https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/issue/feedREDFOCO2024-10-20T22:05:46+00:00Helderredlehcc@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista REDFOCO é uma instância de difusão da produção acadêmica dos pesquisadores da área de conhecimento circunscrita ao campo de intervenção da Educação Física em suas múltiplas intersecções, assim como dissemina saberes provenientes de áreas como educação, ensino, saúde, ciências sociais e humanas, políticas públicas, dentre outras, especificamente as que permitem a ampliação dos olhares relativos à constituição do homem que somos e nos tornamos.</p> <p>Desse modo, assume o permanente diálogo entre as diversas áreas, admitindo também o seu característica interdisciplinar. É editada pelo Curso de Educação Física/CEF/CAMEAM/UERN, possuindo periodicidade anual, a qual publica prioritariamente pesquisas originais sobre temas relevantes e inéditos, mas também há espaço para trabalhos de caráter interpretativo tais como ensaios e artigos de revisão.</p>https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/6217Editorial2024-06-01T19:32:40+00:00Helder Cavalcante Câmararedlehcc@gmail.com2024-06-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REDFOCOhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/4759IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E EXERCÍCIOS: 2023-02-14T14:11:47+00:00BIANCA QUEIROZmoniellysilva98@gmailcomJORGE ALEXANDRE MAIA DE OLIVEIRAjorgealexandre16@gmail.com<p>No início do ano de 2020, ocorreu uma disseminação do coronavírus (SARS-CoV-2) que passou a atingir todo o mundo, resultando em uma pandemia. O inesperado avanço da doença e a falta de estudos na área para o controle dos casos implicou em medidas para conter a rápida transmissão. Uma dessas medidas foi o distanciamento social que acarretou em mudanças drásticas na rotina das pessoas. Assim sendo, o objetivo deste estudo é analisar, com base na literatura, quais foram os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no âmbito da prática de atividades físicas e exercícios de adolescentes e adultos brasileiros. A partir de uma revisão integrativa de estudos encontrados nos portais de pesquisa SCIELO, Google acadêmico, Periódicos Capes e Public Knowledge Project (PKP), investigamos quais mudanças relacionadas à prática de atividades físicas aconteceram diante desse cenário. Com base na análise dos estudos encontrados, pôde-se perceber que grande parte das pessoas deixou de praticar atividades físicas durante a pandemia ou diminuiu o número de vezes, quando comparado ao que se praticava antes. Os motivos mais frequentes pelos quais as pessoas interromperam ou diminuíram o nível de atividades físicas foram a falta de espaços, equipamentos e profissionais que pudessem auxiliar na prática dos exercícios. De acordo com os estudos, algumas pessoas que participaram das pesquisas já eram inativas antes mesmo da pandemia, o que nos mostra que parte do problema já existia. Nota-se nos resultados que a maioria das pessoas que interromperam a prática de atividades físicas durante a pandemia pertencia ao grupo de risco, por possuírem doenças crônicas. Acreditamos que essas pessoas necessitaram de um estímulo maior dos órgãos públicos para manterem-se ativas durante o isolamento. Faltaram políticas públicas de incentivo à prática de atividades físicas diante da pandemia. A inatividade física é um problema de saúde pública, e não somente responsabilidade da área da educação física, por isso todos devem trabalhar em conjunto para dirimir essa realidade.</p>2024-06-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REDFOCOhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/5010EDUCAÇÃO FÍSICA ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19:2023-05-04T23:01:14+00:00Kaliane Custodio Silvakalianesilva2015@outlook.com.brMaria Ione Da Silvaionesilva@uern.brFrancisco Vieira de Oliveirafranciscovieira@uern.brVânia Maria Pessoa Rodriguesmariapessoa@uern.br<p>O objetivo foi analisar as perspectivas dos alunos do Ensino Médio regular em relação às aulas de Educação Física, antes e durante o contexto pandêmico e o retorno presencial em uma escola estadual. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada em uma escola estadual, localizada no município de Severiano Melo, turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada de forma <em>on-line,</em> por meio de um questionário semiestruturado, o qual foi criado na plataforma <em>google forms</em> e disponibilizado por meio de <em>link.</em> Conforme resultados, a pandemia gerou vários impactos em relação a educação, principalmente, no ensino da disciplina de Educação Física e que a interrupção das aulas gerou um déficit no aprendizado dos alunos, pois muitos conteúdos não foram ministrados. Paralelo ao ensino, verificou-se que as aulas de Educação Física antes da pandemia eram mais práticas na quadra ou em outros espaços da escola, com o retorno presencial, continuaram mais teóricas, possivelmente pelo receio do contato físico. A partir disso, conclui-se que deve ser pensado em metodologias de ensino inovadoras, de modo a promover nos alunos a valorização da Educação Física como componente curricular tão importante quanto as demais áreas do conhecimento.</p>2024-06-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REDFOCOhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/5231LEMBRANÇAS DA NOITE2023-08-01T02:36:24+00:00Débora Ariane Siqueira Nunesdebyariane310@gmail.comValdir Gabriel Garcia Arrudavaldirgabriel@alu.uern.brFrancisco Tomé de Souza Linslindercylins@uern.br<p>O presente artigo objetiva discutir os medos da sociedade moderna pré-industrial no Ocidente, e entender como suas histórias de terror e figuras simbólicas ecoaram na contemporaneidade, fomentando preconceitos, mas também sensibilizando para as diferenças em tempos recentes. Justifica-se pela possibilidade de promover reflexões acerca do imaginário popular, entre temporalidades e sociedades distintas, debatendo a forma com a qual lidam com o desconhecido. De natureza qualitativa, descritiva e transversal, é uma análise documental baseada em pesquisas bibliográficas, fílmicas e literárias. Analisou como a noção moderna de medo ainda impacta a contemporaneidade e como está sendo retratado pela cultura popular no século XXI, ressaltando a importância de um olhar crítico sobre o medo e as estruturas que o cercam como forma de derrubar preconceitos e construir pontes.</p>2024-07-25T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REDFOCOhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/6218A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL2024-06-02T19:00:52+00:00Irismar Siqueira de Souza Fonsecairismarsiqueira1@hotmail.comNeilton Limeira Florentino de Limaneilton.lima@sereducacional.comAilton Siqueira de Sousa Fonsecaailtonssfonseca@mail.com<p>Este artigo é fruto de uma extensa pesquisa realizada e apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de licenciada em Pedagogia. A mesma teve como objeto de investigação e reflexão a leitura e sua grande contribuição para o desenvolvimento integral da criança. Este trabalha tem como objetivo geral analisar a importância da leitura para o desenvolvimento da criança na educação infantil. De forma especifica, os objetivos são: apresentar a contribuição e a relevância da leitura para a criança na Educação Infantil e investigar os benefícios da leitura e, especialmente, da literatura para o desenvolvimento da criança, quando essa leitura é feita desde seus primeiros meses de vida. Trata-se, assim, de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e interpretativa. Para alcançarmos nossos objetivos, foram pesquisados e analisados, ao todo, 19 textos, entre livros, artigos acadêmicos, periódicos específicos e científicos de vários autores que discutem a temática aqui eleita para investigação e reflexão - leitura da literatura na formação integral da criança – temática esta proposta e defendida por grandes autores e pensadores contemporâneos, tais como Edgar Morin, Diane Papalia, Jean Piaget, Santos, Paulo Freire, entre outros. Observamos que a leitura contribui indiscutivelmente para a evolução da criança em todos os aspectos de seu progresso como ser humano. Por meio da leitura - em especial da literatura - a criança se descobre e descobre todo o universo de valores e culturas existentes no seu contexto circundante, bem como em toda a humanidade, auxiliando, assim, na formação integral do sujeito aprendente, a criança. Sendo assim, de forma geral, a leitura e, de maneira singular, a literatura, é indispensável na formação da aprendizagem e desenvolvimento humano da criança desde seus primeiros anos de vida e, por isso, ela deve ser incluída no dia a dia infantil, tanto na escola quanto no seio da família.</p>2024-09-08T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 REDFOCO