https://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/issue/feedEXTENDERE2024-09-05T13:41:48-03:00Profª Drª Denise dos Santos Vasconcelos Silvarev.extendere@uern.brOpen Journal Systems<p>A Revista Extendere ligada a Pró-Reitoria de Extensão - Proex da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - Uern objetiva divulgar e valorizar ações de extensão universitária através da articulação da pesquisa, ensino e prática em prol da construção de uma sociedade livre, justa e solidária, com resultados parciais e/ou finais, desenvolvidas por docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da Uern e de demais Instituições de Ensino Superior do país e no exterior, bem como pesquisadores e comunidade em geral, como uma contribuição ao conhecimento sobre a ampla temática da extensão.</p> <p><strong>ISSN:</strong> 2318-2350</p> <p><strong>Periodicidade:</strong> Semestral</p> <p><strong>E-mail:</strong> rev.extendere@uern.br</p> <p><strong>Qualis:</strong> B1</p> <p> </p>https://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6540EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: O IMPACTO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS PELO PROJETO DE EXTENSÃO LAMPIAR NAS ESCOLAS PÚBLICAS2024-08-27T23:57:04-03:00Ana Clara Machado Ferreira Diasrev.extendere@uern.brEsaú Castro de Albuquerque Melorev.extendere@uern.brGuilherme Sousa Medeiros da Silvarev.extendere@uern.brMicael Fabrício Higino de Siqueirarev.extendere@uern.br Yasmim Cristina Medeiros da Silvarev.extendere@uern.br<p>A extensão universitária pode apresentar impacto significativo nas escolas públicas, propiciando valorosa troca de experiências entre estudantes universitários e secundaristas. Diante disso, o presente artigo objetiva proporcionar uma reflexão acerca do impacto de ações extensionistas, com base nas práticas desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Lampiar em escolas públicas da cidade de Mossoró/RN. O texto foi escrito a partir de uma pesquisa bibliográfica e de estudo de caso das ações da Lampiar nas escolas públicas selecionadas. Tais ações tem a educação libertadora de Paulo Freire como escopo, estabelecendo uma troca recíproca e horizontal de saberes e percepções entre os secundaristas e un'iversitários. Em seus resultados, o artigo apresenta um breve panorama acerca da educação no Brasil, ressaltando sua qualidade de direito social e garantia constitucional; reflete sobre os desafios do Ensino Médio no Brasil; destaca a função social da extensão universitária; e analisa as ações de extensão desenvolvidas pela Lampiar nas escolas públicas. Conclui-se que a extensão universitária, que contemple a um só tempo perspectivas científicas e artísticas, podem ensejar interessantes impactos na formação de estudantes, proporcionando uma integração entre a universidade e a comunidade.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6555USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA VIVÊNCIA DO CLIMATÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PROJETO DE EXTENSÃO2024-09-01T13:33:02-03:00Emile Rocha da Silva Paivarev.extendere@uern.brCintia Mikaelle Cunha de Santiago Nogueirarev.extendere@uern.brFátima Raquel Rosado Moraisrev.extendere@uern.brHosana Mirelle Goes e Silva Costarev.extendere@uern.brJoyce Soares de Freitasrev.extendere@uern.br<p>Com o envelhecimento populacional, surge a necessidade de perceber particularidades na saúde de cada indivíduo, principalmente na saúde da mulher, que possui características próprias durante o envelhecimento. Durante esse processo, destaca-se o período do Climatério. Perpassar essa fase significa, para a mulher, transformações em aspectos físicos, sociais e emocionais que afetam diretamente sua qualidade de vida. O presente Projeto de Extensão destina-se a realizar ações com as mulheres que vivenciam o período do Climatério, buscando, a partir de práticas contextualizadas e que levam em conta a integralidade do ser, tornar essa vivência o mais tranquila possível. As intervenções ocorreram com as servidoras da UERN, Campus Universitário Central de Mossoró, fornecendo um atendimento holístico pautado na qualidade da assistência. Nota-se que o uso das PICS é cada vez mais valorizado e aderido ao tratamento de diversas patologias, tendo como um dos principais benefícios, métodos não invasivos que demonstram resultados consideráveis para o processo saúde-doença do indivíduo. Desse modo foram realizadas intervenções de Acupuntura e Auriculoterapia em 22 mulheres climatéricas que apresentaram queixas de tal fase da vida. Foram realizadas 8 sessões em ambas as intervenções. Ao final das suas sessões de atendimento, as 22 participantes relataram melhoras nas suas queixas climatéricas do início da pesquisa. Torna-se evidente o efeito benéfico que as atividades do Projeto de Extensão proporcionaram para todos os envolvidos (mulheres participantes, discentes extensionistas, professoras e técnicas), nos âmbitos acadêmicos, pessoais e de saúde. <br><br></p> <p><br><br><br><br></p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6542PROMOÇÃO À SAÚDE PARA AS MULHERES PRIVADAS DE LIBERDADE2024-08-28T09:09:28-03:00Jorgivan Silva de Medeiros Filhorev.extendere@uern.brLeticia Lamoniely de Souza Costarev.extendere@uern.brMagda Fabiana do Amaral Pereira Limarev.extendere@uern.brMariani Iasmim Medeiros dos Santosrev.extendere@uern.brMonique Dantas do Rosáriorev.extendere@uern.br<p>A integração entre ensino, pesquisa e extensão envolve uma visão multidimensional que capacita profissionais a aplicar o conhecimento de forma crítica para promover a transformação social. A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) desempenhou um papel crucial na melhoria da saúde das mulheres, reduzindo a mortalidade e promovendo atenção integral em todos os setores da saúde. Ela também incentivou a promoção da saúde da mulher de forma abrangente, tanto individual quanto coletivamente, em todos os segmentos da sociedade. Importante destacar que todas as mulheres, independentemente de fatores sociais e faixas etárias, estão suscetíveis ao câncer de colo de útero. Este relato possui o objetivo de apresentar a experiência vivenciada na promoção de saúde sobre Câncer de Mama e Câncer de Colo de Útero para as mulheres Privadas de Liberdade, tendo como intuito demonstrar que é de suma importância a presença dessas ações no cotidiano de todas as mulheres. Para alcançar tal objetivo foram utilizados diversos meios para o bem-estar coletivo, desde exames de prevenção aos momentos de educação em saúde da mulher, proporcionando uma comunicação mais humanizada e eficaz. A experiência apresentou um retorno positivo partindo das mulheres PPL, as quais utilizaram do espaço de orientação e fala para a retirada de dúvidas. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar serviços ligados à educação em saúde, em<br>que proporcionaram orientação e retirada de dúvidas, bem como obtiveram práticas de exame Papanicolau, agregando maior conhecimento técnico da atividade</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6563PRESERVANDO O FUTURO: UMA ABORDAGEM EDUCACIONAL PARA O MEIO AMBIENTE2024-09-01T22:23:56-03:00Joanna Gabrielly Gomes de Souzarev.extendere@uern.brLivia Islanny Fernandes de Melorev.extendere@uern.brMaciel Trajano Santanarev.extendere@uern.brMariana Mendonça Pessoarev.extendere@uern.brYáskara Fabíola Monteiro Marques Leiterev.extendere@uern.br<p>Diante do cenário atual, fatores ambientais influenciam diretamente na manutenção de um conjunto de outras espécies. As abelhas, com tudo, assumem um papel crucial para a manutenção da flora e consequentemente da fauna, uma vez que a polinização proporciona a reprodução de espécies que previam desse mecanismo reprodutivo. Nessa perspectiva, esse trabalho visa como objetivo expandir o pensamento dos alunos da educação básica, acerca da temática ambiental e ecológica, despertando novas perspectivas para o meio ambiente. Essa pesquisa é de cunho qualitativa-descritiva, desenvolvida em 3 etapas. Assim, a realização do presente trabalho foi estruturada da seguinte forma: pesquisa bibliográfica, pesquisa quantitativa/questionários, palestras e oficinas. Aplicado com alunos/as do 4º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Senhora Maria das Graças, localizada no município de Mossoró/RN. Com isso, os dados obtidos a partir da aplicação dos formulários e das discussões em sala de aula foi possível constatar resultados positivos. Acrescenta-se que, com as atividades desenvolvidas, a partir da utilização de recursos didáticos feitos com materiais recicláveis, desempenhou um papel significativo no ensino e na promoção da educação ambiental em relação às abelhas. Em suma, as práticas educativas desempenharam um papel fundamental na conscientização e na busca por soluções para a conscientização da preservação ambiental da escola escolhida.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6566LABORATÓRIO ITINERANTE DO AEDES: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL NO CONTROLE VETORIAL NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN?2024-09-02T09:21:07-03:00Davi Marcelo Barra Barbosarev.extendere@uern.brLisandra Oliveira Rafaelrev.extendere@uern.brMaria de Fátima De Melo Freire Ximenesrev.extendere@uern.brMaria Marília Leite Carlosrev.extendere@uern.brPatrícia Batista Barrarev.extendere@uern.br<p>Nas últimas décadas o Brasil tem enfrentado numerosas e crescentes epidemias das arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A proliferação do inseto é favorecida pela urbanização e elevação da densidade populacional humana. Como parte dos criadouros são encontrados nos domicílios, a participação popular é considerada fundamental na identificação, eliminação e prevenção dos focos e campanhas de ações educativas são um dos pilares do controle vetorial no Brasil. Nesse contexto, o presente trabalho visa analisar o impacto de uma ação de extensão realizada no período de 2016 a 2019 em oito escolas do município de Mossoró direcionada aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (Sexto ao Nono ano). A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados antes e após a ação, que permitiram a comparação dos acertos utilizando o teste Qui-quadrado. Questionários de avaliação da ação também foram aplicados junto aos estudantes participantes e extensionistas. Verificou-se que um quantitativo significativo dos estudantes participantes tinha conhecimento prévio satisfatório sobre a importância do Aedes, enfermidades transmitidas e aspectos de seu controle, condizente com a realização de atividades sobre o tema em todas as escolas participantes, conforme o planejamento pedagógico municipal. Todavia a participação na ação incrementou o conhecimento sobre diversos aspectos do ciclo biológico, tais como reconhecimento dos adultos e das formas jovens, papel das fêmeas na transmissão, entre outros, e incentivou a busca por focos e a disseminação de informações no ambiente familiar. Todavia, após algumas semanas o quantitativo de estudantes que afirmaram a manutenção na busca por focos reduziu consideravelmente. Os estudantes participantes avaliaram a ação como satisfatória, em especial pela utilização de microscópios e dos insetos. Os estudantes extensionistas afirmaram que a participação na atividade contribui na sua formação pelo contato com a comunidade e com novas metodologias. Os resultados indicam a importância da educação continuada, da utilização de metodologias variadas e do tripé ensino-pesquisa e extensão universitária.</p> <p> </p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6570DESAFIOS ENFRENTADOS PELAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO RIO GRANDE DO NORTE: EXPERIÊNCIAS DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UERN A PARTIR DO PROJETO DHC QUILOMBOLAS2024-09-02T11:14:29-03:00Rosimeiry Florêncio de Queiroz Rodriguesrev.extendere@uern.brVeruska Sayonara de Góisrev.extendere@uern.brAna Quitéria da Silva Vieirarev.extendere@uern.brAna Clara Machado Ferreira Diasrev.extendere@uern.br<p>O projeto de extensão “Direito e História: contribuição com a organização política em Comunidades Quilombolas do RN” tem como objetivo principal, desde sua primeira edição no ano de 2018, trabalhar em parceria com as comunidades quilombolas do estado do Rio Grande do Norte, contribuindo com a sua organização política e defesa de seus direitos constitucionalmente garantidos. As ações, orientadas pelo método da educação popular, partem do reconhecimento dos obstáculos enfrentados pelas comunidades na implementação de direitos e consolidação da cidadania. Por se tratar de grupos historicamente excluídos pela sociedade e pelo poder público, enfrentam desafios quanto ao combate ao racismo e ao preconceito, bem como ao acesso a bens e serviços públicos essenciais à garantia de sua dignidade. Com esse trabalho busca-se explorar os principais desafios para a implementação de direitos enfrentados pelas comunidades quilombolas do estado do Rio Grande do Norte identificados pelo projeto de extensão DHC quilombolas em sua atuação junto às comunidades de Nova Esperança (Baraúna), Jatobá (Patu) e Arrojado (Portalegre). Nesse artigo faz-se uso das técnicas da pesquisa bibliográfica, centrada na utilização de artigos, livros, monografias e dissertações que tratam da temática, bem como documental, apoiada nos relatórios finais e outros produtos produzidos pelo projeto.</p> <p> </p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6500TECENDO MEMÓRIAS: A CULTURA E RESISTÊNCIA DAS COMUNIDADES NEGRAS E QUILOMBOLAS NO ALTO OESTE POTIGUAR2024-08-23T13:25:04-03:00Adriéla Mycol da Silvarev.extendere@uern.brBoanerges de Freitas Barreto Filhorev.extendere@uern.brDeise Dantas de Oliveira Alencarrev.extendere@uern.brFranciclézia de Sousa Barreto Silvarev.extendere@uern.br<p>Este relato se concentra nas atividades de extensão realizadas pelo Projeto Raízes da Cultura Sertaneja (PROCULT – 7ª Edição), sob a perspectiva dos membros do Museu da Economia Sertaneja, localizado no Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). O principal objetivo das iniciativas de extensão, especialmente no contexto do Museu da Economia, é enriquecer o conhecimento e facilitar o acesso a informações históricas, econômicas e sociais relacionadas à realidade do sertão nordestino. Na edição em questão, o enfoque foram as memórias das comunidades negras e quilombolas que residem na região do Alto Oeste Potiguar, uma área reconhecida por sua profunda e valiosa herança cultural. Além disso, destaca a realização de eventos e exposição temática com base nos dados coletados, intitulada “Cultura e resistência: memórias de comunidades quilombolas e outras comunidades negras no Alto Oeste Potiguar”. Por fim, enfatiza o compromisso do projeto de extensão em fortalecer a identidade cultural negra da região, promovendo atividades acadêmicas e pedagógicas que celebram e preservam as memórias das comunidades quilombolas e negras. Através de uma abordagem interdisciplinar, este relato de experiência sublinha como a extensão cultural desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e resistência dessas comunidades, contribuindo para a construção de pontes entre o passado e o presente. Assim, conecta-se com as ricas memórias que moldam a identidade desses grupos no Alto Oeste Potiguar</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6537VIVÊNCIAS EXTENSIONISTAS NO PROJETO TRILHAS FORMATIVAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS2024-08-27T23:19:51-03:00Maria Edgleuma de Andraderev.extendere@uern.brSânzia Cicimária Coelho Cortezrev.extendere@uern.brWênia Ferreira de Limarev.extendere@uern.br<p>O artigo apresenta um relato das experiências extensionistas vivenciadas por discentes, docentes e membros voluntários do Projeto Trilhas Formativas em Políticas Educacionais – 2ª edição”. O Projeto está vinculado à Faculdade de Educação – Campus Central/UERN e a referida edição ocorreu no período de junho de 2022 a abril de 2023. Destacamos neste texto a narrativa dos membros do projeto na participação em uma das atividades realizadas, a mediação de lives no Instagram intituladas “Trilhas com pesquisa” que dialogava com egressos da pós-graduação em Educação sobre os resultados de suas pesquisas, na linha de políticas e gestão da educação. O referencial teórico para reflexão desta narrativa parte dos estudos de Freire (2009), Josso (2007) <br>e Passeggi (2010). Como resultado, entendemos que as vivências possibilitaram uma prática educativa inacabada e em constante mudança, com novos aprendizados e ações colaborativas. A atividade articulou uma proposta prática e teórica na extensão, sendo vista como um instrumento de desenvolvimento acadêmico, de formação e autoformação de todos os envolvidos</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6538O PROTAGONISMO DA UERN NA VACINAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-192024-08-27T23:29:46-03:00Francisco Rafael Ribeiro Soaresrev.extendere@uern.brHosana Mirelle Goes e Silva Costarev.extendere@uern.brLucidio Clebeson de Oliveirarev.extendere@uern.brMariana Mayara Medeiros Lopesrev.extendere@uern.brVitória Maria de Medeiros Luz Cunharev.extendere@uern.br<p>A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus do tipo SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. A pandemia da Covid-19 permitiu que a ciência produzisse imunizantes em menos de um ano, visando à diminuição do número de casos graves e óbitos ocasionados pela doença. Este trabalho se trata de <br>um estudo qualitativo, descritivo, do tipo relato de experiência. Objetiva-se relatar a experiência dos discentes da Faculdade de Enfermagem (FAEN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte na administração de vacinas durante o período pandêmico através do Projeto de Extensão “UERN Vacina Mossoró/RN”. A UERN iniciou uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, auxiliando os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) com a imunização do público prioritário. Organizaram-se equipes de alunos dos cursos da área da saúde, em escalas, para estarem presentes <br>nos locais designados para a aplicação dos imunobiológicos e auxiliarem a equipe de enfermagem da municipalidade. A atuação da Universidade durante a vacinação na pandemia proporcionou diversos pontos positivos para a instituição, além de adquirir uma sala de multivacinação na FAEN, possibilitando a formação de um profissional mais capacitado.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6539REDE DE PROTEÇÃO ANIMAL: VOLUNTARIADO COMO MODELO DE ENSINO BASEADO NA CONSTRUÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL2024-08-27T23:41:55-03:00Álvaro Marcos Pereira Limarev.extendere@uern.brAna Bárbara Filgueira dos Santosrev.extendere@uern.brHortência Luara Santana de Melorev.extendere@uern.brLívia Maria Lucas Barretorev.extendere@uern.br Pedro Mariano da Silva Rodrigues rev.extendere@uern.br<p>Esse artigo objetiva elucidar a relevância social e ambiental das ações do voluntariado que compõem o Projeto Rede de Proteção Animal – RPA, haja visIta que o projeto contribui diretamente para a qualidade de vida dos animais resgatados, bem como da comunidade que o circunde. Mediante a disponibilização de lares temporários, de alimentação e da educação populacional <br>continuada, o projeto objetiva impactar positivamente a relação humano-animal-ecossistema. A abordagem metodológica do voluntariado é realizada por meio da colaboração dos integrantes do projeto para proporcionar um contexto de cuidado para os animais que necessitam. A partir das ações realizadas pelo voluntariado do RPA foi possível resgatar, cuidar, além de fornecer um lar seguro e bem-estar para dezenas de animais em situação de abandono. Diante disso, o Projeto Rede de Proteção Animal possibilita um crescimento pessoal humanizado de seus voluntários e um estado de segurança para os animais resgatados.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6550EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: RELATO DE UMA CAPACITAÇÃO SOBRE CONTROLE CERVICAL E AVALIAÇÃO NEUROLÓGICA2024-08-29T09:16:12-03:00Alcivan Nunes Vieirarev.extendere@uern.brAlex Riquelme de Almeida Barretorev.extendere@uern.brJorgivan Silva de Medeiros Filhorev.extendere@uern.brLetícia Lamonyele de Sousa Costarev.extendere@uern.brVitória Maria de Medeiros Luz Cunharev.extendere@uern.br<p>A extensão universitária visa a disseminação do conhecimento científico e a prestação de serviços à comunidade extramuros da universidade. Diante disso, o Projeto de Extensão “Ciência Presente”, da Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN) atualizou os Procedimentos Operacionais Padrão das Unidades de Pronto Atendimento (UPA ́s) da cidade de Mossoró-RN ofertando capacitações para o aperfeiçoamento dos profissionais que prestam serviço na UPA Conchecita Ciarlini. Relatar a contribuição da Universidade por meio das capacitações de profissionais a respeito dos Procedimentos Operacionais Padrão para controle dos movimentos da coluna cervical e avaliação neurológica. Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência. A ação foi realizada devido a uma parceria entre FAEN/UERN e a UPA Conchecita Ciarlini, para capacitação dos profissionais que atuam na unidade sobre imobilização da região cervical e avaliação neurológica por meio das escalas. Os resultados obtidos partiram da experiência dos alunos que ministraram a capacitação, do professor que acompanhou os discentes, da coordenação da UPA e dos profissionais que participaram do momento de formação; os discentes tiveram liberdade e autonomia para conduzir o processo. A ação possibilitou aos envolvidos um momento de aprendizado, troca de conhe-cimentos e aprofundamento em temáticas e técnicas comuns no serviço de atenção às urgências e emergências. A relação do binômio Universidade e serviço de saúde alinhou ensino, pesquisa e extensão, demonstrando grandes mudanças no processo de ensinar e aprender, auxiliando na formação profissional de excelência.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6551A DISCIPLINA EXTENSÃO E PRÁTICAS ACADÊMICAS EM GEOGRAFIA E O PROTAGONISMO DE FALA DOS GRADUANDOS2024-08-29T09:25:48-03:00Rosalvo Nobre Carneirorev.extendere@uern.brMarcos Willian Targinorev.extendere@uern.brLarissa Mabel de Oliveira Vidalrev.extendere@uern.brWillian Rubens de Oliveira Freirerev.extendere@uern.br<p>A curricularização da extensão para a formação docente inicial, mediante a resolução CNE/CES 07/2018, institucionaliza práticas que desde a década de 1960 vem sendo postas nas Universidades em todo o Brasil. Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, no Campus Avançado de Pau dos Ferros, especificamente no Departamento de Geografia, no semestre 2023.1, realizou-se a primeira experiência de uma disciplina que aborda, de modo central, a extensão acadêmica. O objetivo desse relato é descrever como a disciplina Extensão e Práticas Acadêmicas em Geografia promoveu o diálogo com a sociedade e mobilizou o protagonismo dos graduandos. A metodologia seguiu o programa geral do componente curricular, com destaque para as atividades de campo em comunidades rurais de Riacho de Santana e do Encanto realizadas em parceria com a EMATER e a Secretaria de Agricultura, neste último município. Os resultados indicam a apropriação teórica pelos discentes e a sua consolidação no contato com a realidade cotidiana de agricultores familiares. Além desses agentes sociais, o diálogo com o técnico da EMATER e a secretária de agricultura oportunizou momentos de interação. A visita técnica, sempre precedida pela leitura e pela pesquisa, estimulou o protagonismo da fala dos discentes, mantendo um sólido diálogo com a sociedade civil. Conclui-se que o ensino pensando em articulação com a pesquisa permitiu que a disciplina de Extensão e Práticas Acadêmicas em Geografia atingisse o seu objetivo geral de compreender a extensão como comunicação social, além de vê-la como uma prática interdisciplinar e interprofissional.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6556ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO LEITORA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO DE EXTENSÃO PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA NA ESCOLA - PRALEE2024-09-01T13:50:41-03:00Sara Raissa Rodrigues de Limarev.extendere@uern.brMaria Priscila Borges Carvalho da Cunharev.extendere@uern.brJackeline Alves Costarev.extendere@uern.brIsabel Cristina Gondim Rocharev.extendere@uern.brAntônia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieirarev.extendere@uern.br<p>O artigo visa apresentar um relato de experiência de ações de alfabetização e formação leitora desenvolvidas no âmbito do Projeto de Extensão Práticas de Leitura e Escrita na Escola (PraLEE). O estudo é de natureza qualitativa, do tipo descritivo e bibliográfico. As atividades foram realizadas nos meses de agosto e setembro de 2023, com alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Os resultados das ações empreendidas permitiram compreender as potencialidades do texto literário e das atividades lúdicas. O momento de contação de história, com interação entre o texto literário e o potencial estético e criativo, possibilitaram o encontro entre o leitor e o texto, enquanto os jogos de alfabetização ampliaram o repertório linguístico e estimularam o desenvolvimento da consciência fonológica. Assim, reconhece-se as contribuições da extensão à educação, aproximando a escola e a comunidade da Universidade de forma colaborativa e interventiva. Tal iniciativa auxilia na formação profissional dos licenciandos que participam do projeto e se defrontam com a realidade do processo de aprendizagem da leitura e escrita de crianças.</p> <p> </p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6557ACESSO AMPLIADO À IMUNIZAÇÃO: AÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SEUS BENEFÍCIOS NA VACINAÇÃO DA COMUNIDADE2024-09-01T14:57:28-03:00Carlos Wanderson Gomes de Oliveirarev.extendere@uern.brPedro Eduardo do Nascimento Fonsecarev.extendere@uern.brVitória Maria de Medeiros Luz Cunharev.extendere@uern.brHosana Mirelle Goes e Silva Costarev.extendere@uern.brLucidio Clebeson de Oliveirarev.extendere@uern.br<p>A extensão universitária é um processo educativo e interdisciplinar que busca articular as ações da universidade com a comunidade através da realização de atividades voltadas para as necessidades dessa população. O trabalho possui como objetivo relatar a vivência dos extensionistas do projeto “UERN Vacina Mossoró” nas ações de vacinação da população do município e os seus benefícios para a comunidade. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Dentre as ações realizadas pelo projeto estão a vacinação em empresas como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a fábrica de cimento Nassau e também no Centro de Jovens e Adultos (CEJA). Também foram realizadas ações de vacinação na própria UERN. Durante as ações foram disponibilizadas as vacinas de campanha, como a COVID-19 e Influenza; e também as de rotina, como a Hepatite B, Dupla Adulta e Febre Amarela. As ações realizadas foram consideradas muito proveitosas e contaram com ampla participação da comunidade, que buscou os serviços de vacinação para realizar a imunização e tirar dúvidas sobre a temática. Portanto, a atuação do projeto “UERN Vacina Mossoró” foi de grande destaque, pois através dessas ações de vacinação, conseguiu firmar um vínculo entre universidade e sociedade, garantindo que a população tivesse um acesso mais fácil para realizar o processo de vacinação. A ação também foi muito importante para os extensionistas do projeto, pois contribuiu para o desenvolvimento profissional para os discentes.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6543A EXPERIÊNCIA DO PRÉ-NATAL PARA ALÉM DA ACADEMIA: GARANTINDO DIREITOS E COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES2024-08-28T09:20:41-03:00Janaine Maria de Oliveirarev.extendere@uern.brDavd Lopes de Araújorev.extendere@uern.brLílian de Andrade Melo Moraisrev.extendere@uern.brLorena Maria da Mota Torresrev.extendere@uern.brHosana Mirelle Goes e Silva Costarev.extendere@uern.br<p>A implementação de um projeto de extensão em um hospitalrRegional no interior do Rio Grande do Norte visa promover a saúde materno-infantil através do pré-natal coletivo. Este projeto, resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP/RN) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza encontros quinzenais no Hospital Regional da Mulher Parteira Maria Correia. Em cada encontro, são abordados temas relevantes para gestantes e seus familiares, como direitos, plano de parto, aleitamento materno, doação de leite, saúde mental e expectativas durante a gestação, incluindo experiências únicas, como a ultrassonografia natural. Durante esses encontros, são aplicadas metodologias interativas, recursos visuais, terapias manuais e simulações para facilitar a compreensão do conteúdo. Além disso, os pré-natais coletivos incluem visitas guiadas às salas de PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), banco de leite e outros espaços do hospital, com o objetivo de familiarizar as gestantes com o ambiente humanizado. Os resultados do projeto demonstraram um aumento na taxa de comparecimento das gestantes aos pré-natais, e as participantes relataram sentir apoio, confiança e segurança graças ao ambiente acolhedor proporcionado nos encontros, bem como pelo conhecimento adquirido. Conclui-se que o pré-natal coletivo é uma abordagem eficaz na promoção da saúde materno-infantil, fortalecendo o vínculo entre gestantes e o sistema de saúde, enfatizando a importância da humanização e proporcionando uma experiência positiva e educativa durante a gravidez.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6544CAPACITAÇÃO EM OXIGENOTERAPIA PARA PROFISSIONAIS DE UMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-08-28T09:30:36-03:00 Ana Beatriz da Silvarev.extendere@uern.br Ana Clara de Souza Rêgorev.extendere@uern.br Kalidia Felipe de Lima Costarev.extendere@uern.br Mariana Mayara Medeiros Lopesrev.extendere@uern.brNicole Liv Ullmann Freitas Rêgorev.extendere@uern.br<p>A Educação Permanente em Saúde deve ser utilizada como um instrumento para nortear a formação e a qualificação dos profissionais inseridos nos serviços públicos de saúde, com a finalidade de transformar as práticas profissionais e a própria organização do trabalho com base nas necessidades e dificuldades do sistema. Dentre as temáticas a serem discutidas com o intuito de capacitar os profissionais dos serviços de saúde, destacam-se os treinamentos voltados para os que atuam em serviços de urgência e emergência, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA). O estudo objetiva relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem em uma capacitação realizada com profissionais de uma UPA de Mossoró, Rio Grande do Norte, sobre oxigenoterapia. A partir de necessidades vivenciadas desde o período pandêmico, a temática Oxigenoterapia se tornou cada vez mais pertinente e necessária a maiores explorações. Realizou-se uma capacitação com profissionais de saúde, sendo estes enfermeiros e técnicos de Enfermagem de uma UPA, objetivando uma atualização de conhecimento e debate sobre técnicas mais abordadas, modelos mais utilizados e autonomia da equipe de Enfermagem quanto à oxigenoterapia. Diante do número de profissionais da área de Enfermagem atuantes no plantão do estabelecimento em questão, e levando em consideração as grandes demandas que a equipe deve cumprir em seu horário de trabalho, ainda assim, foi possível ter um público numeroso, participativo e interessado em aprender mais, bem como ensinar com suas experiências, as quais relataram prazer em participar, bem como solicitaram a continuação semanal com outros temas relacionados aos procedimentos. A extensão universitária ocupa um papel importante, pois oportuniza uma interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os demais setores da sociedade.</p> <p><br><br></p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6547CONSCIENTIZANDO SOBRE O CANCER: LEVANDO O CONHECIMENTO ÀS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE A FIM DE RECONHECER E PREVENIR ESSE AGRAVO - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-08-29T00:41:03-03:00Ana Luiza Cardoso Pereira Matosorev.extendere@uern.brCláudia Leite Rolim Moreira Paivarev.extendere@uern.brLiliany Mirelly Bezerra Alvesrev.extendere@uern.brRenata Paula de Sousa Azevedo Henriquesrev.extendere@uern.brThiago Gurgel Regisrev.extendere@uern.br<p>O câncer é uma das principais causas de morte no mundo e se estima que, até 2025, o número de casos de câncer no Rio Grande do Norte triplicará. Embora se saiba que campanhas de conscientização sobre as neoplasias melhorem a progressão da doença, o Brasil não se enquadra no caráter preventivo; nesse contexto, criou-se o projeto Conscientizando sobre o Câncer. O relato objetiva dissertar sobre a experiência de discentes participantes do projeto de extensão. A metodologia das ações articula-se do seguinte modo: são escolhidos os tipos de neoplasias mais prevalentes de acordo com os seus meses específicos de combate, a exemplo de outubro que foca no câncer ginecológico, e é realizada uma reunião científica entre os estudantes para que o conhecimento acerca da temática seja nivelado, bem como são produzidos materiais educativos; após isso, os discentes são divididos em grupos para abordar o tema por meio de rodas de conversa em Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) nas quais são debatidos pontos, como sintomas e exames de rastreio. Além disso, o Instagram é utilizado para disseminar informações sobre o tema, amplificando o poder da conscientização. Conclui-se que o Conscientizando sobre o Câncer proporciona não apenas uma oportunidade de os graduandos poderem aprender mais sobre neoplasias, mas desenvolverem suas habilidades de oratória ao precisarem adequar seu discurso à população leiga. Por fim, o projeto destaca a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer ao promover a educação em saúde na comunidade.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6548A CIÊNCIA ITINERANTE: O PROJETO BIOAÇÃO COMO ARTICULADOR DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA2024-08-29T00:49:45-03:00Danielle Perettirev.extendere@uern.br João Batista Costa Netorev.extendere@uern.br Keven Mateus de Morais Costarev.extendere@uern.brLucas Emanuel Marinheiro de Oliveirarev.extendere@uern.br<p>A extensão universitária surge como prática que auxilia a perpetuar o conhecimento científico à população local, expandindo-se além dos seus limites. O projeto BioAção da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, iniciado em 2018, busca ensinar ciências e biologia de forma motivadora mediante materiais didáticos e recursos científicos, alcançando desde as instituições de ensino até os espaços públicos, promovendo uma educação não-formal. O presente trabalho, por meio de um relato de experiência, discute a importância das ações promovidas na contribuição da divulgação científica e do desenvolvimento social, proporcionado pela aproximação dos alunos e professores universitários com a comunidade. A presença do projeto nas instituições de ensino da rede pública se demonstrou fundamental para o contato dos alunos com a investigação científica, estes que são carentes de laboratórios e recursos didáticos em suas escolas. Por meio das ações do projeto, pode-se perceber que a utilização dos diferentes materiais e a flexibilidade dos extensionistas para lidar com os diferentes públicos, gera interesse aos visitantes e resulta em uma mútua troca de aprendizados. As ações desenvolvidas em espaços públicos transparecem o caráter transformador social que a extensão pode assumir em uma comunidade, passando de agentes passivos para ativos, tornando-os integrantes do projeto. Toda a vivência permitiu uma análise mais crítica do projeto, interpretando sua importância na popularização do conhecimento científico para o público não acadêmico e, como essa comunidade ativa pode contribuir em retorno para a universidade, além de indagar o que se pode melhorar em futuras ações.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6558EDUCAÇÃO MÉDICA PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE MOSSORÓ-RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-09-01T16:01:13-03:00Eliseu dos Santos Marcosrev.extendere@uern.brJad Beatriz Coutinho Xavierrev.extendere@uern.brKamilla Liz Valença Furtadorev.extendere@uern.brPriscylla Flor Barbalhorev.extendere@uern.brAlyssandra Maria Lima Rodrigues Maiarev.extendere@uern.br<p>Bases suplementares ao ensino básico são essenciais para o conhecimento do corpo humano. Assim, os alunos, desde o início do período escolar, compreendem a importância sobre o funcionamento correto do corpo humano, prezando pelo desenvolvimento e bem-estar desses discentes. Dessa forma, o ELO-UERN é um projeto em que os aprendizes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de Mossoró-RN entram em contato com os alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para que assim tenham mais alicerces científicos dos estudos incluídos no campo das Ciências da Natureza. Para fins educativos, a extensão universitária da Liga de Anatomia Aplicada (LAANA) da UERN trouxe a exposição de peças anatômicas, especificamente, para instigar o interesse ao estudo da anatomia humana, com disponibilidade de contato direto, explicação concisa e resolução de dúvidas. Nesse sentido, foram tratados os sistemas: renal, cardiovascular, pulmonar e gastrointestinal, juntamente a 32 adolescentes que tiveram a oportunidade de vivenciar esse momento. Portanto, o projeto pôde estimular o conhecimento nos jovens por enriquecer o aprendizado deles de forma diferenciada e prática.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6560LAMPIAR: OS BASTIDORES DO PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO PROJETO2024-09-01T19:36:04-03:00Ana Quitéria da Silva Vieirarev.extendere@uern.brLorena Maria Medeiros de Oliveirarev.extendere@uern.brMaria Luiza Matos Neves Silveirarev.extendere@uern.brMonalisa Duarte Medeirosrev.extendere@uern.brOlavo Hamilton Ayres Freire de Andraderev.extendere@uern.br<p>O presente relato busca descrever a experiência da fundação do Projeto de Extensão Lampiar e Revista Lampiar, destacando a importância de tal movimento para o protagonismo estudantil, não só dos alunos da Faculdade de Direito - FAD (tendo em vista que são aceitos estudantes de diversos cursos), como para os de todos os campi da UERN e de outras Faculdades, sendo esta uma iniciativa pioneira no que diz respeito aos periódicos estudantis. Este trabalho apresenta as primeiras ações do projeto, que teve como principal produto uma revista, assim como a evolução de tais (abordando desde os minicursos, palestras, oficinas, o evento de lançamento da revista, entre outros), abarcando todo o desenvolvimento do projeto, desde as reuniões entre os discentes fundadores, assim como o processo de institucionalização. É importante destacar que o projeto surge em 2020, no auge da pandemia, fruto da vontade de se expressar dos alunos e da necessidade de transcender o campo jurídico, abarcando diversas áreas e temáticas. O projeto proporcionou, por fim, a multidisciplinaridade e multiculturalidade para os discentes e comunidade em geral, utilizando a extensão universitária e a importância dela para o desenvolvimento, não só acadêmico, assim como pessoal acontecesse.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6562ATUAÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM NO ENSINO PRÉ-ESCOLAR: CONTRIBUIÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO A CONTAMINAÇÃO POR PARASITOSES2024-09-01T21:58:54-03:00Ana Gabriela da Silvarev.extendere@uern.brAndrezza Karine Araújo de Medeiros Pereirarev.extendere@uern.brEliana Fixina Barretorev.extendere@uern.brJoão Bezerra de Queiroz Netorev.extendere@uern.brPalmyra Sayonara de Góisrev.extendere@uern.br<p>As parasitoses intestinais são um problema de saúde pública que acomete milhares de crianças no Brasil, estando a incidência das mesmas associadas à eficiência do saneamento básico e ao conhecimento da população em geral a respeito dos meios de prevenção e contágio da doença. Desse modo, este trabalho possui como objetivo relatar as experiências educativas vivenciadas pelos acadêmicos de Enfermagem no projeto de extensão PROEPA- Ação e Prevenção: Avaliação Parasitológica em Escolares e Manipuladores de Alimentos da Rede Pública de Ensino. O projeto está vinculado ao curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN),Campus Avançado de Pau dos Ferros (CAPF). As ações consistiram em atividades educativas em uma escola do município de Pau dos Ferros/RN e pesquisa parasitológica fecal e social com os escolares e manipuladores. Os resultados apontaram sucesso na realização da educação em saúde e alta incidência de parasitoses.<br><br></p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6564A PROBLEMÁTICA DO ABANDONO DE ANIMAIS E SEU IMPACTO NA SAÚDE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REDE DE PROTEÇÃO ANIMAL2024-09-02T09:05:07-03:00Álvaro Marcos Pereira Limarev.extendere@uern.brAna Valéria Cibulskirev.extendere@uern.brAndreina Marina Rebouças de Oliveirarev.extendere@uern.brLinda Pietra Gomes Leiterev.extendere@uern.br<p>Este artigo tem como objetivo relatar a experiência obtida a partir de uma ação comunitária a respeito da relação entre o abandono de animais e seu impacto na saúde pública. Para isso, a ação contou com a participação e organização de extensionistas da Rede de Proteção Animal (RPA) do curso de Medicina da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) que aplicaram um questionário composto por perguntas e respostas que envolviam temáticas como a tipificação de crime do abandono de animais no Brasil, o conceito de zoonoses, a relação entre o abandono de animais e a prevalência de doenças infecciosas que acometem seres humanos e alternativas que poderiam ser adotadas para a redução dessa problemática. Os participantes possuíam um determinado tempo para responder os questionamentos e recebiam alguns brindes como recompensa pela participação. Além das perguntas e respostas, realizou-se a divulgação do Projeto de Extensão, bem como dos inúmeros animais resgatados que se encontram disponíveis para adoção responsável, o que permitiu a discussão a respeito de uma das possibilidades para redução da problemática do abandono. A ação apresentou ótimos resultados na medida em que permitiu a percepção de que boa parte dos participantes não possuía conhecimento a respeito da relação entre o abandono de animais e seu impacto na Saúde Pública e proporcionou um espaço para o debate e para sanar as dúvidas que existiam com relação às zoonoses, formas de transmissão, principais reservatórios e formas de prevenção.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6565DO PAPEL À REALIDADE: UMA AÇÃO EXTENSIONISTA EM DEFESA DOS DIREITOS DOS IDOSOS2024-09-02T09:13:15-03:00Laisa Azevedo de Melorev.extendere@uern.brLara Lívia Vieira Vianarev.extendere@uern.brLeandro Gomes Maiarev.extendere@uern.brLílian de Andrade Melo Moraisrev.extendere@uern.brSuzana Carneiro de Azevedo Fernandesrev.extendere@uern.br<p>Segundo o Ministério da Saúde, no presente momento há em torno de 30 milhões de brasileiros acima de 60 anos, equivalente a 14% da população, e em 2050 essa faixa etária representará 30% dos cidadãos, sendo fundamental a realização de intervenções em educação à saúde voltadas para a população idosa no âmbito de qualquer instituição, seja no hospital, em abrigosou lares, além da importância do enfermeiro, enquanto educador em saúde, no desenvolvimento de práticas educativas dialógicas junto aos profissionais e responsáveis pelo cuidado. Esse estudo constitui-se em descrever a percepção de três discentes do curso de enfermagem e um aluno do curso de direito, sendo os quatro da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Aborda as experiências vivenciadas na ação educativa realizada no Instituto Amantino Câmara, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), com público-alvo de doze cuidadoras responsáveis pelos idosos no espaço, com a temática de “Direitos para os idosos”. Dessa maneira, houve uma troca e construção de novos conhecimentos, contribuindo no dia-a-dia vivenciado pelos profissionais e no desenvolvimento dos discentes.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6567A EXTENSÃO COMO APOIO EMOCIONAL FRENTE A INVISIBILIDADE DO PUERPÉRIO MATERNO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA2024-09-02T10:40:53-03:00Fernanda Damasceno Silvarev.extendere@uern.brGiselle Santos Costa de Oliveirarev.extendere@uern.brLaura Pereira da Silva Dantasrev.extendere@uern.brRaquel Fontes Cavalcantirev.extendere@uern.brSonnaly Alexandre Pintorev.extendere@uern.br<p> </p> <p><br>O puerpério é marcado por transformações do processo de adaptação entre mãe e filho, e também por questões emocionais, físicas e biológicas. O objetivo desse estudo é apresentar a vivência de discentes de Enfermagem no projeto de extensão voltado para grávidas e puérperas, em ações que visam o apoio diante da invisibilidade que a mulher sofre após o parto. As ações educativas do “Mãe Conectada”, incentivado pelo Programa de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e oportunizado pelo Departamento de Enfermagem do Campus de Pau dos Ferros contribuem para o empoderamento das puérperas, por meio de informações, possibilitando um cuidado eficaz ao binômio mãe/bebê. Tais ações oportunizaram disseminação de conhecimentos acerca do puerpério, englobando assuntos importantes a essas mulheres, uma vez que há necessidade de uma atenção maior nessa etapa, juntamente com a existência da invisibilidade materna durante o puerpério. No modo presencial, foram oferecidas orientações sobre puerpério, cuidados maternos, apoio psicológico, amamentação e orientações sobre saúde do recém-nascido, juntamente com a disponibilização de material educativo à beira do leito de uma maternidade. Já as ações virtuais foram publicadas no instagram e compartilhadas no whatsApp, abordando o significado do puerpério e suas fases, e discutindo sobre baby blues. A extensão mostrou-se como uma ferramenta para oferecer auxílio à mulher-mãe sobre maternidade, puerpério e cuidados maternos e com o bebê. O projeto apresentou-se como uma estratégia positiva em oferecer informações, prestar apoio às mães e para estimular habilidades e competências nos discentes.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6569LABORATÓRIO ITINERANTE DO AEDES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA2024-09-02T11:03:07-03:00Lisandra Oliveira Rafaelrev.extendere@uern.brMaria de Fátima De Melo Freire Ximenesrev.extendere@uern.brMaria Marília Leite Carlosrev.extendere@uern.brPatrícia Batista Barrarev.extendere@uern.br<p>O controle populacional do mosquito Aedes aegypti é considerado a forma mais eficiente de prevenção das arboviroses por ele transmitida, tais como dengue, febre Zika e chikungunya. Em virtude da adaptação ao ambiente urbano, a maior parte dos criadouros do vetor são encontrados dentro ou nos entornos das residências. Nesse sentido, a participação ativa da população é fundamental, bem como as atividades de Educação em Saúde destinadas a orientá-la. O presente trabalho relata a experiência vivida ao longo dos quatro anos de realização do projeto de extensão intitulado “Laboratório Itinerante do Aedes”, no qual os estudantes do curso de Medicina da UERN, como uma atividade acadêmica do componente curricular Parasitologia Médica, foram desafiados a adaptar e disseminar os conhecimentos teóricos e práticos obtidos, apostando no potencial do público infanto-juvenil, como partícipes do controle do vetor e multiplicadores de informações no ambiente familiar, em decorrência da participação em uma atividade contextualizada, com metodologias diversificadas e realizadas no ambiente escolar. As ações foram desenvolvidas em 14 escolas públicas, sendo duas estaduais, destinadas aos estudantes do Ensino Médio (1º aos 3º Anos), e 12 escolas municipais, direcionadas aos estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º aos 9º Anos). Mesmo sabendo que as ações de educação devam ser constantes para obtenção de resultados efetivos, espera-se que as atividades desenvol vidas tenham contribuído com a temática, por apresentar uma abordagem diferenciada, focada na visualização, experimentação e compreensão de aspectos relevantes da biologia do vetor, visando a realização de práticas efetivas e uma consciência coletiva.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6493Sumário2024-08-21T00:24:03-03:00Anairam Medeirosanairammedeiros@uern.br<p>Sumário</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6499Editorial2024-08-23T13:10:08-03:00Saulo Gomes Batistaperiodicosuern@uern.br<p>Editorial.</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDEREhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/EXT/article/view/6573Expediente2024-09-02T13:52:30-03:00Denise dos Santos Vasconcelos Silvarev.extendere@uern.br<p>Expediente</p>2024-09-05T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 EXTENDERE