ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS PRIVADAS LISTADAS NA B3 DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Indicadores econômico-financeiros, Endividamento, Empresas do setor de Educação, Liquidez, RentabilidadeResumo
O objetivo da pesquisa é analisar os efeitos da COVID-19 nos indicadores financeiros das empresas do segmento de educação da Brasil, Bolsa, Balcão - B3, uma vez que, pelo fato de tais empresas terem sido diretamente impactadas pela pandemia da COVID-19, é razoável supor que seu desempenho tenha sofrido mudanças significativas durante a pandemia (2020) em comparação com o período pré-pandemia (2019). Para tanto, foram comparados dez índices englobados em indicadores de liquidez, rentabilidade e endividamento, através das técnicas estatísticas de testes paramétricos e não-paramétrico de diferenciação de média. A empresa que obteve melhor desempenho foi a Anima, que registrou aumento nos índices de liquidez e redução nos índices de endividamento. As empresas Ser Educacional e YUDQS apresentaram resultados semelhantes, com aumento nos índices de liquidez e também nos índices de endividamento. A Cogna apresentou os piores resultados, apesar de ter aumento nos índices de liquidez, houve reduções em seus índices de rentabilidade e significativos aumentos nos índices de endividamento. Adicionalmente, o resultado do teste de médias evidencia que apenas as variáveis liquidez imediata, liquidez corrente e liquidez seca apresentaram diferenças estatisticamente significativas no período pré e durante a pandemia da COVID-19 dentre as instituições do setor de educação analisadas. Todos os demais índices não têm diferenças em suas médias no período analisado. Por fim, ao concluir esta pesquisa, é possível inferir que as consequências econômico-financeiras advindas da pandemia não foram uniformes para as Instituições de Ensino Superior listadas na B3.