ASPECTOS HISTÓRICOS E GEOGRÁFICOS DO NORDESTE BRASILEIRO NOS ENREDOS DAS ESCOLAS DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.33237/2236-255X.2023.4976Palavras-chave:
Nordeste, Escolas de Samba, Enredos históricos e geográficosResumo
O objetivo deste artigo é analisar como os aspectos históricos e geográficos do Nordeste brasileiro são apresentados nos enredos das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. Foram analisados 13 enredos de caráter histórico e geográfico sobre o Nordeste, apresentados entre os anos de 1999 e 2022. Os procedimentos adotados consistiram em uma pesquisa bibliográfica sobre a história das ES e a evolução dos seus enredos, bem como sobre o Nordeste, e a realização de pesquisa documental (do levantamento das sinopses dos enredos, do caderno Abre-Alas, de letras dos sambas e das imagens dos desfiles). Para a análise, foram selecionados 14 enredos dentre os 34 pertencentes ao período do recorte temporal da pesquisa que faziam referência a algum aspecto da realidade nordestina como um todo, ou de algum estado ou cidade em particular. Conclui-se que as narrativas e as imagens apresentadas nos enredos aqui analisados não diferem das representações que historicamente têm sido feitas do Nordeste em várias outras áreas, em que suas características (geográficas, sociais, econômicas, culturais etc.) são retratadas como particularmente marcantes quando consideradas em relação a outras regiões do país. Para além dos reducionismos e estereótipos, a região é também representada como espaço de resistência e resiliência — da natureza e do próprio nordestino — e possuidora de uma identidade cultural que se manifesta por meio da música, do artesanato, da religiosidade e das manifestações culturais.
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