OS REFLEXOS NA ROTINA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL EM MEIO A ERA DA CONTABILIDADE DIGITAL: um estudo acerca da implantação do eSocial e SPED Fiscal
DOI:
https://doi.org/10.31864/rcc.v10i2.2688Palavras-chave:
SPED fiscal, eSocial, trabalhista, gastoResumo
O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED foi instituído pelo Governo com o propósito
de simplificar a entrega das obrigações acessórias. Unificado ao SPED, surge o Sistema de
Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, agora
com o foco em obter êxito nas informações que abrangem a natureza previdenciária e
trabalhista. O estudo teve como objetivo identificar as mudanças na rotina contábil no âmbito
fiscal e trabalhista ocasionada pela implantação do SPED fiscal e eSocial. A pesquisa se
caracteriza como descritiva, e para obtenção dos resultados foi realizada uma entrevista
semiestruturada com 14 questões, sendo 3 fechadas e 11 abertas. A entrevista foi executada
com 7 contadores de 7 escritórios de contabilidade da cidade de Mossoró-RN. Os resultados
demonstraram que o SPED fiscal é um ponto positivo pois a entrega das obrigações acessórias
foram simplificadas. As principais mudanças com relação ao eSocial é a tempestividade no envio das informações trabalhistas, maior demanda de trabalhos, atualização trabalhista, gasto
de recursos.