AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Autores

Palavras-chave:

ensino de Geografia, mí­dia, discurso, decodificação

Resumo

Compreender as diferentes linguagens utilizadas pelos meios de comunicação de massa é uma questão importante para a Geografia Escolar. Categorias-chave do pensamento geográfico – entre elas, território, paisagem e espaço – estão constantemente presentes em noticiários, filmes, documentários, seriados e programas de entretenimento de maneira geral. No entanto, a influência do discurso midiático no processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica ainda é pouco mencionada em trabalhos acadêmicos. Nesse sentido, o presente artigo apresenta uma reflexão sobre as relações entre discurso midiático e processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica. Por se tratar de uma investigação de caráter crí­tico-descritivo, os recursos metodológicos da análise aqui desenvolvida consistiram em levantamento bibliográfico pertinente e na revisão da literatura. Para tanto, recorremos í s obras de autores que realizam pesquisas sobre a visão do discurso midiático na Geografia Escolar como Vicente de Paula Leão, Iara Vieira Guimarães e Nidia Pontuschka. A partir das leituras realizadas, contatamos que a incorporação do material midiático em sala de aula não deve ser feita como mero recurso didático complementar, de caráter ilustrativo, mas como objeto de estudo a ser sistematizado em seu conteúdo discursivo. Portanto, cabe ao educador promover a ressignificação do discurso midiático em sala de aula e orientar seus alunos no gerenciamento das informações que estão disponí­veis nos principais veí­culos de comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fernandes Ladeira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo (IFES)

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espí­rito Santo (IFES) - Campus Vitória, Articulista do Observatório da Imprensa, Mestre em Geografia pela Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ). ORCID ID: . CURRICULUM LATTES:  EMAIL:

Referências

BACCEGA, M. A. Meios de comunicação na escola. Comunicação & Educação. São Paulo, v.25, p. 7-15, set/dez, 2002.

BARROS FILHO, C. de. Revista Educação, abril de 1998. In: LEíO, V. de P. O uso da mí­dia no ensino da geografia na educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2003.

BRUNET, R. et al. Territoire et identité. Paris: Centre Nationale de Récherche Cientifique, 1992.

CALLAI, H. C. In; PONTUCHKA, N. N. et al. Geografia em perspectiva. São Paulo: Contexto, 2006.

CARVALHO LEíO, I. A.; LEíO, V. de P.; SOUZA, H. P. de. Linguagem e conhecimento: mí­dia, território, identidade cultural e suas interfaces com as TICs. In: SIED/EnPED - Simpósio Internacional de Educação a Distância e Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012, São Carlos. Anais Oficiais do Simpósio Internacional de Educação a Distância e do Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância, 2012. Disponí­vel em: <http://sistemas3.sead.ufscar.br/ojs/index.php/sied/article/viewFile/291/151>. Acesso em: 12 jun. 2019.

CASTELLAR, S.; VILHENA, J. Ensino de geografia. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

CASTELS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CLAVAL, P. O Território na transição da pós-modernidade. Universidade de ParisSorbonne. 1996. Disponí­vel em: <http://www.uff.br/geographia/rev_02/paul%20claval.pdf>. Acesso em: 16 fev. 2018.

FISCHER, R. M. B. Mí­dia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 35, Rio de Janeiro, maio/ago. 2007.

GUIMARíES, I. V. Ensino de Geografia, mí­dia e produção de sentidos. Terra Livre, Presidente Prudente, Ano 23, v. 1, n. 28 p. 44-66 Jan-Jun/2007.

GUIMARíES, I. V. Sobre os sentidos de ensinar e compreender o mundo – discurso jornalí­stico e ensino de Geografia. São Paulo, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Tese de Doutorado), 2006.

GUIMARíES, I. V. (org.). Espaço, tempo e cultura midiática na escola: propostas para o ensino de Geografia. Curitiba, CRV, 2016.

HISSA, C. E. V. A mobilidade das fronteiras: inserções da geografia na crise da modernidade. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

LADEIRA, F. F.; LEíO, V. de P. A influência dos discursos geopolí­ticos da mí­dia no ensino de Geografia: práticas pedagógicas e imaginários discentes. Curitiba: CRV, 2018.

LEíO, V. de P. O uso da mí­dia no ensino da geografia na educação básica. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, Belo Horizonte, 2003.

LEíO, V. de P.; CARVALHO LEíO, I. A. de. Ensino de Geografia e Mí­dia: linguagens e práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Argvmentum, 2008.

LIPPMANN, W. Opinião Pública. São Paulo: Vozes, 2008.

MARTíNEZ SíNCHEZ, F. Os meios de comunicação e a sociedade. In: Mediatamente: televisão, cultura e educação. Brasí­lia: SEED/MEC, 1999.

MATTOS, S. O contexto midiático. Salvador: Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, 2009.

MORIN, E. Da necessidade de um pensamento complexo. In: MARTINS, F. M.; SILVA, J. M. (orgs.). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, p. 19-42, 1999.

PARRY, R. A ascensão da mí­dia: a história dos meios de comunicação de Gilgamesh ao Google. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

PEREIRA, D. Geografia escolar: conteúdos e/ou objetivos. Caderno Prudentino de Geografia – Geografia e ensino, Presidente Prudente, AGB, n. 17, p. 62- 74, 1995.

PFROMM NETTO, S. Telas que ensinam: mí­dia e aprendizagem do cinema ao computador. Campinas: Editora Alí­nea, 1998.

PONTUSCHKA, N. N. A geografia: Pesquisa e ensino. In: CARLOS, A. F. A. (org.). Novos Caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, p. 111-142, 2001.

SOUZA, C. R. F.; QUEIROZ, A. M. D. A utilização dos meios de comunicação no ensino de Geografia. Revista Eletrônica Geoaraguaia, Barra do Garças, v2, n.1, p 62 - 85. janeiro/julho. 2012. Disponí­vel em: <http://revistas.cua.ufmt.br/geoaraguaia/index.php/geo/article/view/15>. Acesso em: 17 fev. 2019.

STEINBERGER, M. B. Discursos geopolí­ticos da mí­dia – jornalismo e imaginário internacional na América Latina. São Paulo: FAPESP, EDUC, CORTEZ, 2005.

THOMPSON, J. B. A mí­dia e a modernidade: uma teoria social da mí­dia. Petrópolis: Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

LADEIRA, Francisco Fernandes. AS RELAÇÕES ENTRE DISCURSO MIDIÁTICO E GEOGRAFIA ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL . Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 10, n. 3, p. 42–55, 2020. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/2775. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos