PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE CRIPTOMOEDAS: ANÁLISE COMPARATIVA EM CURSOS DE GESTÃO E NEGÓCIOS DE IES PRIVADAS DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.31864/2447-2921.2025.7400Palavras-chave:
Criptomoedas, Percepção discente, Gestão e negóciosResumo
Atualmente, percebe-se cada vez mais a inserção de vários tipos de investimentos no mercado
financeiro, o que demanda o aumento das discussões sobre temas emergentes, como é o caso
das criptomoedas. Dessa forma, o objetivo do estudo é analisar a percepção dos discentes de
cursos da área de gestão e negócios sobre as criptomoedas. Para tanto, desenvolveu-se uma
pesquisa de descritiva, com abordagem quantitativa, realizada por meio de um levantamento
com estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas do estado do Rio Grande do
Norte. Os resultados apontam para um baixo nível de conhecimento sobre as criptomoedas entre
os discentes, embora reconheçam sua relevância e expansão no mercado. A maioria dos
participantes declarou não realizar investimentos nessa área, enquanto uma minoria, composta
sobretudo por estudantes do curso de Ciências Contábeis, afirmou investir em criptoativos,
tendo como principais motivações a expectativa de valorização futura ou interesses específicos.
A pesquisa contribui ao evidenciar a necessidade de ampliar o debate acadêmico sobre o tema
e reforça a relevância da inserção de conteúdos relacionados às finanças digitais nos currículos
dos cursos da área de gestão e negócios, preparando os futuros profissionais para os desafios
do mercado contemporâneo.