EDUCAÇÃO FINANCEIRA E TOMADA DE DECISÃO SOB A ÓTICA DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Palavras-chave:
Educação Financeira, Tomada de decisão, Ciências ContábeisResumo
Diversas pesquisas discutem sobre a relevância do tema de Educação Financeira para a tomada de decisões, especialmente, dos estudantes universitários. Assim, o objetivo desta pesquisa foi verificar a utilização dos conhecimentos financeiros na tomada de decisão pelos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Alagoas. Evidenciando, deste modo, de que maneira as disciplinas oferecidas pelo curso podem auxiliar na gestão de suas finanças pessoais. Para isto, contou com uma amostra de 320 respondentes e foi aplicado questionário online na plataforma Google Forms, adaptado do modelo de Potrich, Vieira e Kirch (2015). A coleta de dados foi realizada nos meses de abril e maio de 2020 e, quanto aos dados levantados, utilizou-se a análise descritiva, frequências absolutas e relativas. Os resultados encontrados indicaram que os discentes costumam fazer o controle de suas finanças mensalmente, consideram o dinheiro um instrumento relevante para a concretização de sonhos, possuem dívidas principalmente no curto prazo, contraídas através de cartão de crédito e carnês de lojas. Constatou-se, ainda, que eles detêm conhecimento sobre conceitos básicos de finanças, como juros compostos e valor do dinheiro no tempo. Desse modo, se pretenderem empregar recursos em investimentos, inclusive para destinar recursos financeiros para a velhice, os conceitos contábeis mais específicos poderão ajudá-los nestas decisões. Conclui-se, portanto, que a educação financeira auxilia na tomada de decisão de forma segura e confiável, aperfeiçoando a gestão de suas finanças e não deixando de retratar sobre o futuro.