CONFIGURAÇÕES ELETRÔNICAS: ANÁLISES E EVIDÊNCIAS

Autores

  • Jackson da Silva Santos
  • Daguia de Medeiros Silva

Palavras-chave:

Análise; livros didáticos; configurações.

Resumo

Neste artigo relata-se uma análise sobre diferentes formas de abordagens apresentadas em livros didáticos sobre configurações eletrônicas, enfocando possí­veis implicações para o desenvolvimento cognitivo dos alunos, face à possibilidade de geração de concepções alternativas, em detrimento de bases conceituais mais corretas. Identificaram-se possí­veis entraves resultantes de simplificações, especialmente sobre energias dos elétrons em diferentes configurações eletrônicas por subní­veis. Foram analisados livros de quí­mica geral e de quí­mica inorgânica usados nos ní­veis de ensino médio e superior, verificando-se que alguns conceitos apresentados em livros do ensino médio são ratificados em livros do ensino superior, enquanto outros conceitos não o são.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-04-04