Diálogo das Letras https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL <p><strong>Diálogo das Letras </strong>(Qualis A3) é uma publicação on-line, de acesso aberto e gratuito, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros. A revista destina-se a leitores e colaboradores interessados em ler e/ou publicar textos originais e inéditos resultantes de pesquisas relacionadas aos estudos do texto e do discurso e ensino. Os trabalhos devem contemplar a investigação dos objetos texto e discurso ou explorar interfaces desses objetos com o ensino. Aceita-se trabalhos que estejam ancorados nas teorias concernentes a tais objetos, assim como de outras áreas do conhecimento com as quais se possa estabelecer interlocução. </p> pt-BR <p style="text-align: justify;">A <strong>Diálogo das Letras </strong>não se responsabiliza por conceitos e opiniões emitidos pelos autores, tampouco manifesta, necessariamente, concordância com posições assumidas nos textos publicados. Além disso, os dados e a exatidão das referências citadas no trabalho são de inteira responsabilidade do(s) autor(es). Ao submeterem seus trabalhos, os autores concordam que os direitos autorais referentes a cada texto estão sendo cedidos para a revista <strong>Diálogo das Letras</strong>; ainda concordam que assumem as responsabilidades legais relativas às informações emitidas.</p> dialogodasletras@uern.br (José Cezinaldo Rocha Bessa) ipp@uern.br (Carla Luciana de Oliveira Marques) Sun, 20 Oct 2024 22:20:43 -0300 OJS 3.3.0.19 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Clarice Lispector e o filme “O livro dos prazeres”: adaptação e leitura em discurso https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4891 <p>As relações entre o texto literário e sua adaptação à linguagem cinematográfica compõem um rico cenário de estudo. Mas quais os limites e as possibilidades desse diálogo entre obras, linguagens e formas de fruição artística? Quais marcadores orientariam a adaptação de uma obra literária para o cinema? Por meio desses questionamentos, o objetivo deste ensaio é refletir sobre os sentidos da adaptação da obra literária para o cinema na experiência do filme <em>O livro dos prazeres</em>, de 2020, “livre adaptação” da obra <em>Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres</em>, de Clarice Lispector, lançado originalmente em 1969. Parte-se, no presente ensaio, da consideração de que filme e livro compõem obras distintas e únicas, embora porosas. Questiona-se a identificação do filme como uma “livre adaptação”, o que permite tanto uma leitura que demande a adaptação de uma linguagem (da literatura) à outra (a fílmica) quanto a da liberdade (concedida à diretora e à roteirista, por exemplo) associada ao fato de o filme ser, em si, uma nova obra. O filme <em>O livro dos prazeres</em>, portanto, emerge como uma obra que pode ser analisada em si, ultrapassa a necessidade de uma leitura colada ao texto literário, ao mesmo tempo que pode ser compreendida em diálogo com o texto original clariciano.</p> Fabio Scorsolini-Comin Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4891 Thu, 08 Feb 2024 00:00:00 -0300 Da era da composição à era do design: o ensino de produção de textos https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5651 <p>Este artigo resulta de uma pesquisa de abordagem qualitativa, insere-se no campo da Linguística Aplicada, do tipo bibliográfica no que tange às políticas educacionais, e objetiva destacar a virada (multi)modal/semiótica no ensino da produção de textos. A análise é conduzida por meio do diálogo teórico-metodológico estabelecido com os estudos do discurso, ligados à epistemologia do dialogismo, Rojo (2007); Doretto e Beloti (2011); Rojo e Barbosa (2015); Rojo e Moura (2019), juntamente com os estudos da tradição anglo-saxã, dentre eles o Grupo de Nova Londres (1996) e seus seguidores, Kress (2010); Kalantizis, Cope, Pinheiro (2020); Lim, Cope e Kalantzis (2022); Cope e Kalantzis (2023). Para evidenciar a virada mencionada, o trabalho desenvolve uma retomada do processo de escolarização da produção de textos, descreve as concepções de língua e de linguagens envolvidas, caracteriza a virada e, por fim, propõe encaminhamentos didáticos que levam à pedagogia do <em>design</em>. </p> Gabriela Martins Mafra Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5651 Thu, 28 Mar 2024 00:00:00 -0300 Cristofobia, ressentimento religioso e discurso político no X https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5739 <p>Este artigo debruça-se sobre a produção discursiva do termo <em>cristofobia</em> no discurso político da atualidade brasileira, com o objetivo de analisar a construção de uma vontade de verdade de perseguição que dá condições de emergência a práticas fundamentalistas. Fundamentamo-nos nos Estudos Discursivos Foucaultianos, mobilizando uma arqueogenealogia (2017-2021) das formas discursivas da cristofobia como estratégia discursiva e com a noção de ressentimento de Nietzsche (2009). Selecionamos como <em>corpus </em>4 postagens que circularam no <em>X</em> no período de 2020 a 2022. As análises permitiram observar que, no Governo Bolsonaro, políticos religiosos propagaram discursos através de redes sociais que produzem a vontade de verdade de uma perseguição aos valores cristãos por parte da esquerda. Essas discursividades constituem uma racionalidade intolerante e, por conseguinte, se valem de um discurso que inverte as posições sujeito para justificar práticas de ódio contra grupos minoritários.</p> Sandson de Souza Costa, Francisco Vieira da Silva Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5739 Mon, 08 Apr 2024 00:00:00 -0300 A jornada da descoberta de si: uma análise dialógica da representação da identidade bissexual na webtoon heartstopper https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5801 <p>As <em>webtoons </em>emergem na contemporaneidade como uma forma singular de expressão criativa, oferecendo um espaço vital para a representação de identidades marginalizadas. A partir disso, este artigo tem como objetivo analisar a constituição da identidade do personagem Nick na <em>webtoon Heartstopper</em>, considerando as marcas linguístico- discursivas que delineiam essa construção. Situado no paradigma teórico-metodológico da <em>abordagem dialógica da linguagem</em>, o estudo fundamenta-se nos pressupostos do enunciado concreto (Bakhtin, 2016), da palavra e do signo ideológico (Volóchinov, 2019a, 2019b, 2017), bem como em teorias de identidade e alteridade (Bakhtin, 2010; Medviédev, 2016; Sobral e Giacomelli, 2015). A análise dos dados revela a formação de uma identidade bissexual em constante processo de construção, resistente aos estereótipos social e historicamente perpetrados na sociedade. Essa representação sugere uma narrativa de identidade fluida e multifacetada, destacando a complexidade das experiências individuais e desafiando noções preconcebidas de sexualidade e gênero.</p> Paulo Eduardo Ferreira da Silva, Maria da Penha Casado Alves, Matheus Silva de Souza, William Brenno dos Santos Oliveira Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5801 Sat, 11 May 2024 00:00:00 -0300 Indulto presidencial: uma análise das operações da ideologia presentes em um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5753 <p>Este trabalho tem por objetivo analisar operações ideológicas em um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro acerca do indulto concedido ao ex-deputado Daniel Silveira. A análise toma como referência o conceito de discurso em Fairclough (2001), o de hegemonia em Gramsci (2001) e o de ideologia em Thompson (2011), esse último concebido enquanto forma de compreender a constituição e sustentação de relações de poder em práticas discursivas. Tomando a questão do discurso em Fairclough (2001), em sua articulação com a proposta metodológica de Thompson (2011) para o estudo das formas simbólicas, analisamos as operações ideológicas presentes em cinco excertos extraídos do pronunciamento do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, na cerimônia da 27º Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, acerca do indulto (perdão da pena judicial) concedido ao ex-deputado Daniel Silveira. A análise do pronunciamento do ex-presidente revelou o uso de estratégias simbólicas cujos efeitos, ao camuflar relações de dominação no atual contexto sociopolítico e forjar legitimação para uma ação que não encontra amparo em sua formulação jurídica, implicam um esforço discursivo de manutenção da hegemonia da extrema direita no Brasil em um perigoso tensionamento.</p> Iza Maria Pereira, Camila Alves Rocha, Ruberval Ferreira Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5753 Sat, 01 Jun 2024 00:00:00 -0300 O discurso humorístico sobre trabalho: algumas reflexões sobre sujeito e poder a partir de postagens no Instagram https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6052 <p>O que se pode dizer sobre as representações discursivas acerca dos temas trabalho e sujeito do trabalho na contemporaneidade digital? E mais: o que dizer quando essas representações são atravessadas pelo humor? Partindo dessa problematização, nosso objetivo, neste artigo, é refletir sobre a questão da subjetividade a partir de alguns exemplos de postagens humorísticas do Instagram. Com base no escopo teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, acreditamos que essas postagens ilustram um micro exercício de poder e de resistência por meio de procedimentos de linguagem próprios do humor (incongruências, paródias, exageros, ironias e autoderrisão) que se contrapõem ao discurso corrente sobre o trabalho.</p> Cellina Rodrigues Muniz, Márcio Antonio Gatti Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6052 Wed, 29 May 2024 00:00:00 -0300 Multiletramentos em materiais didáticos na rede pública de ensino do Paraná https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5099 <p>Este artigo visa examinar práticas de multiletramentos sobre o gênero notícia promovidas em materiais didáticos disponibilizados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) aos docentes de turmas do 6.º ano do ensino fundamental, no período pandêmico de março/2020 a setembro/2021. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza qualitativa-quanto, com base em Menegassi (2009), Solé (1998) e Baltar (2004) e uma pesquisa documental com a técnica de análise de conteúdo (Bardin, 2011) aplicada no <em>software </em>ATLAS.ti. Para tanto, coletou-se uma amostragem de 11 arquivos <em>ppt </em>(248 <em>slides</em>) e um enunciado de produção textual sobre o gênero notícia, todos compartilhados com docentes via RCO+Aulas e com discentes do 6.º ano do ensino fundamental via <em>Google Classroom</em>. Como resultados, por meio desse <em>corpus</em>, foi possível perceber que esses materiais de apoio ao docente propõem práticas pouco promotoras de multiletramento, dado que não abrangem um trabalho com textos autênticos e multimodais como o gênero notícia; por outro lado, identificam-se práticas de letramentos em leitura e produção escrita. Por fim, os resultados parecem apontar que essa consequência decorre de uma alta valorização da literalidade do discurso e pouca exploração das diferentes semioses presentes nos textos da contemporaneidade. Diante disso, ressalta-se o papel fundamental do professor na garantia de uma pedagogia dos multiletramentos.</p> Bruno dos Santos de Castro Brito, Rosane de Mello Santo Nicola Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5099 Thu, 30 May 2024 00:00:00 -0300 Os Simpsons vão para o Brasil: uma análise dialógica a partir da expressividade da carnavalização e da refração na linguagem https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5957 <p>Este artigo analisa o episódio “A culpa de Lisa”, da série de animação norte-americana <em>The </em>Simpsons, referente à viagem da família Simpsons ao Brasil. A pesquisa é norteada pela questão: quais estratégias discursivas são utilizadas no episódio “A culpa de Lisa” para refratar o Brasil de forma carnavalizada? Para atender ao enunciado da questão, este trabalho objetiva analisar como alguns traços da ideia bakhtiniana de carnavalização e a ideia volochinoviana de refração na linguagem contribuem para a construção ideológica e hiperbólica de um país “às avessas”, tal como o episódio o refrata. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa e o percurso metodológico segue o pensamento linguístico-reflexivo do Círculo de Bakhtin, com o método sociológico e a Análise Dialógica do Discurso (ADD) como norte para a leitura dos enunciados. Os resultados revelam que, por meio da carnavalização e da refração na linguagem, é possível compreender a relação entre enunciados carregados de ideologias, diálogos satíricos e críticas contundentes à condição humana e à gestão política do país, especialmente em relação às situações vivenciadas por comunidades carentes.</p> Ewerton Lucas de Mélo Marques, Pedro Farias Francelino Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5957 Sun, 02 Jun 2024 00:00:00 -0300 O discurso contemporâneo de negação da ciência sob a ótica da Linguística Aplicada em periódicos científicos brasileiros https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5999 <p class="paragraph">A Linguística Aplicada (LA) se aproxima dos seus 80 anos. Na sua vida adulta, trouxe para o centro as questões que os estudos tradicionais da linguagem sempre colocaram para os cantos. Na pandemia provocada pelo novo Coronavírus (2020-2022), não foi diferente: pautou em seus periódicos provocações sobre questões emergenciais de gerenciamento da crise sanitária e de seus desdobramentos na vida do cidadão, a exemplo do enfrentamento aos discursos de negação da ciência. É sobre isso que tratamos aqui neste artigo. O objetivo geral da pesquisa é mapear, categorizar e discutir em 3 periódicos brasileiros (Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Trabalhos de Linguística Aplicada e Calidoscópio) as posições discursivas adotadas nos artigos científicos sobre o negacionismo científico no período da pandemia. Seguindo um desenho metodológico da pesquisa qualitativa, adotamos o formato de nuvem de palavras para evidenciar as palavras-chave mais citadas nos artigos publicados nos respectivos periódicos e, em seguida, fazemos um cotejamento dialógico-discursivo com pressupostos da LA. As análises mostram que o negacionismo esteve na pauta de discussões dos periódicos nos 3 anos, com mais ênfase nos anos de 2020 e 2021 e aliam os discursos negacionistas no período com as posições dos discursos de autoridade (Bakhtin, 2015) do ex-presidente Jair Bolsonaro.</p> Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Urbano Cavalcante Filho Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5999 Thu, 13 Jun 2024 00:00:00 -0300 Estima social versus sanção social: a admissibilidade de culpa do Presidente Lula na sentença judicial proferida pelo ex-Juiz Sérgio Moro https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6020 <p>Este artigo tem o objetivo de compreender o processo de culpabilidade do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva por meio dos processos avaliativos na sentença judicial proferida pelo ex-Juiz Sérgio Moro da Operação Lava Jato. Utilizamos os pressupostos da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade, especificamente o subsistema de atitude. Na metodologia, após a coleta, fragmentamos a sentença a fim de construir uma sistematicidade, sem comprometer a totalidade do gênero e da análise. A lide processual é discutida entre os parágrafos 299 e 379: houve ou não crime cometido (culpabilidade). Aplicamos a categoria de julgamento por sanção social e por estima social para entendermos o processo de valoração da culpa. Encontramos ambos os julgamentos: sanção social e estima social. Assim, entendemos o processo de valoração da culpa. Embora nos parecesse óbvia a condenação por sanção social, já que a sentença judicial objetiva avaliar a conduta moral e ética de um indivíduo, com fundamentação legal, identificamos uma maior utilização da estima social pelo juiz, avaliações baseadas na admiração e na crítica. Por fim, este trabalho se justifica pela evidente judicialização nas diversas áreas da sociedade. </p> João Paulo Lima Cunha Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6020 Mon, 17 Jun 2024 00:00:00 -0300 A comunicação violenta da violência: uma análise de discurso crítica sobre o caso Lázaro Barbosa https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5951 <p>Na atualidade, as informações circulam de forma instantânea e impactam a formação ideológica e discursiva dos cidadãos. O problema é que a produção e distribuição dessas informações ainda são controladas por grandes empresas, que na busca pelo domínio do mercado, podem reproduzir discursos violentos. Nesse sentindo, esta pesquisa objetivou investigar, à luz da Análise do Discurso Crítica (ADC), o discurso jornalístico sobre o caso do criminoso Lázaro Barbosa. Condenado e declarado foragido, Lázaro foi alvo de uma grande operação policial, na região entre Goiás e Brasília – episódio este que teve ampla cobertura jornalística no país. A Teoria Crítica do Discurso é o cerne desta pesquisa, especificamente a partir da abordagem Dialético-relacional cujo autor base é Norman Fairclough. A metodologia foi construída com o apoio das categorias Significado de Palavras e Intertextualidade, mobilizadas em prol do Significado Acional e do Significado Representacional, respectivamente. Já o<em> corpus</em> foi constituído por seis matérias publicadas no final do primeiro semestre do ano de 2021, época em que se deu o evento analisado. Percebeu-se que tanto as escolhas lexicais presentes na construção das notícias, quanto as vozes incluídas pelos jornalistas nos textos foram responsáveis por colocar Lázaro em um lugar sobre-humano, tratando-o de forma animalesca de modo a reforçar discursos discriminatórios presentes na sociedade.</p> Jhussyenna Reis de Oliveira Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5951 Wed, 26 Jun 2024 00:00:00 -0300 Desafios e reflexões acerca do ensino de produção textual escrita durante a pandemia de Covid-19: concepções docentes em chave interacionista sociodiscursiva https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6001 <p>Este artigo, de base qualitativa e abordagem interpretativista, realiza uma análise de concepções relativas ao ensino de produção textual escrita verbalizadas por duas professoras de Língua Portuguesa em formação continuada durante a pandemia de Covid-19. Vale-se, para isso, do referencial teórico do Interacionismo Sociodiscursivo, articulado à reflexão sobre ensino da escrita desde uma perspectiva textual. A metodologia adotada envolveu a análise das interações verbais das duas professoras durante um encontro destinado à formação continuada docente realizado em dezembro de 2020, ao término do primeiro ano letivo em regime de ensino remoto emergencial. Os resultados obtidos evidenciam os desafios enfrentados pelas docentes no contexto do ensino remoto emergencial, destacando questões relacionadas à adaptação de métodos e procedimentos de ensino, à escassez de recursos didáticos e à desigualdade de conhecimentos discentes considerados necessários à produção de textos escritos. Além disso, ressaltam a importância de considerar tais desafios ao planejar estratégias de ensino em situações de crise sanitária ou mesmo incorporação de recursos digitais <em>online</em> para o trabalho do professor com o ensino da escrita.</p> Bruno Scienza Schmidt, Anderson Carnin Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6001 Tue, 02 Jul 2024 00:00:00 -0300 Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5954 <p>Este artigo tem por objetivo analisar os recursos multissemióticos e descrever o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva em um anúncio publicitário da Seara (@searabrasil), veiculado na rede social <em>Instagram</em>. Para fundamentar a investigação, adotou-se as abordagens Multimodalidade e Gramática do <em>Design</em> Visual, postulada por Kress e van Leeuwen (2006, 2021), Kress e van Leeuwen (2001), a Teoria da Argumentação na Língua, proposta por Ducrot e colaboradores (1987, 1989) e da Modalização Discursiva, conjecturada por Castilho e Castilho (2002), retomada por Nascimento e Silva (2012, 2022). O anúncio publicitário da Seara foi analisado por meio das metafunções representacional, com foco na estrutura narrativa; interativa, no contato visual; e composicional, no valor da informação e saliência. Também, o funcionamento semântico-argumentativo e enunciativo da modalização discursiva no anúncio supracitado. Com isso, constatamos a presença do modalizador epistêmico asseverativo que considera verdadeiro ou certo o conteúdo do enunciado. Os recursos multissemióticos têm função discursiva associada à linguagem verbal; portanto, no anúncio analisado, observamos que a imagem, acompanhada da linguagem verbal, é uma estratégia bastante utilizada pelos anunciantes como recursos argumentativos na busca da textualidade e, consequentemente, da persuasão.</p> Diones Bezerra de Souza, Maria Margarete Fernandes de Sousa Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/5954 Thu, 04 Jul 2024 00:00:00 -0300 Intergenericidade e propósito comunicativo em anúncios publicitários https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6077 <p>Este trabalho objetiva analisar de que modo a intergenericidade contribui para os propósitos comunicativos em anúncios publicitários<em>. </em>Apoiamo-nos nos estudos de Bakhtin (1997), Miller (1994) e Bazerman (2021 [2006]), sobre a visão de gênero e seus estudos acerca da linguagem; Sant’Anna (1989) e suas explicações sobre anúncios publicitários; Askehave e Swales (2009 [2001]), com as definições de propósito comunicativo; Marcuschi (2008), Koch, Bentes e Cavalcante (2007), com os conceitos e componentes da intergenericidade<em>, </em>dentre outros. Para isso, elencamos como etapas: identificar quais gêneros textuais foram utilizados para a construção da intergenericidade presente no <em>corpus</em>; descrever como este fenômeno contribui para o atendimento dos propósitos comunicativos do gênero analisado. Essa pesquisa possui abordagem qualitativa e cunho documental para a investigação de quatro (4) anúncios publicitários da empresa <em>O Boticário</em>, contendo traços intergenéricos. Evidenciou-se que a intergenericidade auxilia na formação de sentidos nos anúncios, potencializando as informações apresentadas e contribuindo para o alcance do propósito comunicativo da marca. Nos anúncios analisados, observamos a manutenção da função do gênero A (anúncio) imbricada à forma dos demais gêneros (B, C...), o que nos evidencia a dominância do gênero anúncio quanto aos propósitos comunicativos.</p> Vanessa Alves de Araújo , Franklin Oliveira Silva Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6077 Thu, 04 Jul 2024 00:00:00 -0300 Discursos coloniais sobre gênero e sexualidade em enunciados da extrema-direita brasileira https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6191 <p>Este artigo explora relações discursivas entre a produção localizada de enunciados e processos de solidificação de discursos cis-heteronormativos, constitutivos dos repertórios políticos da extrema-direita brasileira. Seguindo uma concepção performativa de linguagem, de gênero e de sexualidade, aliada aos estudos decolonais, nossas análises apontam para os efeitos de patologização de sexualidades não-heterossexuais, tomadas sob o signo da anormalidade e do desvio da natureza humana. Assim, são retomadas lógicas de classificação racial de gênero e de sexualidades desviantes no discurso da extrema-direita brasileira, o que se dá pela afirmação da matriz subjetiva moderno-colonial, na qual essas dimensões da vida social são tidas como estáveis, binárias e pré-discursivas. Em linhas gerais, o trabalho aponta o papel do discurso, materializado nos enunciados de diferentes práticas sociais, na cristalização de concepções coloniais de gênero e de sexualidade validadas no discurso da extrema-direita brasileira.</p> Lucas Santos de Assis, Danillo da Conceição Pereira Silva Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6191 Tue, 09 Jul 2024 00:00:00 -0300 Corpos políticos na entrega da faixa presidencial: uma análise discursiva https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6146 <p>A presente proposta traz como objeto de análise um enunciado produzido em repercussão ao acontecimento da entrega da faixa presidencial ao 39º Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrido em 1º de janeiro de 2023. Acompanha a imagem o enunciado “O Brasil toma posse de si mesmo”. Com amparo na teoria materialista dos processos discursivos, de Michel Pêcheux, propomos analisar o funcionamento político do corpo e o seu protagonismo nas relações de poder retratadas na cena discursiva em tela. Interessa-nos compreender a relação discursiva que pode ser estabelecida entre corpo, enquanto materialidade discursiva, e designação, enquanto funcionamento discursivo - tal como a noção teórica proposta por Guimarães. Nestas condições de produção, para este gesto de análise, a discursividade em pauta constitui um contradiscurso em relação aos discursos antidemocráticos representativos da extrema direita e do governo que findou no momento desta posse presidencial. Procuramos, portanto, problematizar, refletir e contribuir para a compreensão dos funcionamentos discursivos que movimentam sentidos sobre o Brasil, o brasileiro, a democracia brasileira, bem como as diferenças que constituem a brasilidade e atravessam nossa experiência social.</p> Mariana Jantsch de Souza Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6146 Thu, 11 Jul 2024 00:00:00 -0300 Discursos sobre escrita na charge digital https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6095 <p>Neste estudo, objetiva-se refletir sobre discursos a respeito das práticas de produção textual escrita, tendo como mote a análise de uma charge publicizada no <em>Pinterest</em>, no ano de 2023. A hipótese é a de que os discursos sobre a escrita mobilizados na charge estão em relações interdiscursivas com memórias sobre a escrita e sobre o processo de escrever que permeiam e constituem os espaços educativos. Teoricamente, a pesquisa se insere nas discussões sobre Letramento (Street, 1984, 2003; Gee, 1996; Tfouni, 2001, 2005), alinhadas a uma perspectiva enunciativo-discursiva de linguagem e de escrita, construída, sobretudo, com base no entrecruzamento de pressupostos da Análise de Discurso (Pêcheux, 2012; 2014), de Corrêa (2004; 2013) e de Bakhtin (2003). A análise se desenvolve de forma qualitativa, fundada em epistemologia interpretativista. Com base nas reflexões sobre a escrita como prática sócio-histórica, como resultados, identifica-se, na charge, uma tentativa de problematização da existência/permanência de discursos nos quais as práticas de produção textual escrita, nos espaços de ensino e de aprendizagem, encontram-se associadas à produção e à reprodução de modelos previamente estabelecidos.</p> Pamela Tais Clein Capelin, Cristiane Carneiro Capristano Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6095 Fri, 12 Jul 2024 00:00:00 -0300 “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”: um olhar dialógico para webnotícias sobre violência contra a mulher https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6126 <p>A violência contra a mulher é um fenômeno estrutural da sociedade que desvela relações desiguais e hierarquizadas entre homens e mulheres. A partir desse contexto, neste artigo, apresentamos resultados de uma análise discursiva que mobilizou 15 (quinze) enunciados de 03 (três) grandes portais do jornalismo hegemônico: Globo.com, UOL e o Metrópoles, balizados pelo cronotopo do 8M (08 de março, Dia Internacional da Mulher), sob o escopo da discursivização da violência contra mulher na mídia brasileira. Esta pesquisa assume um aporte teórico-metodológico a partir dos Estudos Dialógicos da Linguagem dos escritos de M. Bakhtin e o Círculo, mais especificamente, a partir de uma Análise Dialógica do Discurso. O olhar para os dados nos permitiu compreender a violência contra mulher como reflexo de uma cultura de machismo, de desigualdade de gêneros, bem como a invisibilização desse tipo de violência, discursivizada ideológico-valorativamente na materialidade enunciativa dos dados.</p> Maria Lígia Freire Guilherme, Rodrigo Acosta Pereira Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6126 Tue, 16 Jul 2024 00:00:00 -0300 Escrita, movimentos enunciativos e afasia: marcas de um recomeço https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6167 <p>Esta pesquisa tem como objetivo averiguar movimentos enunciativos produzidos por um sujeito com afasia durante oficinas de escrita. Considerou-se a proposição sobre as afasias trazida pelo linguista Jakobson (1976) e a perspectiva enunciativa sobre a escrita de Endruweit (2022). Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo; para a coleta do corpus, foram realizadas oito oficinas de escrita com um participante de um grupo de convivência de afásicos - Grupo Interdisciplinar de Convivência (GIC) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Dentre as produções desenvolvidas, foi selecionada uma atividade para análise. Como resultados, observaram-se os movimentos enunciativos de supressão e inserção com predominâncias e frequências diferentes. Verificou-se também a ocorrência de um novo movimento na escrita, aqui chamado de testagem. Por fim, foi possível verificar que aspectos da fala afásica do sujeito se refletem na sua escrita, e foram identificados movimentos na escrita atrelados a dificuldades provenientes do distúrbio de similaridade jakobsoniana.</p> Maria Eduarda Prauchner da Costa, Celia Helena de Pelegrini Della Méa Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6167 Fri, 26 Jul 2024 00:00:00 -0300 O orientador como mediador de letramento legitimado na elaboração do projeto de pesquisa de um mestrando https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6247 <p>Objetivamos investigar o papel do orientador no processo de produção do projeto de dissertação a partir do olhar do orientando na área de engenharia de materiais. Trata-se de uma pesquisa amparada no quadro dos Letramentos Acadêmicos, no âmbito dos estudos socioculturais sobre a linguagem, que compreendem a relação indissociável entre texto e contexto (Street, 2010; Lillis, 2008; Fiad, 2017; Lillis; Curry, 2010). Utilizamos uma abordagem teórico-metodológica orientada pelas conversas ao redor do texto proposta por Lillis (2008), tendo-se como material de análise as conversas com o orientando acerca da orientação e a versão de seu projeto em construção e <em>feedbacks</em> da orientadora ao redor do texto em um estudo de caso único. A análise de um contexto particular identificou que a orientadora é posicionada como mediadora de letramento legitimada pelo orientando na escrita do projeto de pesquisa em seus depoimentos durante a produção desse gênero, bem como na história do texto através de <em>feedbacks</em> informados no arquivo do projeto de pesquisa.</p> Antonio Artur Silva Cantuário , Francisco Alves Filho Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6247 Tue, 30 Jul 2024 00:00:00 -0300 O uso dos termos gênero textual e gênero discursivo em livros didáticos: uma análise de obras do Ensino Médio do PNLD 2021 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6107 <p>O estudo dos gêneros textuais/discursivos tem tido forte presença nos últimos documentos curriculares voltados à Educação Básica, desde os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) até o mais recente, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, os livros didáticos ofertados às escolas brasileiras apresentam o assunto com diferentes abordagens e aplicações. A partir desse contexto, pretende-se investigar, neste artigo, quais as abordagens dos estudos dos gêneros em obras didáticas específicas de Língua Portuguesa do PNLD 2021. Esta investigação tem como base os pressupostos teóricos de Bakhtin (2016), Marcuschi (2008) e Bezerra (2017; 2022), no que diz respeito às diferentes concepções de gênero textual/discursivo. Metodologicamente, apresenta-se uma pesquisa de viés qualitativo, cuja abordagem se dá por meio da análise das ocorrências do termo “gênero” nas obras. Escolhemos como <em>corpus</em> as duas obras específicas de Língua Portuguesa mais escolhidas pelas escolas no PNLD 2021. Os resultados apontam que os autores dos livros didáticos (LD) utilizam as concepções de gênero textual e discursivo de forma concomitante e que essas discussões estão presentes de forma mais detalhada no Manual do Professor (MP). No entanto, percebe-se uma preferência pelo uso da nomenclatura gênero textual no material destinado ao estudante. Consideramos que este estudo fornece dados para discussões acerca do estudo do texto em sala de aula, por meio das abordagens sobre gêneros, e apresenta-se como campo frutífero para análises que englobem esse fenômeno com outra perspectiva ou em outras obras didáticas.</p> Claudiuscia Mendes do Carmo, Francisco Alisson Fernandes, Lucineide Matos Lopes, Rosângela Alves dos Santos Bernardino Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6107 Mon, 12 Aug 2024 00:00:00 -0300 Exposição de dados íntimos para a humilhação: uma abordagem dialógico-discursiva para um comentário do subfórum /55chan/, do EndChan https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6102 <p>Esta pesquisa se dedica à análise dialógica do discurso de um comentário publicado no subfórum /55chan/, do fórum <em>EndChan</em>, no qual são reveladas informações pessoais, incluindo nomes, números de telefone celular e a localização da escola de um menino e uma menina, com a intenção de fomentar assédio, instilar medo e provocar o silenciamento mediante o envio em larga escala de mensagens, além de também ameaçar a vida por meio de um potencial massacre escolar. O objetivo é examinar a interação dialógica de linguagens sociais presentes no comentário publicado, com vistas a analisar distintos pontos de vistas a respeito do menino e da menina alvos de ameaças. A justificativa é pautada na expectativa de contribuir para o campo acadêmico ao fornecer subsídios teórico-metodológicos e para o jurídico ao denunciar práticas sociodiscursivas que afrontam a dignidade da pessoa humana. O referencial teórico é amparado nas obras de Bakhtin (2015, 2016), Medviédev (2016) e Volóchinov (2018, 2019). A metodologia é planejada a partir da seleção de um enunciado-comentário com base nestes critérios: i) ser publicado no subfórum /55chan/; ii) situar-se em 2023; iii) promover <em>doxxing</em>. Os resultados integrais permitem compreender que uma diversidade de linguagens interage, dialogicamente, na produção discursiva, com o fim de coisificar o outro-alvo e legitimar um ataque <em>online</em> e <em>offline</em> diante de um público-interlocutor.</p> Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6102 Mon, 12 Aug 2024 00:00:00 -0300 Metáforas conceptuais sobre o amor romântico em Romeu e Julieta, de William Shakespeare https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6039 <p class="p1">Devido ao seu potencial de elucidação e de criação de sentido, a metáfora constitui uma das figuras de linguagens mais estudadas e discutidas em trabalhos dos mais diversos campos do conhecimento, da teoria literária à psicologia e à linguística cognitiva. Embora diversos críticos e teóricos literários tenham se debruçado sobre a natureza e a função dessa figura de linguagem tanto fascinante quanto intrigante, argumenta-se que esta ainda mantém relevância enquanto objeto de estudo, posto que é passível de moldar, em certa medida, a maneira como vemos e experienciamos o mundo. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo analisar as construções metafóricas sobre o conceito do amor romântico na peça <em>Romeu e Julieta</em>, de William Shakespeare, a partir do arcabouço teórico do campo da teoria literária e da linguística cognitiva, com ênfase nas contribuições de Max Black (1962;1993), Paul Ricoeur (1987) e Lakoff e Johnson (2002). Enquanto conceito abstrato, a noção de amor não se permite encerrar em um único significado, aspecto elucidado na análise das diversas metáforas conceptuais presentes na peça de Shakespeare. Valendo-se dos argumentos de Lakoff e Johnson (2002), defende-se que há, ainda, perspectivas contrastantes em relação ao amor na peça, como através da contraposição de imagens de luz e escuridão. Assim, objetiva-se, com este artigo, contribuir para a fortuna crítica referente ao estudo da metáfora e, mais especificamente, ao seu potencial de criação de sentido.</p> Bruno dos Santos Konkewicz, Carlos Alexandre Baumgarten Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6039 Thu, 15 Aug 2024 00:00:00 -0300 Produção textual escrita em contexto acadêmico: as sequências textuais como fundamento teórico e metodológico para as práticas de letramento https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6270 <p>Objetivamos discutir sobre as contribuições da Linguística Textual para as práticas de letramento nos cursos de licenciatura, especialmente no domínio da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). A proposta é a de que a Linguística textual, por contemplar os estudos dos gêneros textuais e das sequências textuais, contribui de forma didático-metodológica – e teórica – para o trabalho de produção textual escrita. Partimos de uma análise minuciosa, já realizada em pesquisa anterior, das ementas de disciplinas de língua portuguesa dos cursos de licenciatura da UNESPAR. A referida análise é parte de um projeto mais amplo, intitulado <em>Ações de Didatização de Gêneros em prol de Letramentos Acadêmicos</em>, coordenado pela Prof.ª Cristovão (UEL). Aqui, apresentamos parte dos resultados dessa pesquisa, sugerindo uma proposta de encaminhamento para a efetivação da prática de escrita, que se traduz pela realização de um trabalho minucioso sobre as sequências textuais. Assumimos que trabalhar com as sequências textuais, atentando-se às macroproposições que as constituem, representa uma estratégia metodológica para o ensino e prática dos diferentes gêneros textuais acadêmicos. Para tanto, partimos da concepção de gêneros textuais, de Marcuschi (2008) e Cavalcante et al. (2022); do estudo das sequências textuais, de Adam (2011, 2019), das discussões sobre letramento acadêmico, propostas por Cristovão e Vieira (2016).</p> Daniela Zimmermann Machado Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6270 Thu, 15 Aug 2024 00:00:00 -0300 Habilidades de Língua Portuguesa na BNCC: práticas de linguagem e objetos de conhecimento nos campos de atuação social https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6085 <p>A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo, que objetiva promover um conjunto de aprendizagens essenciais para serem desenvolvidas ao longo dos três anos de Ensino Médio. Nesse sentido, esta pesquisa busca analisar as habilidades de Língua Portuguesa propostas no documento em termos de processos cognitivos, objetos de conhecimento e contextos de aprendizagem, a fim de verificar que práticas de linguagem e objetos de conhecimento são contemplados no documento. O <em>corpus</em> é constituído de 28 habilidades, referentes a “todos os campos de atuação social” e ao campo “jornalístico-midiático”, analisadas à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF). “Todos os campos de atuação social” focaliza as práticas de leitura e de análise linguística/semiótica e mobiliza objetos como efeitos de sentido e variação linguística, ao passo que o campo “Jornalístico-midiático” enfatiza a prática de leitura e mobiliza especialmente objetos de conhecimento como curadoria de informação.</p> Larissa de Andrade Godoy, Francieli Matzenbacher Pinton Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6085 Mon, 19 Aug 2024 00:00:00 -0300 Os articuladores dialógico-discursivos: uma apresentação https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6204 <p>Este artigo objetiva apresentar o conceito de <em>articuladores dialógico-discursivos</em> como indícios que, manifestos na superfície textual, permitem acessar vozes sociais – posicionamentos de sujeitos. Baseados em Mendes (2023), delimitamos três conceitos, próximos de uma abordagem bakhtiniana, a saber: <em>gêneros do discurso</em>, <em>tema/conteúdo temático</em> e <em>vozes sociais</em>. As três conceituações são basilares da definição proposta e, para demonstrar a funcionalidade de tais articuladores, são analisados três textos, um do gênero tira/tirinha, outro do gênero reportagem e um terceiro, do gênero conto, mais especificamente “A Igreja do Diabo”, de Machado de Assis. A análise deste último texto mereceu destaque pela complexidade requerida. De modo geral, esses articuladores, para além de estabelecerem elos na cadeia coesiva do texto, podem desvelar os movimentos intersubjetivos no processo de materialização dos temas relevantes em um dado contexto socioideológico.</p> Luiz Mendes Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6204 Fri, 30 Aug 2024 00:00:00 -0300 Leitura e escrita no processo de alfabetização: o aplicativo GraphoGame na perspectiva dos novos letramentos https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6192 <p>O uso de aplicativos na aquisição da leitura e da escrita no processo de alfabetização pode estimular o desenvolvimento de habilidades e o gosto pela aprendizagem de forma inovadora. Assim, a execução desta pesquisa se justifica pela necessidade de investigar os novos letramentos no aplicativo educacional <em>GraphoGame</em>, devido à importância deste recurso em apresentar novas formas de aprendizagem da leitura e da escrita no processo de alfabetização em língua portuguesa. Este estudo tem como objetivo analisar o aplicativo <em>GraphoGame</em> como objeto digital de aprendizagem (ODA) na perspectiva dos novos letramentos. A pesquisa fundamenta-se teoricamente em Araújo (2013), Lankshear e Knobel (2007), Leffa (2006), Rojo (2017), Rosa (2016) e Souza (2021), entre outros. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa, complementada por uma pesquisa descritiva, documental e aplicada. Os resultados evidenciam que o <em>GraphoGame</em> é uma alternativa para incorporar jogos ao ambiente escolar, especialmente com pessoas em fase de apropriação linguística, contribuindo principalmente para o desenvolvimento da consciência fonológica, correspondência grafofonêmica e habilidades de decodificação. Quanto aos demais aspectos do aplicativo: motivação e engajamento, <em>feedback </em>imediato, aprendizado personalizado, suporte multissensorial, preparação para a leitura independente bem como inclusão e acessibilidade convergem mais diretamente para os novos letramentos. Conclui-se que o aplicativo <em>GraphoGame</em> como objeto digital de aprendizagem na perspectiva dos novos letramentos proporciona a manifestação de um novo <em>ethos</em> e está inserido em uma nova mentalidade, constituindo-se em ferramenta educacional e tecnológica na promoção de habilidades da leitura e da escrita na cultura digital.</p> Lílian Sena, Naziozênio Antonio Lacerda Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6192 Tue, 10 Sep 2024 00:00:00 -0300 Poder, fé e política: vontades de verdade em discurso no acontecimento da manifestação Pró-Bolsonaro https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6326 <p>Este artigo tem como objetivo analisar o discurso propagado pelo líder evangélico Silas Malafaia no acontecimento da manifestação pró-Bolsonaro, ocorrida na Avenida Paulista, no dia 25 de fevereiro de 2024. O referido pastor é conhecido por sua influência significativa no meio religioso e na política brasileira, e, neste sentido, assume uma posição sujeito, cujos pronunciamentos constroem vontades de verdade a partir de certas regras de formação do discurso. Partimos dos Estudos Discursivos Foucaultianos, através do método arqueogenealógico para discutir os conceitos de discurso, formação discursiva, poder, biopoder e vontade de verdade, entre outros e realizar a análise do <em>corpus, </em>considerando os atravessamentos das questões presentes na construção dos sentidos e das vontades de verdade no entrecruzamento da fé e da política, permeado pelas relações de poder e saber; além de desvendar as estratégias discursivas empregadas para exercer controle sobre os sujeitos. Ressaltamos como essas estratégias de poder se entrelaçam com discursos religiosos e políticos, no acontecimento na história, tendo em vista a proliferação do que é dito, mediante um discurso de repúdio ao governo atual. Para subsidiar teoricamente as análises, tomamos por base autores como Foucault (2004, 2008a, 2008b), Costa (2023), Debord (2003), Machado (2017), Siqueira (2023), dentre outros. Trata-se, portanto, de um estudo de abordagem qualitativa, usando como <em>corpus</em> um vídeo publicado na plataforma <em>YouTube </em>com o pronunciamento do Pastor. Assim, ao aplicar-se a lente da teoria foucaultiana, verificou-se que as relações de poder se manifestam a partir da vontade de verdade atrelada à fé e ao interesse político, aos quais se vinculam o sujeito enunciador. Além do que, podemos observar que as imbricações religiosas servem como estratégias discursivas para dar apoio ao ex-presidente Bolsonaro, unindo o público em torno da vontade de verdade produzida discursivamente.</p> Willian Andrade Silva, Patrícia Diógenes de Melo, Maria Eliza Freitas do Nascimento Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6326 Thu, 19 Sep 2024 00:00:00 -0300 Consolação e alteridade: uma leitura bakhtiniana de A nossa necessidade de consolação... (1952), de Stig Dagerman https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6101 <p>Em <em>A nossa necessidade de consolação...</em> (1952), o escritor sueco Stig Dagerman desenvolve a tese de que somente a morte consolaria, verdadeiramente, o ser humano. No contexto pós-Segunda Guerra Mundial, tal ensaio ilustra, desde um viés bakhtiniano, uma crise da alteridade. Nesse cenário, a presente reflexão objetiva investigar tensões entre alteridade e consolação no ensaio em foco, visando a discutir movimentos alteritários, tanto na tese defendida pelo autor quanto no enformamento de seu texto autobiográfico. Como referencial teórico-metodológico, amparamo-nos nos estudos de Mikhail Bakhtin, estabelecendo diálogo com outros autores que iluminam a reflexão, de modo a entender que a alteridade: (i) é a gênese, o meio e a finalidade da demanda por consolo; (ii) relaciona-se com a demanda coletiva por consolo em face ao Holocausto; e (iii) matiza a tese sobre a morte com tons relacionados à vida e à política, motivo pelo qual se presentifica no grande tempo.</p> Eduardo da Silva Moll, Glória di Fanti, Pedro Theobald Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6101 Sat, 21 Sep 2024 00:00:00 -0300 O Componente Curricular Língua Portuguesa para o Ensino Médio no documento “Currículo do Piauí”: uma análise discursiva https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6337 <p>De acordo com a Constituição Federal de 1988, os estados brasileiros podem legislar sobre a sua educação. Assim sendo, cada unidade da federação pode criar um documento curricular que oriente a educação de sua região. O Piauí é um exemplo de estado que tem esse documento. Diante disso, neste trabalho, toma-se por objeto de investigação o discurso do Componente Curricular Língua Portuguesa do Ensino Médio, no Currículo do Piauí, com o objetivo geral de analisar as relações dialógicas e aspectos retórico-argumentativos constitutivos do discurso. Para fundamentar a pesquisa, parte-se dos pressupostos teóricos sobre o dialogismo, de Bakhtin (2003), Bakhtin/Voloshinov (2010), assumindo-se por teoria central a Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts Tyteca (2005). As contribuições vêm de Brait (2005), sobre a teoria bakhtiniana, e de Costa (2020), Fiorin (2015) e Reboul (1998), acerca da Teoria da Argumentação. A pesquisa caracteriza-se metodologicamente pela abordagem qualitativa, com o objetivo descritivo-interpretativista e fontes documentais (Severino, 2012). Pela análise, observa-se que o discurso do componente se constrói por relações de concordância e complementaridade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Defende a tese de um ensino pautado nas diversas práticas sociais e baseia-se em acordos argumentativos, que elevam a própria BNCC ao valor do topo da hierarquia. Também reconhece as mídias, a linguagem, o texto, os gêneros e as variações linguísticas como valores atribuídos a uma proposta de ensino que se caracterize pela qualidade. </p> Assidia Maria Soares Alves Parnaiba, Rosa Leite da Costa Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6337 Sat, 05 Oct 2024 00:00:00 -0300 Apropriação do signo Deus em discursos de posse presidenciais https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6243 <p>A noção de signo na perspectiva de Bakhtin e do Círculo apresenta um significativo potencial analítico. Neste estudo, essa noção é mobilizada para compreender sentidos produzidos pela apropriação do signo <em>Deus </em>em discursos de posse de presidentes do Brasil, especificamente Jair Messias Bolsonaro (JB-19) e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula-03, Lula-07, Lula-23). A investigação aprofunda questões que colocam em relação os discursos de posse e seus sentidos decorrentes do ato da apropriação do signo <em>Deus</em>, considerando aspectos extraverbais, como a situação sócio-político-ideológica do País. A análise revela diferentes valorações da apropriação desse signo, que decorrem dos contextos que instauram os enunciados. Também revela que <em>Deus</em> é arena de relações dialógicas conflituosas. Além disso, mostra intenções dos discursos no ato de apropriação, seja pela imposição do signo <em>Deus </em>sobre outros signos, seja pela construção da imagem de um <em>Deus</em> benevolente e democrático.</p> Elias Coelho da Silva, Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6243 Thu, 10 Oct 2024 00:00:00 -0300 Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6338 <p>Este artigo é resultado de reflexões teóricas e práticas propostas na disciplina de Seminários em Linguística II, do programa de Pós-Graduação em Letras. Como todos os discentes pesquisam com base na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), a professora propôs dividir a disciplina em duas partes: na primeira, os discentes responderiam quatro perguntas teórico-reflexivas sobre seus percursos acadêmicos, profissionais e pessoais, relacionando-as com o funcionalismo e, na segunda, os preceitos teóricos foram aplicados em conjunto de dados e categorias analíticas escolhidos pelos discentes. Esse momento de diálogo e prática resultou na construção de um espaço de aprofundamento, imersão e de execução. Em suas apresentações das respostas às questões, os pesquisadores ressaltaram o poder de reflexão, de tomada de consciência, de retroalimentação de seu fazer e agir, seja na docência de cada um ou em sua área de atuação, seja na sua trajetória como pesquisador em formação, evidenciando o sucesso dessa empreitada ousada proposta na disciplina.</p> Medianeira Souza, Aldeir Gomes da Silva, Estela Carielli de Castro, Mar Silva Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6338 Tue, 03 Dec 2024 00:00:00 -0300 O olhar docente para as disciplinas eletivas no Ensino Médio em tempo integral: uma análise do discurso avaliativo à luz do subsistema de atitude https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6223 <p>No âmbito da Educação Básica em tempo integral, as eletivas se configuram como componentes curriculares significativos para a formação dos estudantes. Levando em consideração a relevância dessa disciplina e sua recente implantação no contexto da educação pública no estado do Ceará, torna-se imprescindível investigar como as eletivas são vivenciadas nas escolas e compreendidas pelos sujeitos nelas envolvidos. Logo, o objetivo deste estudo consiste em investigar, a partir da manifestação do subsistema de atitude no discurso, o posicionamento avaliativo de docentes de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) acerca de suas vivências no ensino de disciplinas eletivas. Para tal, esta pesquisa, de natureza qualitativa, caracteriza-se como descritiva e exploratória e se fundamenta nos pressupostos teóricos da Linguística Sistêmico Funcional (Halliday, 1994; Halliday; Matthiessen, 2004) com enfoque no Sistema de Avaliatividade (Martin; White 2005). Os dados foram coletados por meio de um questionário online, formulado por meio do Google Forms, e analisados levando em consideração as categorias do subsistema de atitude: afeto, julgamento e apreciação. Os discursos avaliativos revelaram que os docentes manifestam predominantemente afetos vinculados à insatisfação e à infelicidade com o ensino de eletivas e julgamentos do tipo normalidade dos alunos, os quais evidenciam a necessidade de que os jovens assumam uma postura autônoma e proativa durante as aulas. Já as apreciações positivas recaíram na flexibilidade de conteúdos e na liberdade de ações docentes e as negativas incorrem na falta tanto de recursos quanto na falta de um método avaliativo mais sistemático para verificar o rendimento e a participação dos alunos.</p> Aline Lucas, Ana Célia Clementino Moura Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6223 Fri, 06 Dec 2024 00:00:00 -0300 Experiências narradas por professores aprendizes do Curso de Letras-Inglês em um cenário simulado de avaliação com exames de proficiência https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6214 <p>O presente artigo objetiva apresentar um mapeamento de experiências com a aplicação de simulados de exames de proficiência para professores aprendizes de um curso de Letras-Inglês em uma universidade pública. A linha teórica tecida neste artigo segue três trajetórias temáticas: (a) a avaliação no ensino de línguas; (b) a proficiência do professor de línguas e (c) os efeitos retroativos de exames de proficiência. Pesquisadores como Almeida Filho (1992), Celani (2010), Consolo (2006, 2017), Consolo; Teixeira da Silva, (2014), Miccoli (2010, 2014), dentre outros, embasam o presente artigo. A pesquisa está caracterizada como um estudo de caso etnográfico-interpretativista (Dörnyei, 2007) com a participação de cinco professores aprendizes de uma universidade pública da região norte do Brasil. Os instrumentos aplicados foram um questionário semiestruturado; produção de diários reflexivos; gravações de áudio das sessões reflexivas e o cenário simulado de aplicação do Test of English as a Foreign Language (TOEFL) e o International English Language Testing System (IELTS). Os achados desta experiência demonstram que os professores aprendizes possuem um conhecimento reduzido em torno dos propósitos de um exame de proficiência, em consonância com o universo instrumental aplicado com os testes em um cenário simulado.</p> Rodrigo Nascimento de Queiroz Copyright (c) 2024 Diálogo das Letras https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/6214 Wed, 18 Dec 2024 00:00:00 -0300