UMA ANÁLISE DE PREÇO NO SETOR SUPERMERCADISTA: UM ESTUDO COM BASE NO MODELO ESTRUTURA-CONDUTA-DESEMPENHO
DOI:
https://doi.org/10.31864/rcc.v9i2.302Palavras-chave:
Supermercado, Precificação, Estrutura-Conduta-DesempenhoResumo
O estudo partiu da organização industrial e do paradigma estrutura-conduta-desempenho na rede de supermercado. A inquietação do estudo foi: Qual a influência de características específicas como tamanho e posição geográfica nos preços praticados por rede supermercadista da cidade de Natal/RN? O objetivo foi identificar as características específicas como tamanho e posição geográfica nos preços praticados por rede supermercadista da cidade de Natal/RN. A classificação da pesquisa: quantos aos fins a pesquisa foi descritiva e explicativa e quanto aos meios, a pesquisa foi documental. Para responder o estudo, utilizou-se da estatística descritiva e a Regressão Linear Múltipla. A pesquisa demonstrou que os supermercados maiores possuem preços em sua maioria, preços medianos do que os demais. A pesquisa revelou que nem sempre os supermercados líderes de preço possuem os menores preços do mercado. Os supermercados menores estão praticando preços mais competitivos, outro ponto relevante que a pesquisa demonstrou que os clientes preferem ou optam por redes de supermercados de bairros mesmo pagando mais caro como revela o estudo, porque estes realizam entrega a domicílio.