Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto está de acordo com as Diretrizes para autores.
  • Os ORCIDs dos autores estão anotadas.
  • As URLs dos LATTES dos autores estão anotadas.
  • Texto SEM IDENTIFICAÇÃO dos autores foi anexado no 'passo 3'.
  • Texto COM IDENTIFICAÇÃO COMPLETA dos autores foi anexado no 'passo 4'.
  • Incluir dados de titulação e área nos metadados do(a) autor(a);

Diretrizes para Autores

A Revista Ensino Interdisciplinar publica trabalhos originais (artigos, ensaios, entrevistas, resenhas, resultados de pesquisas, materias didáticos, entre outros), constituí­do por, no máximo, três autores, oriundos de estudos, reflexões e/ou pesquisas concluí­das ou em avançado estágio de desenvolvimento. Não é exigido, a priori, nenhuma titulação especí­fica para os autores dos textos. No entanto, terão prioridades as propostas acadêmicas que envolvam docentes dos programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, nas áreas de ação da RECEI, que tenham autoria ou coautoria de orientandos e orientadores. São aceitos trabalhos redigidos em português, espanhol e inglês.

A RECEI não cobra quaisquer tipos de taxas de submissão e/ou de publicação dos artigos submetidos em fluxo contí­nuo. No entanto, os autores devem se responsabilizar pela revisão ortográfica e de ABNT, bem como pela tradução do resumo em lí­ngua estrangeira e pela adequação do artigo ao Template da Recei.

O TEMPLATE da RECEI já está disponibilizado aos autores no site (EM BIBLIOTECA DA REVISTA), no entanto os autores só devem fazer a adaptação ao template após aprovação do artigo. Caso o autor não queira ou não possa colocar o texto no Template é facultado utilizar os serviços dos parceiros da revista pra realizar os serviços, inclusive de revisão e tradução, se for o caso.

Caso as revisões necessárias e adaptações às normas da RECEI solicitadas pelos avaliadores ou editores não sejam atendidas pelos autores, ou não sejam atendidas em tempo hábil para publicação da edição a que o texto se destina, o artigo poderá ser arquivado, mesmo após a aprovação inicial.

Os trabalhos publicados são cedidos para acesso livre, sendo que os(as) autores(as) permanecem com o direito de publicar em outros veí­culos, desde que reconhecida e indicada a autoria e a publicação inicial nesta revista.

Seguindo a Lei de Direito Autoral, n. 9.610, de 19 de fevereiros de 1998, as opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, a revisão da lí­ngua portuguesa, espanhola e inglesa, o estilo de redação e sua exatidão, a adequação e a procedência das citações bibliográficas são de exclusiva responsabilidade dos(s) autor(es), não refletindo a opinião do editor e conselho editorial.

 

DIRETRIZES PARA AUTORES

Um dos autores (no máximo 3 autores, preferencialmente um doutor) deve realizar o cadastro (Login/Senha) no site da revista; na seção Submissões Online, preencher corretamente o perfil e escolher a opção "AUTOR", observando os campos obrigatórios de preenchimento (os que estão acompanhados de asterisco). É importante "salvar" as informações registradas.

Depois de ter realizado esses passos, ir para "SUBMISSÕES ATIVAS" e iniciar o processo de submissão através do link "CLIQUE AQUI PARA INICIAR O PROCESSO DE SUBMISSÃO", no qual irá realizar os cinco passos básicos:

 

1- Iní­cio: confirmar se está de acordo com as condições estabelecidas pela revista (marcando as caixas de seleção das condições e da declaração de direito autoral) e selecionar a seção artigos.

 

2- Inclusão de metadados: indicar os dados principais de todos os autores – nome, sobrenome (o sistema traduz como prenome e nome), ORCID, minicurrí­culo, e-mail, instituição -, cidade, estado e paí­s, tí­tulo e resumo; indicação dos financiamentos de agências de fomento relacionados ao trabalho a ser publicado. A ausência dos metadados dos autores fará com que o artigo seja devolvido sem análise de mérito.

3- Transferência de originais: realizar a transferência de arquivo SEM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES;

4- Transferência de documentos suplementares: realizar, obrigatoriamente, a transferência de OUTRO arquivo do ARTIGO para o sistema COM IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES (incluir nome completo, titulação, vínculo institucional, email, ORCID, URL do LATTES e, no final do texto, minicurrículo de 5 linhas de cada autor). 

Também pode ser enviado arquivos com informações suplementares, que funcionam como um apêndice ou anexo ao texto principal, tais como instrumentos de pesquisa, conjuntos de dados e tabelas, que seguem os padrões de ética de avaliação, fontes de informação normalmente não disponí­veis para leitores, ou figuras e/ou tabelas que não podem ser integradas ao texto.

5- Confirmação: Concluir a submissão.

Após concluir os cinco passos acima descritos, o autor deve aguardar o e-mail do editor e, nesse í­nterim, poderá acompanhar todo o fluxo de seu trabalho, da submissão, aceite, avaliação, reedição do original até a publicação. Os artigos, após a submissão, são designados aos avaliadores definidos pelo conselho ou editores da revista. A polí­tica de seleção dos artigos é definida pelos membros do Conselho Editorial e pelos Editores da revista.

Configurações gerais:

  1. Formato de artigo para SUBMISSÃO

Os artigos devem ter a extensão mí­nima de 14 e máxima de 24 páginas, sem anexos.

Configurar a página: tamanho do papel A4 (21,0x 29,7 cm); margens superior e inferior: 3 cm; direita e esquerda: 3 cm. Tipo de letra: Baskerville Old Face, corpo 12.  Espaçamentos: 1,5.  Adentramento: 1, 25 cm para assinalar iní­cio de parágrafos. Tabelas, ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) devem vir prontos para serem impressos, dentro do padrão geral do texto e no espaço a eles destinados pelo(s) autor (es).

 

  1. Primeira página

Tí­tulo em português ou na lí­ngua estrangeira em que o artigo foi escrito, fonte 12, Baskerville Old Face, centralizado, negrito, sem identificação de autoria, letras maiúsculas apenas para a primeira parte. Segunda parte com letras minúsculas (com maiúsculas para nomes próprios). Máximo de 12 palavras e que ocupem duas linhas no máximo.

Ex: ESTUDOS DE CURRÍCULO: o ensino de história no espaço escolar

 

O resumo deve ser recuado  a 2cm esquerda e 2cm direita. A fonte deve ter tamanho 10. A palavra RESUMO deve estar em maiúsculas, sem adentramento, sem dois pontos. Iniciar o texto do resumo na linha de baixo. Máximo 140 palavras. Não indicar referências no resumo.

 

As PALAVRAS-CHAVE (obrigatórias) devem ser inseridas na linha de baixo, espaçamento simples, na lí­ngua utilizada no artigo, mí­nimo 03 (três), máximo 05 (cinco). Só a primeira letra de cada palavra/expressão estará em maiúscula; uso de ponto e ví­rgula para separação entre as palavras, sem ponto no final.

Ex.: PALAVRAS-CHAVE: Currí­culo; Espaço escolar; Ensino e aprendizagem

 

A palavra ABSTRACT deve aparecer em maiúsculas, sem dois pontos, 2 linhas abaixo das PALAVRAS-CHAVE, sem adentramento. Iniciar o texto do abstract na linha de baixo. O resumo em inglês segue a mesma norma ditada acima.

As KEYWORDS, máximo de cinco (5) palavras, devem aparecer na linha de baixo, espaçamento simples. Só a primeira letra de cada palavra estará em maiúscula.

 

  1. Corpo do artigo: Seções, Subseções, Notas

Seções e subseções: sem adentramento, seções em maiúsculas e subseções somente a primeira letra maiúscula.  

Indicações bibliográficas no corpo do texto deverão vir entre parênteses, resumindo-se ao último sobrenome do autor, data de publicação da obra e página, separados por ví­rgulas:

Ex.: (BAKHTIN, 2003, p.11-16)

Se o nome do autor estiver citado no perí­odo, indicam-se, entre parênteses, apenas a data e a página. Não utilizar, nas citações, expressões como Idem, Ibidem, Op. Cit.. Fornecer sempre a referência completa como no exemplo anterior.

 

Notas

As notas devem aparecer ao pé da página, corpo 10, numeradas de acordo com a ordem de aparecimento.

Uso de recursos tipográficos: itálico, negrito, sublinhado e "aspas"

Itálico: deverá ser utilizado em três situações: palavras de lí­ngua estrangeira, citação de tí­tulos de obras no corpo do texto, ênfase ou destaque de palavra ou trecho do texto.

Negrito: evitar esse recurso tipográfico. Utilizá-lo apenas no tí­tulo do artigo, nas seções e subseções.

Sublinhado: evitar esse recurso tipográfico.

Aspas: devem ser empregadas no corpo do texto para citações de trechos de obras; jamais em tí­tulos de artigos, canções, partes de obras ou capí­tulos, que virão sem destaque.

 

Citações: direta com mais de três linhas

Para citação direta com mais de três linhas, submeter o trecho citado a um recuo equivalente a 4 cm, sem adentramento no começo do parágrafo, fonte 11 e espaço simples. NÃO empregar aspas. No final, entre parênteses, inserir: sobrenome do autor (em maiúsculas), data da edição utilizada, número da página.

Para citação com mais de três autores, indique, entre parênteses, o primeiro autor seguido da expressão et al., data: (CASSANAS et al., 2003, p. 205).

Todas as citações de textos estrangeiros devem ser traduzidas para o português. O original deve aparecer em nota de rodapé. Usar de preferência as traduções já existentes. Caso não seja possí­vel, justificar a utilização de outra tradução em nota de rodapé.

 

  1. REFERÊNCIAS

A palavra REFERÊNCIAS deve aparecer em maiúsculas, sem adentramento, com espaçamento simples e 6pt depois da última linha do artigo. Abaixo dela, as referências devem ser citadas em ordem alfabética, sem numeração, com espaçamento simples separadas por 1 ENTER entre as referências. Caso haja mais de uma obra do mesmo autor, citar respeitando a ordem cronológica de publicação; caso haja mais de uma obra do mesmo autor publicada no mesmo ano, diferenciá-las por meio de a, b e c.

 

1 Livros:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome completo sem abreviações. Tí­tulo do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtí­tulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: Editora, data. v. (Série ou Coleção).

Ex.: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 4. ed. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

 

2 Capí­tulos de livro:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Tí­tulo do capí­tulo sem destaque. In: seguida das referências do livro: SOBRENOME DO AUTOR, Nome de autor. Tí­tulo do livro (em negrito, somente a primeira letra em maiúscula): subtí­tulo (sem negrito). Tradução por Nome do Tradutor. Edição. Local: editora, data, número das p. (páginas consultadas) ou v. (Série ou Coleção).

Ex.: BAKHTIN, Mikhail. O problema das ideologias e filosofia da linguagem. In: Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 8. ed. Trad. Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: HUCITEC, 1997, p. 31-38.

 

  1. Trabalhos publicados em anais de eventos ou similares:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Tí­tulo: subtí­tulo. In: Nome do evento (em negrito), número, ano, local de realização. Tí­tulo da publicação (em negrito): subtí­tulo da publicação (sem negrito). Local de publicação (cidade): Editora, data, páginas inicial-final do trabalho.

Ex.: FARACO, Carlos Alberto. Voloshinov um coração humboldtiano? In: XI Conferência Internacional sobre Bakhtin, 11, 2003, Curitiba. Proceedings of the Eleventh International Bakhtin Conference. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2004, p. 261-264.

 

  1. Partes de publicações periódicas

4.1 Artigos de periódicos:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor. Tí­tulo do artigo (sem destaque).  Nome do periódico (em negrito), cidade, volume e número do periódico, páginas, data de publicação.

4.2 Artigos de jornal:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor sem abreviações. Tí­tulo do artigo. Tí­tulo do jornal, Número ou tí­tulo do caderno, seção ou suplemento, Local, páginas inicial-final, dia, mês, ano.

  1. Monografias, dissertações e teses:

SOBRENOME DO AUTOR, NOME DO AUTOR, tí­tulo (negrito): subtí­tulo, ano, número de folhas ou volumes, (Categoria e área de concentração) Nome da Faculdade, Nome da Universidade, cidade.

Ex.: SILVA, J. Dialogismo e autoria: análise diacrônica. 2008. 130 f. Dissertação. (Mestrado em Linguí­stica Aplicada e Estudos da Linguagem) Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

  1. Publicações online:

SOBRENOME DO AUTOR, Nome do autor de forma abreviada. Tí­tulo do artigo. Nome do periódico. Cidade, volume do periódico, número do periódico, ano. Disponí­vel em: [endereço eletrônico]. Acesso em: dia/mês/ano.

Ex.: SAMPAIO, Maria Cristina Hennes. A propósito de "Para uma filosofia do ato" (Bakhtin) e a pesquisa cientí­fica em ciências humanas. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, 1º sem. 2009. Disponí­vel em: [http://www.linguagememoria.com.br] Acesso em: 29 out. 2009.

  1. Filmes e material iconográfico

7.1 Filmes:

NOME DO FILME. Diretor. Estúdio de produção do filme. Paí­s de origem da produção: ano de produção. Local da distribuidora: Nome da distribuidora, data. Suporte [VHS ou DVD]. (Tempo de duração), colorido ou p & b.

Ex.: Macunaí­ma. Direção (roteiro e adaptação) de Joaquim Pedro de Andrade. Filmes do Serro/Grupo Filmes/Condor Filmes. Brasil: 1969. Rio de Janeiro: Videofilmes, 1969. Versão restaurada digitalmente, 2004. [DVD]. (105 minutos), colorido.

7.2 Pinturas, fotos, gravuras, desenhos etc.:

AUTOR. Tí­tulo [quando não existir tí­tulo, atribuir um ou indicar sem tí­tulo, entre colchetes]. Data. Especificação do suporte. Havendo mais dados, podem ser acrescentados para melhor identificação do material.

Ex.: ALMEIDA JÚNIOR. Caipira picando fumo. 1893. Óleo sobre tela. São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo.

  1. Discos

8.1 Discos considerados no todo:

SOBRENOME DO ARTISTA, Nome do artista [ou NOME DO GRUPO]. Tí­tulo da obra: subtí­tulo [Indicar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: Nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, Caetano. Caetanear. São Paulo: Polygram, 1989.

8.2 Partes de discos (canções, peças etc.):

AUTOR DA CANÇíO. Tí­tulo da canção. In: AUTOR DO DISCO. Tí­tulo da obra: subtí­tulo [informar se se trata de CD ou Vinil]. Local da gravadora: nome da gravadora, data.

Ex.: VELOSO, Caetano. O quereres. In: VELOSO, C. Caetanear [CD]. São Paulo: Polygram, 1989.

FIGURAS

As ilustrações deverão ter a qualidade necessária para publicação. Deverão ser identificadas, com tí­tulo ou legenda, e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig. 1, Fig. 2 etc.). Deverão vir em arquivos JPEG.

 

Informações gerais:

 

A partir da aceitação, avaliadores selecionados em função da área de especialidade analisarão o artigo de acordo com os parâmetros cientí­ficos em vigor. A equipe editorial repassará o parecer ao candidato assim que termine o processo de avaliação; se o parecer for favorável, mas com ressalvas, o autor receberá os comentários do avaliador a fim de efetuar as reformulações propostas. 

Não será cobrada nenhuma taxa para submissão de qualquer ensaio (artigo, resenha, entrevista etc) na RECEI. O trabalho pode ser publicado em outros veí­culos de divulgação contanto que informe a origem da publicação.

Artigos

Polí­tica padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.