BENEFÍCIOS E DIFICULDADES NA APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: Uma análise no curso de Ciências Contábeis antes e após a pandemia da COVID-19
Palavras-chave:
metodologias ativas, ciências contábeis, ensino superiorResumo
Esta pesquisa buscou analisar, os benefícios encontrados e as dificuldades enfrentadas na
aplicação de metodologias ativas no curso de Ciências Contábeis antes e após a pandemia da COVID19 sob a ótica discente. O estudo foi conduzido de forma descritiva e qualitativa, adotando a
abordagem de estudo de caso em duas turmas de Controladoria na Universidade do Estado do Rio
Grande do Norte (UERN) nos semestres letivos 2019.1 e 2023.1. Os dados foram obtidos mediante
aplicação de questionários e a análise se deu por meio da técnica análise de conteúdo. Os resultados
revelaram benefícios significativos em ambas as fases. Antes da pandemia, evidenciaram-se
competências como pensamento crítico e trabalho em equipe, enquanto após, a ênfase recaiu sobre
curiosidade, motivação, e a valorização de aulas práticas. Dificuldades como aversão ao método e
estudo autônomo persistiram, acrescentando-se a questão da estrutura física no contexto póspandêmico. A recomendação unânime das metodologias ativas, sublinhando a proatividade e o
estímulo à pesquisa, refletiu uma percepção positiva. Auditoria destacou-se como a disciplina mais
recomendada, seguida por Contabilidade Avançada e de Custos. Academicamente, o estudo contribui
ao corroborar achados anteriores e identificar mudanças no perfil discente pós-pandemia. Em termos
práticos, sugere adaptações nas estratégias de ensino para atender às expectativas dos alunos e destaca a importância de metodologias inovadoras alinhadas às demandas contemporâneas do ambiente
educacional.