GESTÃO ESTRATÉGICA DE TRANSPORTES TURÍSTICOS: ANÁLISE NA EMPRESA MASTER PASSAGEM E TURISMO EM MOSSORÓ/RN
DOI:
https://doi.org/10.59776/agrt.v1i1.4796Palavras-chave:
Transportes, Gestão, EstratégiaResumo
A evolução dos transportes turísticos é um dos fatores da redução da distância espacial, sobretudo em relação às atividades turísticas, pois o transporte é um dos três componentes (transporte, hospedagem e alimentação) fundamentais do turismo. Com uma malha rodoviária extensa e grande frota, o transporte terrestre rodoviário é um dos principais meio de locomoção do turista no Brasil. Neste sentido, este trabalho busca discutir não só a relação transporte rodoviário e turismo, mais também fazer uma análise estratégica do funcionamento da empresa Master Passagem e Turismo que é referência no ramo de locação de veículos rodoviários no município de Mossoró/RN. Para isso utilizou-se pesquisa bibliográfica e documental explicativa/ descritiva, além de um estudo feito a partir do funcionamento da empresa Master Passagem e Turismo. A metodologia utilizada é do tipo quanti - qualitativa onde pode se priorizar as respostas das questões levantadas para nortear o trabalho. Como resultado percebeu-se que o turismo rodoviário teve seu auge, no Brasil, na metade da década de 1980, motivado pelo avanço tecnológico dos meios de transporte rodoviários e expansão das rodovias. Contudo, este segmento turístico vem sofrendo queda de demanda nos últimos 20 anos devido, principalmente, ao desenvolvimento e incentivos ao transporte aéreo, além de fatores específicos como não criação de novos destinos turísticos, má conservação das rodovias, falta de infraestrutura adequada para os ônibus nos destinos turístico e encarecimento do transporte rodoviário. Outro resultado pertinente refere – se ao trabalho de gerencia estratégica da empresa Master que desenvolve ações estratégicas a contento tanto para o nível gerencial como para o nível de trabalho dos colaboradores.