DETERMINANTES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE DO CAMPUS IV DA UFPB
Palavras-chave:
Educação financeira, Alfabetização financeira, Finanças pessoaisResumo
O presente artigo teve como objetivo verificar o nível de educação financeira de estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue do Campus IV da Universidade Federal da Paraíba e seus determinantes. Utilizou-se o método de pesquisa descritivo, com procedimentos bibliográficos e levantamento de dados. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário, com questões abertas e fechadas. A amostra da pesquisa compreendeu 303 alunos, sendo 181 de Ciências Contábeis e 122 de Secretariado Executivo Bilíngue. Os resultados demostraram que o nível de educação financeira dos estudantes de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilíngue foi muito baixo, apenas 24% do total de estudantes pesquisados acertaram as três questões que medem o nível de educação financeira. Em contraste com esse nível de educação financeira muito baixo, os estudantes se autoavaliam com um bom conhecimento financeiro, dando uma nota 4,37, considerada boa, em uma escala de 1 a 7, em que 1, 2 e 3 é ruim, 4, 5 e 6 é bom e 7 é ótimo, para seu próprio conhecimento. As variáveis consideradas como determinantes para o nível de educação financeira dos estudantes encontradas foram: curso, gênero, idade, nível de escolaridade do pai e período do curso. Os resultados encontrados sugerem uma maior atenção para a educação financeira no ensino superior.