DETERMINANTES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE DO CAMPUS IV DA UFPB

Autores

  • João Batista Miguel Honório
  • Gilberto Magalhães da Silva Filho
  • Josinaldo Ramos da Silva
  • Jane Kelly Batista Ramalho Pedroza
  • Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa

Palavras-chave:

Educação financeira, Alfabetização financeira, Finanças pessoais

Resumo

O presente artigo teve como objetivo verificar o ní­vel de educação financeira de estudantes dos cursos de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilí­ngue do Campus IV da Universidade Federal da Paraí­ba e seus determinantes. Utilizou-se o método de pesquisa descritivo, com procedimentos bibliográficos e levantamento de dados. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de um questionário, com questões abertas e fechadas. A amostra da pesquisa compreendeu 303 alunos, sendo 181 de Ciências Contábeis e 122 de Secretariado Executivo Bilí­ngue. Os resultados demostraram que o ní­vel de educação financeira dos estudantes de Ciências Contábeis e Secretariado Executivo Bilí­ngue foi muito baixo, apenas 24% do total de estudantes pesquisados acertaram as três questões que medem o ní­vel de educação financeira. Em contraste com esse ní­vel de educação financeira muito baixo, os estudantes se autoavaliam com um bom conhecimento financeiro, dando uma nota 4,37, considerada boa, em uma escala de 1 a 7, em que 1, 2 e 3 é ruim, 4, 5 e 6 é bom e 7 é ótimo, para seu próprio conhecimento. As variáveis consideradas como determinantes para o ní­vel de educação financeira dos estudantes encontradas foram: curso, gênero, idade, ní­vel de escolaridade do pai e perí­odo do curso. Os resultados encontrados sugerem uma maior atenção para a educação financeira no ensino superior. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

João Batista Miguel Honório, Gilberto Magalhães da Silva Filho, Josinaldo Ramos da Silva, Jane Kelly Batista Ramalho Pedroza, & Luiz Gustavo de Sena Brandão Pessoa. (2020). DETERMINANTES DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E SECRETARIADO EXECUTIVO BILÍNGUE DO CAMPUS IV DA UFPB . Revista Conhecimento Contábil, 5(2). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCC/article/view/805