado a professores de Ciências em exercício nos anos finais do Ensino<br>Fundamental II, mais especificamente, junto aos docentes que lecionam em turmas de sétimo<br>ano. Foram aplicados tendo como colaboradores alunos do 7º ano A e 7º ano B do turno<br>vespertino da escola campo de estudo. A análise dos resultados mostrou que a aplicabilidade<br>dessas ferramentas é muito positiva para o processo de ensino no que tange ao trabalho<br>pedagógico na disciplina de Ciências, culminando em práticas diversificadas e metodologias<br>diversas capazes de potencializar o trabalho com os conteúdos e, consequentemente, a<br>aprendizagem dos alunos.</p> José Francisco Alves Filho Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4520 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: O uso de softwares educativos na aprendizagem de alunos/as com deficiência intelectual na Escola Municipal Manoel Raimundo http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4521 <p>O presente artigo resulta de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa,<br>cujo objetivo geral foi investigar se o uso de softwares educativos pode gerar ou não o<br>processo de aprendizagem de alunos/as com deficiência intelectual na Escola Municipal<br>Manoel Raimundo, de Água Nova, RN. Portanto, justificamos o trabalho a partir de uma<br>experiência vivenciada. O resultado evidenciou que as tecnologias estão presentes na<br>sociedade há anos e seu avanço modificou a vida de grande parte da população. Na escola<br>pesquisada faltam equipamentos das tecnologias digitais para atender à demanda. O/a aluno/a<br>com diagnóstico de deficiência intelectual encontrado através da investigação realiza<br>atividades na sala de recursos multifuncionais. Alguns professores/as investigados ainda não<br>passaram pela experiência de trabalhar com alunos/as com diagnóstico de deficiência<br>intelectual, mas percebem que o uso de softwares educativos facilita a prática pedagógica e<br>contribui para gerar o processo de aprendizagem de todos os/as alunos.</p> Maria Irlete Silva, Adriano Lucena de Gois Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4521 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 MÍDIAS DIGITAIS E ESCOLA DO CAMPO NA PANDEMIA: pelas veredas da sala de aula multisseriada – Riachão/PB. http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4522 <p>Nesta investigação o foco principal foi escrever sobre a realidade de uma turma<br>de aula multisseriada, localizada em Várzea Grande, na área rural do município de<br>Riachão/PB. O objetivo geral desta pesquisa foi estabelecer relações entre o uso das mídias e<br>o avanço na aprendizagem de estudantes do Ensino Fundamental I, com especial destaque ao<br>letramento digital. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foi realizado um questionário<br>online com cinco professores, através do Google Forms. Assim, a partir dessas respostas<br>identificamos alguns pontos importantes para a análise, a saber: o contexto local, que por ser<br>rural vivia o isolamento geográfico anterior ao período pandêmico, e a participação da escola<br>municipal no Programa Integra PB.</p> Erinaldo Moura do Nascimento, Rouseane da Silva Paula Queiroz Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4522 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO REMOTO: Os desafios para a implementação do ensino remoto emergencial na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4523 <p>O presente artigo apresentará uma pesquisa que teve como objetivo verificar,<br>sob a ótica dos profissionais da educação, a utilização dos recursos tecnológicos no processo<br>ensino-aprendizagem no período de pandemia da Covid-19 e a implantação do ensino<br>remoto na educação básica na Escola Municipal Frei Serafim do Amparo, em Vitória da<br>Conquista/BA. Ele aborda uma reflexão sobre a relação entre tecnologia, educação e<br>formação continuada, uma vez que esta é fator primaz para implantar a tecnologia nas<br>práticas docentes. No entanto, sem o preparo adequado para uso de ferramentas que<br>proporcionem uma efetiva aprendizagem e que já foram acolhidas pelos discentes no seu<br>dia-a-dia, o tema visa suscitar no educador a manutenção ativa do processo de formação<br>para estarem preparados, independentemente das circunstâncias, para uso da ferramentas<br>tecnológicas de modo a facilitarem a prática pedagógica e propiciarem a aprendizagem.</p> Wdilane Silva de Oliveira Araújo Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4523 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE UMA SALA DA ASSOCIAÇÃO PESTALOZZI NO INTERIOR DO RIO DE JANEIRO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4524 <p>Esta pesquisa, com a temática do desenvolvimento e aprendizagem dos discentes<br>de Estimulação Essencial da Associação Pestalozzi, no interior do Estado do Rio de Janeiro,<br>em meio ao isolamento social em 2020 e início de 2021, procurou responder quais as<br>consequências do isolamento social no desenvolvimento e aprendizagem dos alunos da<br>referida instituição. Alcançou seu objetivo geral, concernente à análise das consequências do<br>distanciamento no desenvolvimento e aprendizagem dos discentes, checando-as por meio dos<br>seus responsáveis. Alguns conceitos importantes para a discussão do tema foram explicitados,<br>como: ensino e aprendizagem, Educação Especial, isolamento social, pandemia Covid-19 e<br>ensino remoto. Isto, além da justificativa nos âmbitos pessoal, científico, profissional e social.<br>Foi aplicada a metodologia quantitativa e qualitativa, com a análise do discurso, através do<br>uso de questionário online. Finalmente, foram comprovadas as hipóteses de que os alunos<br>evoluíram mais em atividades do cotidiano, tiveram sua socialização prejudicada, a<br>desigualdade de acesso a equipamentos e internet foi prejudicial, mas os responsáveis<br>exerceram importante papel em meio ao ensino.</p> Tereza Maria da Silva Lucas, Adriano Lucena de Góis Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4524 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 MUSEU DO SERTÃO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4525 <p>este texto inaugura a seção de Profissionalização da Revista Contexto.<br>Seção pensada a fim de contemplar pedagogicamente a dimensão profissionalizante da<br>formação acadêmica para além da pesquisa e da extensão: mais caracterizada pelo<br>aprendizado no processo de ensino. Assim, aberta a relatos de estágio de licenciatura ou de<br>bacharelado e a memorial de docentes aposentados, como registro pessoal da sua contribuição<br>acadêmica na formação de tantos profissionais. Dentre vários docentes aposentados da<br>FAFIC, o professor Benedito Vasconcelos Mendes foi o único que nos atendeu e se prestou a<br>apresentar o seu grande feito, não só para o curso de Geografia, mas para toda a cidade de<br>Mossoró e região: o Museu do Sertão, obra que deve servir de referência na<br>profissionalização e atuação de profissionais da Geografia, da História do Nordeste, da<br>Sociologia, Antropologia, para fazer pensar a cultura nordestina além da sala de aula.</p> Benedito Vasconcelos Mendes Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4525 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 A QUESTÃO FUNDAMENTAL http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4526 <p>este texto consiste num ensaio filosófico que pretende servir de introdução à<br>Filosofia. Sob a perspectiva da linguagem, propõe-se aqui apresentar a Filosofia na sua<br>origem histórica como construtora do Ser, entre os discursos que fundamentam o senso<br>comum e a vida religiosa. Dada a dificuldade de precisar o mito e a religião como<br>“conhecimento”, tal como este termo cabe à Filosofia e à Ciência, esses quatro saberes são<br>então classificados meramente como discursos explicativos da realidade. A fim de distinguir<br>o discurso filosófico na sua relação com os demais, são analisados nove critérios pelos quais<br>vislumbra-se caracterizar a Filosofia conforme as três problemáticas que, historicamente, lhe<br>são fundamentalmente próprias: o problema fundacional do ser, o problema fundamental do<br>conhecimento e o problema funcional do dever-ser. Disso resulta, pedagogicamente, a<br>tradução de tais problemas em três questões básicas para o filosofar como exercício da<br>sabedoria filosófica: o que é; porque é; para que serve.</p> Konilos Elaia Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4526 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000 CIÊNCIAS DE QUEBRADA: poetry slam e o ensino da psicologia social comunitária http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4527 <p>O presente texto é um ensaio teórico acerca dos campeonatos de poesia falada e<br>performance (poetry slams). Objetivou-se compreender como introduzir esse movimento<br>artístico-cultural nas metodologias de ensino-aprendizagem em Psicologia. No primeiro<br>momento foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as raízes epistemológicas da<br>psicologia social comunitária, em seguida, investigou-se a possibilidade de discutir a respeito<br>das formações identitárias e da promoção de uma educação crítica a partir desses<br>campeonatos. Por último, foi feita uma reflexão referente ao ensino da Psicologia no contexto<br>da Educação Básica, abordando os desafios e possibilidades da atuação profissional neste<br>campo. Concluiu-se que o Poetry Slam é uma ferramenta potente para a construção da<br>autonomia dos sujeitos e dos vínculos comunitários, cabendo aos professores de Psicologia<br>utilizar essa linguagem como instrumento para promover uma educação popular transversal,<br>visando transformar a realidade dos territórios em que estão inseridos.</p> Pedro Arturo Rojas Arenas Copyright (c) 2022 Revista CONTEXTO http://periodicos.apps.uern.br/index.php/CTX/article/view/4527 Tue, 29 Nov 2022 00:00:00 +0000