PROBLEM-BASED LEARNING NO ENSINO DA CONTABILIDADE: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.31864/2447-2921.2023.5298Palavras-chave:
Problem-Based Learning, Competências e habilidades, realidade profissional do contadorResumo
O presente estudo teve por objetivo analisar a percepção dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto futuros docentes, a respeito da viabilidade de utilização e as competências desenvolvidas do método PBL. A pesquisa de campo ocorreu em 2019. A coleta de dados e proveniente das entrevistas realizadas com alunos, da observação participante e da análise documental. A análise empírica da presente pesquisa teve por alicerce os estudos de Gerstein, winter e hertz (2016); Frezatti e Silva (2014); Martins, Espejo e Frezatti; (2015); Barbosa e moura (2013) entre outros. Os resultados evidenciam que os resultados os participantes atingiram o objetivo proposto pois, além de corresponderem às chaves de respostas esperadas, trouxeram diferenciais. As notas atribuídas na avaliação evidenciam que os discentes perceberam o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes, segundo os participantes o método pode ser aplicável no curso de Ciências Contábeis em diversas disciplinas, por ensejar a interdisciplinaridade, além de ser eficaz em aproximar os alunos da realidade profissional.