ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: uma Análise da Dí­vida Consolidada e dos Resultados Nominal e Primário dos Municí­pios Catarinenses.

Autores

  • Camila Brehm da Costa
  • Fabiano Maury Raupp
  • Rafael Tezza

Palavras-chave:

Endividamento, Lei de Responsabilidade Fiscal, Dí­vida Pública

Resumo

O presente estudo visa analisar se a LRF, como ferramenta de gestão fiscal, limita o endividamento público dos municí­pios catarinenses. Os dados analisados compreendem o exercí­cio de 2015, com base nas informações divulgadas no SICONFI - Sistema de Informações Contábeis Fiscais do Setor Público Brasileiro – no perí­odo de 01/01/2016 até 30/09/2016. Para a consecução desse objetivo foram analisados o cumprimento do limite estabelecido pelo Senado Federal, o comportamento da dí­vida consolidada sobre o PIB e o cumprimento das metas de Resultado Nominal e Primário. Como resultado, obteve-se, que a LRF apesar de contar várias obrigações legais, ainda não cumpre seu papel quando à contenção de endividamento dos municí­pios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-03-03

Como Citar

Camila Brehm da Costa, Fabiano Maury Raupp, & Rafael Tezza. (2020). ENDIVIDAMENTO PÚBLICO: uma Análise da Dí­vida Consolidada e dos Resultados Nominal e Primário dos Municí­pios Catarinenses . Revista Conhecimento Contábil, 5(2). Recuperado de https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RCC/article/view/806