O IMPACTO DA DIVULGAÇÃO DE SANÇÕES ADMINISTRATIVAS AMBIENTAIS NO VALOR DAS EMPRESAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
Sanções administrativas ambientais, Empresas poluidoras, Multas ambientaisResumo
A publicidade dos resultados econômicos e financeiros, sejam positivos ou negativos, é um
mecanismo de contato direto entre a empresa e stakeholders. A divulgação de sanções por danos ao
meio ambiente tem chamado a atenção de comunidades de todo o mundo. Este estudo verifica a
relação negativa na divulgação de sanções administrativas ambientais em empresas dos setores
classificados nas atividades potencialmente poluidoras, por meio de estudo de evento. A amostra foi
composta por empresas listadas na B3, no período entre 2019 a 2021. A coleta de dados foi realizada
nos relatórios de sustentabilidade, relato integrado, formulários de referência, fatos relevantes, jornais
e mídias sociais. As cotações diárias dos títulos das empresas foram obtidas na Thomson Reuters®. Os
resultados demonstraram três retornos anormais negativos, após o rompimento da barragem de rejeitos
da Mina Córrego do Feijão, pertencentes à Vale S. A., no município de Brumadinho, e os reflexos no
valor das ações da empresa Vale. Constatou-se que em 83% dos casos os anúncios de sanções
ambientais não impactam diretamente o valor das ações das empresas. Verificou-se também que a
natureza do evento, como notícias sobre tragédias que provocam comoção popular, afetam o valor das
ações.