TURISMO E EVENTO CULTURAL: UM ESTUDO SOBRE AS ESTRATÉGIAS DE MARKETING DO MOSSORÓ CIDADE JUNINA

Autores

  • Vinicius Rennan Melo Bessa
  • Edinal Salustiano da Silva

DOI:

https://doi.org/10.59776/agrt.v1i1.4802

Palavras-chave:

Estratégias, Marketing, Turismo cultural, Evento

Resumo

Fazer turismo e aplicar o turismo como atividade econômica e cultural em determinadas áreas e espaços, são ações complementares, uma vez que para ser turista a pessoa precisa se interessar pela atividade ou espaço turístico ofertado. Nesse enfoque, até mesmo as atividades relacionadas com o turismo podem ser observadas, estudadas e analisadas, em especial quando se trata de turismo cultural, que inclui a necessidade de recursos administrativos humanos, por envolver ações que necessitam de um trabalho estratégico. É nesse sentido que se busca compreender resultados de operações de marketing de turismo cultural desenvolvido pela Prefeitura de Mossoró no evento Mossoró Cidade Junina. O objetivo do trabalho foi compreender quais estratégias de marketing são utilizadas pela gerência da Secretaria de Turismo para a organização do evento. Trata-se de uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo pelo qual se procurou analisar as relações da organização do evento com o planejamento de marketing utilizado, em especial as estratégias utilizadas. O estudo foi aplicado com um dos membros da Gerência de Turismo da Prefeitura de Mossoró por meio de um roteiro de entrevista do tipo despadronizado, para oportunizar uma conversa espontânea com o entrevistado, na qual o foco da pesquisa esteve presente o tempo todo. Na fundamentação teórica do trabalho, considerou-se as estratégias de marketing Kotler (2006), Chiavenato (2008) e por Cobra (1992), em que há a defesa por concepções e procedimentos de marketing coerentes com os avanços das ciências administrativas, sociais e histórico-culturais da atualidade, considerando a revolução tecnológica, fato que contribui para um novo pensar filosófico sobre consumo, comércio, empresa e organizações em geral. A aplicação do estudo resultou na verificação de que, boa parte das estratégias estão concernentes com as teorias da administração moderna, defendidas pelos autores citados. Dados levantados pelos organizadores e por outros estudos revelam que a cada ano o evento cultural Mossoró Cidade Junina tem atraído milhares de turistas à cidade, o que revela o sucesso das estratégias montadas para atrair o público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-02-28