PRESENÇA DO GÊNERO FEMININO ENTRE OS DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA IES EM MOSSORÓ/RN
DOI:
https://doi.org/10.31864/rcc.v10iEspecial.2799Palavras-chave:
Gênero Feminino, Ensino superior, Ciências ContábeisResumo
A diversidade de gênero tem sido um tema constante na mídia, através da publicidade, do
cinema, de novelas, etc. Com o interesse pela questão, diversos pesquisadores têm se debruçado
sobre a temática em seus mais diversos aspectos, dentre os quais destaca-se a discussão da
diversidade de gênero no ensino contábil. Destarte, o presente estudo tem como objetivo
verificar a presença do gênero feminino entre os discentes do curso de graduação em Ciências
Contábeis na UFERSA no período de 2009 a 2018. A pesquisa foi conduzida pelo método
descritivo e quantitativo, através de análise documental. Os dados foram obtidos no Sistema
Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e analisados através de técnicas da
estatística descritiva. Através da estatística descritiva para a variável gênero, verificou-se, em
média a maior presença entre o gênero masculino (20,18%), comparada à média do gênero
feminino, que foi de 14,45%. Concluindo que, mesmo o gênero feminino lutando para ter
igualdade de gênero, o gênero masculino ainda se sobressai nos aspectos estudados. Ao analisar
a relação entre gênero e desempenho acadêmico, verificou-se, em linhas gerais, que discentes do gênero feminino têm um melhor desempenho acadêmico frente aos discentes do gênero
masculino.