PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AO USO E VULNERABILIDADE DA CAATINGA NO CARIRI PARAIBANO, SEMIÁRIDO NORDESTINO

Autores

Palavras-chave:

Caatinga, Valor de uso, Etnobotânica, Conservação, Cariri paraibano

Resumo

Os alunos das escolas públicas no Cariri Paraibano em maioria são filhos de agricultores e utilizam a vegetação nativa, juntamente com suas famí­lias, para diversas finalidades, deixando a Caatinga vulnerável a diversos impactos ambientais negativos. Objetivou-se no presente estudo, detectar o valor de uso e o conhecimento local dos alunos em relação í s espécies arbóreo-arbustivas, considerando quais as suas utilidades e a vulnerabilidade, ameaças e perigos de extinção, decorrentes deste processo. O trabalho ocorreu em 2016, com aplicação de questionários argumentativo, composto por 8 questões abertas, com 480 alunos de 30 turmas de 1ª, 2º e 3º ano médio de cada escola, dos municí­pios de Assunção, Gurjão, Livramento, Monteiro, Parari, Serra Branca, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, Santo André e Sumé. Optou-se por trabalhar com uma escola pública por cidade e a escolha destes núcleos urbanos se deu de forma aleatória. O intuito do questionário aplicado foi avaliar o conhecimento dos discentes em relação ao uso, conservação e vulnerabilidade da vegetação da Caatinga. Foram mencionadas por eles 59 espécies, pertencentes a 25 famí­lias. As famí­lias dos alunos utilizam 41 espécies, se destacando a alimentação, medicamentos e forragens. As espécies de maiores Valores de uso foram Spondia tuberosa, Anacardium occidentale e Miracrodruon urundueva. Os discentes citaram 36 espécies pouco preocupante, ameaçadas e em perigo de extinção. Os resultados mostram também que, os escolares necessitam de uma maior sensibilização a respeito do estado da vulnerabilidade, para que possam utilizar as espécies nativas de forma sustentável baseado nos princí­pios da conservação, ancorado na Educação Ambiental e na valorização do conhecimento de conservação local.

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Biografia do Autor

Fabrí­cio Correia Diniz, Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Mestre em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB). Professor efetivo do ensino da rede estadual da educação básica na Paraí­ba, Juazeirinho (PB), Brasil.

Erimágna de Morais Rodrigues, Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Mestra em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB), Campina Grande (PB), Brasil. 

Sérgio de Faria Lopes, Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB)

Doutor em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação pela Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB) e do Programa de Pós-graduação Interinstitucional (UFRPE, UEPB e URCA) em Etnobiologia e Conservação da Natureza, Campina Grande (PB), Brasil. 

Rafael Albuquerque Xavier

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor efetivo da Universidade Estadual da Paraí­ba (UEPB) e do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande (PB), Brasil. 

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Publicado

30-04-2019

Como Citar

DINIZ, F. C. .; RODRIGUES, E. de M. .; LOPES, S. de F. .; XAVIER, R. A. . PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO AO USO E VULNERABILIDADE DA CAATINGA NO CARIRI PARAIBANO, SEMIÁRIDO NORDESTINO. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 9, n. 1, p. 107–127, 2019. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/913. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos