BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: Uma análise no curso de Ciências Contábeis antes e após a pandemia da COVID-19

Autores

  • Carlos Henrique de Oliveira
  • Odilon Germano Filho
  • Ítalo Carlos Soares do Nascimento
  • Geison Calyo Varela de Melo
  • Dário Policarpo dos Santos Moreira

Palavras-chave:

metodologias ativas, ciências contábeis, ensino superior

Resumo

Esta pesquisa buscou analisar, os benefícios encontrados e as dificuldades enfrentadas na
aplicação de metodologias ativas no curso de Ciências Contábeis antes e após a pandemia da COVID19 sob a ótica discente. O estudo foi conduzido de forma descritiva e qualitativa, adotando a
abordagem de estudo de caso em duas turmas de Controladoria na Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte (UERN) nos semestres letivos 2019.1 e 2023.1. Os dados foram obtidos mediante
aplicação de questionários e a análise se deu por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados
revelaram benefícios significativos em ambas as fases. Antes da pandemia, evidenciaram-se
competências como pensamento crítico e trabalho em equipe, enquanto após, a ênfase recaiu sobre
curiosidade, motivação, e a valorização de aulas práticas. Dificuldades como aversão ao método e
estudo autônomo persistiram, acrescentando-se a questão da estrutura física no contexto póspandêmico. A recomendação unânime das metodologias ativas, sublinhando a proatividade e o
estímulo à pesquisa, refletiu uma percepção positiva. Auditoria destacou-se como a disciplina mais
recomendada, seguida por Contabilidade Avançada e de Custos. Academicamente, o estudo contribui
ao corroborar achados anteriores e identificar mudanças no perfil discente pós-pandemia. Em termos
práticos, sugere adaptações nas estratégias de ensino para atender às expectativas dos alunos e destaca a importância de metodologias inovadoras alinhadas às demandas contemporâneas do ambiente
educacional.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Carlos Henrique de Oliveira, Odilon Germano Filho, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Geison Calyo Varela de Melo, & Dário Policarpo dos Santos Moreira. (2024). BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: Uma análise no curso de Ciências Contábeis antes e após a pandemia da COVID-19. Revista Conhecimento Contábil, 14(1). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCC/article/view/6366