FINANÇAS PESSOAIS: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DE SANTA CATARINA
DOI:
https://doi.org/10.31864/rcc.v10i2.2683Palavras-chave:
Finanças Pessoais, Planejamento Financeiro, Alunos, Ciências ContábeisResumo
O objetivo deste artigo foi analisar a percepção de alunos de Ciências Contábeis de uma
universidade comunitária de Santa Catarina em relação í s suas finanças pessoais. Esta pesquisa
é classificada como quantitativa quanto à abordagem, descritiva em relação aos objetivos e de
levantamento no que diz respeito aos procedimentos. Como instrumento de coleta de dados, foi
aplicado um questionário contendo vinte e sete questões fechadas baseadas nos estudos de
Medeiros e Lopes (2014) e Conto et al. (2015). A população foi de 127 alunos matriculados no
curso de Ciências Contábeis em 2019/1 de uma universidade comunitária de Santa Catarina e
a amostra foi de 92 alunos, que corresponde a 72,44% da população. Os dados coletados foram
tabulados por meio do software Microsoft Excel® e a técnica de análise utilizada foi a estatística
descritiva, segundo a distribuição de frequência relativa. Como principais resultados, a pesquisa
mostrou que a grande parte dos alunos possuem conhecimento regular em relação ao tema
pesquisado. Apesar disto, dão grande importância para informações voltadas à educação
financeira pessoal e concordam em sua grande maioria que o ensino da educação financeira é
essencial para a formação do cidadão brasileiro. Também se observou que os respondentes se
preocupam em gerenciar melhor o seu dinheiro para futuramente poderem desfrutar de uma
vida financeira tranquila.