EFEITO BATOM, SUSTENTABILIDADE E OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID 19 NO CONSUMO NO BRASIL

Autores

  • Francisca Noeme Moreira de Araújo
  • Marcelo Victor Alves Bila Queiroz
  • Walid Abbas El-Aouar
  • César Ricardo Maia de Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.31864/2447-2921.2023.4924

Resumo

A pandemia provocada pelo Covid-19 já é considerada uma das maiores da história e afetou diretamente a vida das pessoas, inclusive o consumo, exigindo das organizações rápidas adaptações. A partir desse contexto, este estudo tem como objetivo geral identificar se as pessoas modificaram seus hábitos de consumo no que se refere a produtos de higiene e cuidados pessoal, cosméticos e perfumaria desde o início da pandemia. O processo de coleta de dados aconteceu de maneira online e obteve a participação de 137 pessoas. A pesquisa é de caráter descritiva e quantitativa. Os resultados apontam que as pessoas modificaram o estilo de consumo dos produtos estudados e que o batom deixou de ser o item mais consumido, dando lugar a outros produtos cosméticos e de cuidados com a pele, contrariando os resultados do efeito batom. Além disso, identificou que as questões relacionadas a qualidade, preço e crueltly free, são critérios a serem analisados na escolha desses produtos, embora continuem consumindo produtos de marcas que não são crueltly free.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-04-11

Como Citar

Francisca Noeme Moreira de Araújo, Marcelo Victor Alves Bila Queiroz, Walid Abbas El-Aouar, & César Ricardo Maia de Vasconcelos. (2023). EFEITO BATOM, SUSTENTABILIDADE E OS IMPACTOS DA PANDEMIA COVID 19 NO CONSUMO NO BRASIL. Revista Conhecimento Contábil, 13(1). https://doi.org/10.31864/2447-2921.2023.4924