REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE GESTÃO DE MARKETING, ESTRATÉGIAS E RECURSOS ORGANIZACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.31864/2447-2921.2023.4926Resumo
O estudo busca analisar a relevância da aplicabilidade dos recursos e estratégias organizacionais à da gestão de marketing nas empresas. Para esta pesquisa, realizou-se um mapeamento da produção científica em bases de dados nacionais, nas quais foram identificados 40 artigos devidamente alinhados ao tema recursos, estratégia e gestão de marketing. Nessa investida, foram considerados os seguintes critérios: (i) o delineamento metodológico; e (ii) seleção do portfólio de revisão sistemática de literatura (RSL). O processo metodológico levou em conta artigos científicos, sendo selecionadas as bases de dados bibliográficas Spell e Scielo. Diante disso, os resultados relevantes foram: (i) a Revista Brasileira de Gestão de Negócios (RBGN) e a Revista de Administração de Empresas (ERA) como destaques (ii) 2019 como o ano com o maior número de artigos publicados sobre tema proposto; (iii) 40% dos artigos relacionados foram publicados por dois autores; (iv) Pablo Antonio Munoz-Gallego e Abbyssinia Mushunje foram autores destaques com respectivamente, 2.559 e 1.359 citações, e o (v) Brasil como país com maior registro de publicações (67,5%). Este estudo tende a colaborar na compreensão de como a aplicabilidade dos recursos e estratégias organizacionais podem ser utilizadas para aperfeiçoar a gestão de marketing nas empresas. O que se pretendeu foi oferecer uma outra lente que possa contribuir no aprimoramento dos processos de gestão nas organizações, a partir da aplicação dos recursos e estratégias na geração de resultados satisfatórios.