COMÉRCIO INFORMAL, POLÍTICAS PÚBLICAS E TERRITÓRIO URBANO MOSSOROENSE
Palavras-chave:
Mossoró, Comércio Informal, Políticas Públicas, Território UrbanoResumo
Consiste num estudo de cunho teórico e empírico que objetiva analisar a relação conflituosa entre o Estado e os comerciantes informais – os camelôs – na cidade de Mossoró (Rio Grande do Norte), tomando por base a discussão do conceito de território, enquanto espaço apropriado a partir de relações de poder, e a relação entre as políticas públicas e sua contribuição para a configuração do território. Constata que a atividade comercial informal tem se apropriado dos espaços públicos do centro urbano em tela, contrapondo-se a leis e normas urbanísticas vigentes. Essa apropriação ilegal tem sido a força motriz e impulsora dos conflitos ocorridos entre o Estado e os camelôs na urbe mossoroense. Aponta que não é apenas essa dinâmica que alimenta esse impasse Estado x Camelôs, havendo outras forças e jogos de interesses envolvidos nesse processo - que sobrepuja o cumprimento (ou não) das regras urbanísticas. Resulta de um estudo desenvolvido por meio da leitura de materiais teórico-conceituais, que abordam a discussão de território e de políticas públicas, bem como documentos oficiais normativos, que se fizeram o aporte teórico para a análise da realidade do território urbano mossoroense, através de pesquisa de campo em seu núcleo urbano (observação da dinâmica citadina).
Downloads
Referências
BONETI, L. W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Editora Unijuí, 2007.
BRASIL. Lei nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012 que institui a política nacional de mobilidade urbana – PNMU, 2012.
BRASIL. Ministério Público do Rio Grande do Norte. Ação Civil Pública com pedido de concessão de Tutela Antecipada. Mossoró, 15 jan. 2014. p. 1-28. Disponível em: <http://www.mprn.mp.br/controle/file/2014/integra_da_acao_calcadas_Mossoró.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015.
CARLOS, A. F. A. A cidade e a organização do espaço. In: Revista de Geografia da USP. São Paulo: n. 01, p. 105-111, 1982.
CARLOS, A. F. A. A (re)produção do espaço urbano. São Paulo: Edusp, 1994.
CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.
CORRÊA, R. L. O espaço urbano. 4. ed. São Paulo: ítica, 2000.
COUTO, E. M. J. Redefinições espaciais do comércio em Mossoró-RN. 2011. 222 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Geografia, Centro de Ciências e Tecnologias, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2011.
DUARTE, C. [Sem título]. 2015. 1 fotografia. Disponível em: <http://gazetadooeste.com.br/tumulto-e-protesto-marcam-a-retirada-dos-camelos-das-calcadas/>. Acesso em: 13 jul. 2015.
LEFEBVRE, H. A produção do espaço. Tradução do grupo "As (im) possibilidades do urbano na metrópole contemporânea, do Núcleo de Geografia Urbana da UFMG (do original: La production de l"™ espace. 4. ed. Paris: Éditions Anthropos, 2000). Primeira versão: fev/2006.
MOSSORÓ. Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental. Plano Diretor de Mossoró. Mossoró-RN, 2006.
MOSSORÓ. Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental. Códigos de obras, posturas e edificações do município de Mossoró. Mossoró-RN, 2010.
PINHEIRO, K. L. C. B. Processo de urbanização da cidade de Mossoró: histórico da expansão urbana da cidade de Mossoró desde de 1772 até os dias atuais. Natal: CEFET-RN, 2007.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: ítica, 1993.
ROCHA, A. P. B. Expansão urbana de Mossoró: período de 1980 a 2004. Natal: UFRN, 2005.
SANTOS, C. [Sem título]. 2015. 1 fotografia. Disponível em: <http://blogcarlossantos.com.br/centro-de-mossoro-e-barril-de-polvora-com-revolta-de-camelos/>. Acesso em: 13 jul. 2015.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2006.
SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Edição Popular, 2007.
SOUZA, M. L. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SOUZA, M. L. Território da divergência (e da confusão): em torno das imprecisas fronteiras de um conceito fundamental. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. (Org.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo, Expressão Popular, 2009, p. 57-67.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que submeterem seus manuscritos para a Geotemas declaram que o trabalho trata-se de artigo original, não tendo sido submetido para publicação, na íntegra ou em parte, em outro periódico científico nacional ou internacional ou em outro veículo de circulação. Os autores declaram também que concordam com a transferência dos direitos autorais do referido artigo para a revista Geotemas (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), permitindo publicações posteriores, desde que seja assegurada a fonte de sua publicação. Assumem, por fim, a responsabilidade pública pelo artigo, estando cientes de que poderão incidir sobre os mesmos os eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do trabalho.