REDFOCO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF <p>A Revista REDFOCO é uma instância de difusão da produção acadêmica dos pesquisadores da área de conhecimento circunscrita ao campo de intervenção da Educação Fí­sica em suas múltiplas intersecções, assim como dissemina saberes provenientes de áreas como educação, ensino, saúde, ciências sociais e humanas, polí­ticas públicas, dentre outras, especificamente as que permitem a ampliação dos olhares relativos à constituição do homem que somos e nos tornamos.</p> <p>Desse modo, assume o permanente diálogo entre as diversas áreas, admitindo também o seu caracterí­stica interdisciplinar. É editada pelo Curso de Educação Fí­sica/CEF/CAMEAM/UERN, possuindo periodicidade anual, a qual publica prioritariamente pesquisas originais sobre temas relevantes e inéditos, mas também há espaço para trabalhos de caráter interpretativo tais como ensaios e artigos de revisão.</p> pt-BR redlehcc@gmail.com (Helder) Sun, 20 Oct 2024 22:05:46 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/6217 Helder Cavalcante Câmara Copyright (c) 2024 REDFOCO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/6217 Sat, 01 Jun 2024 00:00:00 +0000 IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS E EXERCÍCIOS: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/4759 <p>No início do ano de 2020, ocorreu uma disseminação do coronavírus (SARS-CoV-2) que passou a atingir todo o mundo, resultando em uma pandemia. O inesperado avanço da doença e a falta de estudos na área para o controle dos casos implicou em medidas para conter a rápida transmissão. Uma dessas medidas foi o distanciamento social que acarretou em mudanças drásticas na rotina das pessoas. Assim sendo, o objetivo deste estudo é analisar, com base na literatura, quais foram os impactos causados pela pandemia da COVID-19 no âmbito da prática de atividades físicas e exercícios de adolescentes e adultos brasileiros. A partir de uma revisão integrativa de estudos encontrados nos portais de pesquisa SCIELO, Google acadêmico, Periódicos Capes e Public Knowledge Project (PKP), investigamos quais mudanças relacionadas à prática de atividades físicas aconteceram diante desse cenário. Com base na análise dos estudos encontrados, pôde-se perceber que grande parte das pessoas deixou de praticar atividades físicas durante a pandemia ou diminuiu o número de vezes, quando comparado ao que se praticava antes. Os motivos mais frequentes pelos quais as pessoas interromperam ou diminuíram o nível de atividades físicas foram a falta de espaços, equipamentos e profissionais que pudessem auxiliar na prática dos exercícios. De acordo com os estudos, algumas pessoas que participaram das pesquisas já eram inativas antes mesmo da pandemia, o que nos mostra que parte do problema já existia. Nota-se nos resultados que a maioria das pessoas que interromperam a prática de atividades físicas durante a pandemia pertencia ao grupo de risco, por possuírem doenças crônicas. Acreditamos que essas pessoas necessitaram de um estímulo maior dos órgãos públicos para manterem-se ativas durante o isolamento. Faltaram políticas públicas de incentivo à prática de atividades físicas diante da pandemia. A inatividade física é um problema de saúde pública, e não somente responsabilidade da área da educação física, por isso todos devem trabalhar em conjunto para dirimir essa realidade.</p> BIANCA QUEIROZ, JORGE ALEXANDRE MAIA DE OLIVEIRA Copyright (c) 2024 REDFOCO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/4759 Sat, 01 Jun 2024 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO FÍSICA ANTES, DURANTE E APÓS A PANDEMIA DE COVID-19: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/5010 <p>O objetivo foi analisar as perspectivas dos alunos do Ensino Médio regular em relação às aulas de Educação Física, antes e durante o contexto pandêmico e o retorno presencial em uma escola estadual. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, realizada em uma escola estadual, localizada no município de Severiano Melo, turmas do 2º e 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada de forma <em>on-line,</em> por meio de um questionário semiestruturado, o qual foi criado na plataforma <em>google forms</em> e disponibilizado por meio de <em>link.</em> Conforme resultados, a pandemia gerou vários impactos em relação a educação, principalmente, no ensino da disciplina de Educação Física e que a interrupção das aulas gerou um déficit no aprendizado dos alunos, pois muitos conteúdos não foram ministrados. Paralelo ao ensino, verificou-se que as aulas de Educação Física antes da pandemia eram mais práticas na quadra ou em outros espaços da escola, com o retorno presencial, continuaram mais teóricas, possivelmente pelo receio do contato físico. A partir disso, conclui-se que deve ser pensado em metodologias de ensino inovadoras, de modo a promover nos alunos a valorização da Educação Física como componente curricular tão importante quanto as demais áreas do conhecimento.</p> Kaliane Custodio Silva, Maria Ione da Silva, Francisco Vieira de Oliveira, Vânia Maria Pessoa Rodrigues Copyright (c) 2024 REDFOCO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/5010 Sat, 01 Jun 2024 00:00:00 +0000 LEMBRANÇAS DA NOITE https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/5231 <p>O presente artigo objetiva discutir os medos da sociedade moderna pré-industrial no Ocidente, e entender como suas histórias de terror e figuras simbólicas ecoaram na contemporaneidade, fomentando preconceitos, mas também sensibilizando para as diferenças em tempos recentes. Justifica-se pela possibilidade de promover reflexões acerca do imaginário popular, entre temporalidades e sociedades distintas, debatendo a forma com a qual lidam com o desconhecido. De natureza qualitativa, descritiva e transversal, é uma análise documental baseada em pesquisas bibliográficas, fílmicas e literárias. Analisou como a noção moderna de medo ainda impacta a contemporaneidade e como está sendo retratado pela cultura popular no século XXI, ressaltando a importância de um olhar crítico sobre o medo e as estruturas que o cercam como forma de derrubar preconceitos e construir pontes.</p> Débora Ariane Siqueira Nunes, Valdir Gabriel Garcia Arruda, Francisco Tomé de Souza Lins Copyright (c) 2024 REDFOCO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/5231 Thu, 25 Jul 2024 00:00:00 +0000 A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/6218 <p>Este artigo é fruto de uma extensa pesquisa realizada e apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de licenciada em Pedagogia. A mesma teve como objeto de investigação e reflexão a leitura e sua grande contribuição para o desenvolvimento integral da criança. Este trabalha tem como objetivo geral analisar a importância da leitura para o desenvolvimento da criança na educação infantil. De forma especifica, os objetivos são: apresentar a contribuição e a relevância da leitura para a criança na Educação Infantil e investigar os benefícios da leitura e, especialmente, da literatura para o desenvolvimento da criança, quando essa leitura é feita desde seus primeiros meses de vida. Trata-se, assim, de uma pesquisa de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa e interpretativa. Para alcançarmos nossos objetivos, foram pesquisados e analisados, ao todo, 19 textos, entre livros, artigos acadêmicos, periódicos específicos e científicos de vários autores que discutem a temática aqui eleita para investigação e reflexão - leitura da literatura na formação integral da criança – temática esta proposta e defendida por grandes autores e pensadores contemporâneos, tais como Edgar Morin, Diane Papalia, Jean Piaget, Santos, Paulo Freire, entre outros. Observamos que a leitura contribui indiscutivelmente para a evolução da criança em todos os aspectos de seu progresso como ser humano. Por meio da leitura - em especial da literatura - a criança se descobre e descobre todo o universo de valores e culturas existentes no seu contexto circundante, bem como em toda a humanidade, auxiliando, assim, na formação integral do sujeito aprendente, a criança. Sendo assim, de forma geral, a leitura e, de maneira singular, a literatura, é indispensável na formação da aprendizagem e desenvolvimento humano da criança desde seus primeiros anos de vida e, por isso, ela deve ser incluída no dia a dia infantil, tanto na escola quanto no seio da família.</p> Irismar Siqueira de Souza Fonseca, Neilton Limeira Florentino de Lima, Ailton Siqueira de Sousa Fonseca Copyright (c) 2024 REDFOCO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RDF/article/view/6218 Sun, 08 Sep 2024 00:00:00 +0000