https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/issue/feed REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA 2024-06-05T15:19:30-03:00 Ana Augusta da Silva Campos augustacampos@uern.br Open Journal Systems <p>Periodicidade Anual.<br />Revista do Departamento de Administração (DAD) Da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.<br />Missão da Colóquio: A partir de 2011, A Revista Acadêmica de Administração "Colóquio: Administração &amp; Ciência" vem concentrando esforços para servir de instrumento indispensável ao aperfeiçoamento continuado de pesquisadores, professores, gestores, e atores sociais e polí­ticos comprometidos com a efetividade e equidade da ação administrativa.</p> https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/article/view/6235 Edição Completa 2024-06-05T14:50:16-03:00 Ana Augusta da Silva Campos augustacampos@uern.br <p>Edição Completa.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/article/view/6227 Sumário 2024-06-05T11:32:42-03:00 Ana Augusta Silva Campos periodicosuern@uern.br <p>Sumário.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/article/view/6231 Expediente 2024-06-05T14:03:54-03:00 Ana Augusta da Silva Campos augustacampos@uern.br <p>Expediente.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/article/view/6228 ANÁLISE DO PROCESSO DE NÃO CONFORMIDADES NO SETOR DE LOGÍSTICA: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA POTIGUAR E&P NA CIDADE DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO/ RN 2024-06-05T12:36:23-03:00 Taís de Lima de Souza periodicosuern@uern.br <p>Este estudo analisou o processo de resolução de não conformidades na empresa <br>Potiguar E&amp;P, do ramo de óleo e gás. Na execução da pesquisa foram aplicados questionários <br>com clientes e colaboradores e uma entrevista com o supervisor. Os resultados revelaram <br>que os clientes valorizam a proatividade da empresa na resolução de não conformidades, <br>embora elas tenham uma incidência relativamente alta. Observou-se ainda que a maioria <br>dos colaboradores confia nos procedimentos padrão, enquanto alguns não os seguem ou <br>não registram suas ações digitalmente. No geral, a empresa é elogiada pela eficiência na <br>identificação e solução de não conformidades. Assim, o estudo ressalta a importância da <br>qualidade e da eficiência nos processos logísticos da indústria de óleo e gás, aliadas às demandas <br>da globalização e da competição. Para melhorar o cenário encontrado, sugere-se treinamento <br>em motivação, comportamento proativo, liderança, trabalho em equipe e procedimentos <br>padrão, bem como a conscientização sobre a importância de ferramentas tecnológicas para <br>o registro e armazenamento de informações. No entanto, o estudo reconhece que a amostra <br>pode não ser totalmente representativa e que a pesquisa dependeu de dados autodeclarados, <br>o que pode introduzir viés de autorrelato. Sugestões para estudos futuros incluem investigar <br>o perfil dos colaboradores em relação aos procedimentos padrão e analisar a insatisfação dos <br>clientes em relação a não conformidades e outros fatores não abordados neste estudo.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/article/view/6232 AS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS COM BASE NO MODELO ENTRECOMP: O CASO DO CURSO DE ENFERMAGEM EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA PARAÍBA 2024-06-05T14:07:33-03:00 Hillary Campos Alves periodicosuern@uern.br Hacelina da Silva Campos periodicosuern@uern.br <p>Para se tornar um empreendedor são necessárias algumas competências, entre elas: <br>ter criatividade; saber liderar e ter objetivos claros. O profissional com essas características é <br>valorizado e alcança vantagens no mercado de trabalho, além de promover a cidadania. Dito <br>isto, o objetivo deste estudo foi verificar, com base no modelo EntreComp, a presença das <br>competências empreendedoras nos alunos do curso de enfermagem em uma universidade <br>pública da Paraíba. Para tanto, um questionário foi compartilhado com os discentes, por meio <br>do Google Forms, utilizando-se a escala Likert. Os respondentes também assinaram o Termo <br>de Consentimento Livre e Esclarecido. A metodologia da pesquisa é caracterizada como <br>quantitativa e exploratória e os resultados foram tabulados em formato de gráficos, fornecidos <br>pelo próprio Google Forms, os quais mostraram que as habilidades empreendedoras estão <br>presentes na maioria dos discentes do curso de enfermagem da instituição. No entanto, ressaltase a necessidade de maiores investimentos para que a quantidade de alunos com aptidão para <br>o empreendedorismo e com características de liderança associadas ao curso de enfermagem <br>aumente. A pesquisa revelou ainda que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o modelo <br>EntreComp possuem uma intensa relação e que seus conceitos podem ser averiguados não só <br>no ensino superior, mas também no ensino básico.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/article/view/6233 MOTIVAÇÃO NO SETOR DE COORDENAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL DE RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE 2024-06-05T14:17:45-03:00 Maria da Conceição Silveira de Góis Costa periodicosuern@uern.br <p>A motivação é um dos fatores predominantes para o bom desempenho das funções <br>a serem executadas no ambiente de trabalho, que envolve o relacionamento entre as pessoas, o <br>espaço físico propriamente dito, as condições de trabalho e muitos fatores subjetivos que podem <br>afetar ou potencializar o nível de satisfação pessoal ou coletivo de todos os envolvidos. No <br>setor público, poucos são os estudos em forma de pesquisa que envolvem essa temática, sendo <br>necessário para tanto um olhar diferenciado sobre a questão do desempenho do servidor público <br>em suas respectivas tarefas. Posto isto, este estudo teve como principal objetivo identificar <br>quais os fatores organizacionais que afetam a motivação dos servidores da Coordenação <br>de Recursos Humanos da Secretaria de Educação do RN (COAPRH). Para o alcance desse <br>objetivo, foi realizado um estudo de caráter exploratório e descritivo, tomando-se como sujeitos <br>da investigação 40 servidores que concordaram em responder a perguntas fechadas, de igual <br>forma e teor, sobre sua satisfação no ambiente de trabalho. Como resultado, concluiu-se que <br>o referido setor necessita urgentemente de ações estratégicas que possibilitem uma melhora <br>qualitativa em seu ambiente organizacional interno, até mesmo rever a sua estrutura física e <br>seus equipamentos de trabalho, para que possa prestar um serviço de melhor qualidade para a <br>população potiguar, como é o objetivo da Administração Pública.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/CLQ/article/view/6234 O IMPACTO DA POLÍTICA PREVENTIVA DE ACIDENTES DE TRABALHO NO DESEMPENHO ECONÔMICO-FINANCEIRO 2024-06-05T14:22:44-03:00 Odilon Saturnino periodicosuern@uern.br Getúlio Alves Silva periodicosuern@uern.br <p>Esse artigo tem como objetivo avaliar os impactos dos investimentos em saúde <br>e segurança do trabalho e o coeficiente de taxa de frequência de acidentes nos indicadores <br>financeiros de uma organização. A avaliação busca demonstrar como os investimentos em <br>segurança podem levar à diminuição dos acidentes de trabalho e estes, por conseguinte, provocar <br>melhoria nos indicadores financeiros. Para tal finalidade, analisaram-se, durante o período de <br>2001 a 2014, os balanços sociais e as Demonstrações dos Resultados de Exercício (DRE) <br>da Metalúrgica Gerdau S.A. Para realizar a pesquisa, foram utilizadas diversas ferramentas <br>contábeis, como DRE. A pesquisa apontou como resultado a relação direta dos investimentos <br>em saúde e segurança do trabalho em indicadores como liquidez, lucratividade e endividamento. <br>Pôde-se, a partir desta análise, concluir que a redução dos indicadores de acidentes de trabalho <br>possui uma influência positiva na saúde financeira das organizações, o que revela salutares para <br>a organização os investimentos em saúde e segurança no trabalho.</p> 2024-06-05T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2024 REVISTA COLÓQUIO - ADMINISTRAÇÃO & CIÊNCIA