ASSOCIAÇÃO ENTRE A REMUNERAÇÃO DE DIRETORES E A REPUTAÇÃO CORPORATIVA EM EMPRESAS LISTADAS NA B3
Palavras-chave:
Remuneração executiva, Reputação corporativa, Teoria da Agência, Teoria dos StakeholdersResumo
Respaldado pela Teoria dos Stakeholders, o presente estudo investiga a associação entre a remuneração executiva e a reputação corporativa no Brasil. De natureza quantitativa, a pesquisa utilizou-se de técnicas da estatística descritiva e da Análise de Correspondência Simples (ANACOR). Como métrica da remuneração dos diretores, utilizou-se a remuneração total dos executivos. A proxy da reputação corporativa é mensurada a partir da participação no Ranking Merco – Monitor Empresarial de Reputação Corporativa. Através da estatística descritiva, verificou-se que, no geral, as empresas com reputação remuneram melhor seus diretores, possuem comitê de sustentabilidade e são maiores. Através da Anacor, conclui-se que existe uma associação positiva entre a reputação corporativa com a remuneração de diretores, tendo em vista que as empresas com reputação estão associadas í quelas que possuem alta remuneração.