NÍVEL DE CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES INSERIDOS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO SOBRE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA
DOI:
https://doi.org/10.31864/rcc.v10iEspecial.2794Palavras-chave:
Finanças pessoais, Ensino Médio, Educação FinanceiraResumo
A Educação Financeira tem se tornado cada vez mais necessária na vida dos indivíduos, pois
auxilia na compreensão e orientação de tomada de decisões quando se trata de Finanças
Pessoais. É um processo educativo de formação que desenvolve atividades a fim de colaborar
os consumidores a conduzir seus orçamentos, incentivando-os a poupar e investir. Diante disso,
o objetivo desta pesquisa é de analisar o nível de conhecimento sobre a educação financeira dos
estudantes inseridos na Rede Estadual de Ensino Médio. Para tanto, desenvolveu-se um estudo
de caráter descritivo, quantitativo e por meio de um estudo de campo, com aplicação de um
questionário com questões fechadas à alunos das 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio de uma
escola pública de Mossoró-RN. Os resultados demonstram para um baixo nível de
entendimento dos discentes sobre a educação financeira, evidenciados pelas médias obtidas nas
respostas, revelando uma preocupação e a necessidade de inserção da educação financeira no
currículo das escolas da rede pública. Cabe ressaltar que os alunos concluintes do ensino médio
se sobressaíram aos demais, demonstrando uma melhor compreensão sobre a temática.