O IMPACTO DA DIVULGAÇÃO DE SANÇÕES ADMINISTRATIVAS AMBIENTAIS NO VALOR DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

Autores

  • Flávio José de Melo
  • Francisco Gleisson Paiva Azevedo
  • Luiz Panhoca
  • Frederico Fonseca da Silva

Palavras-chave:

Sanções administrativas ambientais, Empresas poluidoras, Multas ambientais

Resumo

A publicidade dos resultados econômicos e financeiros, sejam positivos ou negativos, é um
mecanismo de contato direto entre a empresa e stakeholders. A divulgação de sanções por danos ao
meio ambiente tem chamado a atenção de comunidades de todo o mundo. Este estudo verifica a
relação negativa na divulgação de sanções administrativas ambientais em empresas dos setores
classificados nas atividades potencialmente poluidoras, por meio de estudo de evento. A amostra foi
composta por empresas listadas na B3, no período entre 2019 a 2021. A coleta de dados foi realizada
nos relatórios de sustentabilidade, relato integrado, formulários de referência, fatos relevantes, jornais
e mídias sociais. As cotações diárias dos títulos das empresas foram obtidas na Thomson Reuters®. Os
resultados demonstraram três retornos anormais negativos, após o rompimento da barragem de rejeitos
da Mina Córrego do Feijão, pertencentes à Vale S. A., no município de Brumadinho, e os reflexos no
valor das ações da empresa Vale. Constatou-se que em 83% dos casos os anúncios de sanções
ambientais não impactam diretamente o valor das ações das empresas. Verificou-se também que a
natureza do evento, como notícias sobre tragédias que provocam comoção popular, afetam o valor das
ações.

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Publicado

2024-07-12

Como Citar

Flávio José de Melo, Francisco Gleisson Paiva Azevedo, Luiz Panhoca, & Frederico Fonseca da Silva. (2024). O IMPACTO DA DIVULGAÇÃO DE SANÇÕES ADMINISTRATIVAS AMBIENTAIS NO VALOR DAS EMPRESAS BRASILEIRAS. Revista Conhecimento Contábil, 14(1). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCC/article/view/6367