FORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DO PROFESSOR DE CONTABILIDADE: uma visão dos discentes do curso de Ciências Contábeis das IES de Mossoró/RN
Palavras-chave:
Ensino da contabilidade, Docência Superior, Metodologia de EnsinoResumo
Como forma de aperfeiçoamento do processo de formação acadêmica, bem como para atender aos diferentes anseios dos discentes, a presente pesquisa teve como objetivo identificar as estratégias de ensino adotadas pelos professores de contabilidade sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) de Mossoró/RN: UERN, UFERSA e Mater Christi. A metodologia é classificada como uma pesquisa descritiva e quantitativa, utilizando técnicas da estatística descritiva. Como procedimento utilizou-se o levantamento e, para a coleta de dados, foi elaborado um questionário com perguntas fechadas, aplicado ao total de 190 discentes no primeiro semestre de 2016. Os resultados apontaram para a necessidade dos docentes receberem uma formação específica sobre o ensino, com a introdução da disciplina didática. Quanto í s metodologias de ensino utilizadas pelos docentes e a percepção dos discentes acerca dos métodos de ensino do curso de ciências contábeis, percebeu-se que há uma discrepância entre as indicações dos discentes quanto í s suas preferências e aos métodos mais utilizados pelos docentes. Percebeu-se que o tipo de aula mais eficaz sob a percepção dos discentes são as aulas práticas, porém este é um dos métodos de ensino menos utilizados pelos docentes. Em contrapartida, o terceiro método de ensino mais utilizado pelos professores são os seminários, sendo esta metodologia a menos relevante sob a perspectiva dos discentes. Contudo, verificou-se também que a resolução de exercícios e a aula expositiva foram apontadas tanto como o tipo de aula mais eficaz, quanto as mais utilizadas pelos docentes.