https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/issue/feedRevista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar2024-06-21T21:01:50+00:00Jean Mac Cole Tavares Santosmaccolle@hotmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar - RECEI está vinculada ao Grupo de Pesquisa Contexto e Educação - CONTEXTO (CNPq/UERN), da Faculdade de Educação - FE/UERN, e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).</p> <p>ISSN 2447-0783<br />Prefixo DOI: 10.21920/recei7</p> <p><strong>QUALIS CAPES A3</strong></p>https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/6079Editorial2024-04-19T20:16:53+00:002024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/6078Sumário2024-04-19T20:04:27+00:002024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Jean Mac Cole Tavares Santoshttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5917DEMANDAS DA COMUNIDADE DISCIPLINAR DE ENSINO DE BIOLOGIA2024-04-10T11:57:30+00:00Alice Casimiro Lopesalicecasimirolopes@gmail.comBruno Silva Godoygodoysbruno@gmail.com<p>Em um exercício de interpretação da comunidade disciplinar de Ensino de Biologia como produtora de políticas curriculares, partimos do entendimento de comunidade disciplinar como produtora de sentidos para as políticas e como, simultaneamente, tendo sua identidade produzida nessa mesma política, levando a uma comunidade sem comunhão. A comunidade disciplinar torna-se o resultado da articulação de demandas diferenciais atravessadas pelas lógicas da diferença e da equivalência. Nessa perspectiva, apresentamos os resultados de uma investigação de demandas curriculares da comunidade disciplinar de Ensino de Biologia no Brasil, considerando-as articuladas a tantas outras, capazes de produzir significações para a própria comunidade e para o currículo.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Alice Casimiro Lopes, Bruno Silva Godoy (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5827SOCIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES2024-04-03T10:48:24+00:00Ivonaldo Leiteivonaldo.leite@gmail.com<p>Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma incursão analítica relacionando Estágio Supervisionado e o conceito de <em>habitus</em>, tendo em atenção, principalmente, o <em>habitus </em>docente. Também considera diretrizes de políticas públicas para o Estágio Supervisionado e outras formulações conceituais, como <em>habitus</em> linguístico, campo e capital cultural. Trata-se de uma abordagem ancorada em um <em>background </em>sociológico, tendo como referência, fundamentalmente, os aportes do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Entre as inferências decorrentes da abordagem desenvolvida, é enfatizado, por exemplo, que, por um lado, a formação docente deve ser triangulada em termos de teoria, pesquisa e prática, e, por outro lado, o Estágio Supervisionado precisa ser concebido como esfera de transição entre o ofício do aluno e o <em>habitus</em> de professor.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Ivonaldo Leite (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5729A POLÍTICA MAIS PAIC2024-02-15T16:03:23+00:00Zacarias Marinhozacariasmarinho@yahoo.com.brMariana Paula MOREIRA DE OLIVEIRAanamaripmo@gmail.comLaura Amélia Pereira Pinheirosoulaurapinheiro@gmail.com<p>Este artigo é resultado de um estudo sobre a política Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo. Tem como objetivo central analisar a produção em pesquisas que discutem a referida política. Foi feito um levantamento na BDTD, nos últimos cinco anos, chegando-se a um <em>corpus</em> de dez trabalhos. No referencial teórico temos autores pós-estruturalistas como Ball, Maguire e Braun (2016); Ball (2002) e Lopes e Macedo (2011). Os resultados indicam uma tradição das pesquisas em relação a três temáticas: formação continuada; prática e atuação docente; resultados e desempenho do programa. Foram identificados aspectos não explorados nos trabalhos, os quais podem se constituir em outras pesquisas sobre o Mais Paic.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 zacarias marinho, Mariana Paula, Laura Amélia (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5682LITÍGIOS IMPRESSOS 2024-01-02T13:49:28+00:00Manuelle Araújo da Silvamanuelle.araujo@uece.brCleidiane da Silva Moraiscleidiane.morais@uece.br<p>Este artigo possui como objeto os debates educacionais na imprensa cearense, durante a primeira metade da década de 70 do século XIX, enfocando os escritos veiculados nos jornais Fraternidade e Tribuna Católica sobre a temática da educação religiosa na província. Objetivou-se analisar de que forma os articulistas dos referidos periódicos utilizaram a imprensa como instrumento para a difusão de projetos e anseios no que se refere ao ensino religioso. Elegeu-se uma abordagem qualitativa, com ênfase nos procedimentos metodológicos da análise documental de fontes históricas. À guisa dos encaminhamentos conclusivos, destaca-se que a imprensa, nesse período, configurava-se como um lugar de intenso debate sobre a educação religiosa, buscando pautar sua função social na regeneração dos costumes, alicerçando-se nos interesses das propostas liberais e ultramontanas. Ressalta-se, ainda, que as articulações entre imprensa e educação possuem múltiplas potencialidades para a História da Educação.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Manuelle Araújo da Silva, Cleidiane da Silva Morais (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5679IMPLANTAÇÃO DO CURSO DE MAGISTÉRIO NA ESCOLA FRANCISCANA IMACULADA CONCEIÇÃO EM DOURADOS2024-01-02T12:09:54+00:00Adriana Mendonça Pizattodriih_pizatto@hotmail.comAlessandra Cristina Furtadoalessandrafurtado@ufgd.edu.br<p>Esta pesquisa está inserida no conjunto de estudos acadêmicos sobre a história da formação docente no Brasil e, mais especificamente, sobre a história da formação de professores do Estado de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul. Teve como objetivo analisar do processo de criação e instalação do Curso de Magistério na Escola Franciscana Imaculada Conceição, na década de 1970. O recorte temporal deu-se devido à Reforma de Lei n° 5.692/1971. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas fontes documentais. Os dados coletados foram analisados por meio de uma perspectiva histórica. Os resultados apontam que o processo de criação e instalação do Curso de Magistério da Escola Franciscana Imaculada Conceição ocorreu devido ao fechamento do Curso Normal na Instituição decorrente da implantação da Lei n° 5.692/1971.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Adriana Mendonça Pizatto, Alessandra Cristina Furtado (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5767INSERÇÃO PROFISSIONAL E FORMAÇÃO CONTINUADA2024-02-15T16:08:27+00:00Guilherme Henrique da Silvaguilherme.henrique@msn.comElizabeth Aparecida Duque Seabraelizabeth.seabra@ufvjm.edu.br<p>O objetivo central desta pesquisa é investigar a inserção profissional e a formação continuada de egressos do curso de Licenciatura em História da UFVJM (2013-2023) na Educação, analisando especializações, mestrados, doutorados e outras graduações. Metodologicamente, propõe-se a criação de um grupo de pesquisa para discutir profissionalização e trajetória dos profissionais da História. Encontros online já ocorreram, reunindo egressos e evidenciando a possibilidade de uma comunidade de aprendizagem. Isso motiva estratégias para estreitar o contato com eles. Em suma, a pesquisa sobre as condições de inserção profissional e a formação continuada dos egressos do curso de Licenciatura em História da UFVJM tem se mostrado de grande importância, pois permite compreender as dinâmicas de formação do curso e seu impacto na carreira dos profissionais formados.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Guilherme Henrique da Silva, Elizabeth Aparecida Duque Seabra (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/6047O ENSINO DA DANÇA NAS AULAS DE ARTE2024-04-12T11:48:27+00:00Dorgival Bezerra da Silvadorgsilva@hotmail.comMaría Margarita Villegasmargarita.ufersa@gmail.com<p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado, realizada entre 2020 e 2022 no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PosEnsino), e traz como objetivo analisar as interpretações socioculturais da relação entre corpo, gênero e cultura no processo de constituição dos sujeitos dançarinos do gênero masculino a partir de discussões sobre o ensino da dança na escola. Utilizou-se a abordagem qualitativa, visto a essencialidade do tratamento subjetivo para a realização deste estudo (Villegas; González, 2011), bem como, a perspectiva da fenomenologia e hermenêutica (Minayo, 2008; Medeiros, 2016). Os resultados evidenciam de que a dança se consolida muito mais fortemente nas etapas iniciais da educação básica, enquanto que nas etapas posteriores fica suprimida pela sistematização do ensino. Há, ainda, um processo de negociação entre professor e alunos para a efetivação do trabalho com a dança nas séries finais da educação básica.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Dorgival Bezerra da Silva, María Margarita Villegas (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5678EDUCAÇÃO DO CAMPO2024-01-02T11:56:23+00:00Francisca Deylane Pinheiro de Andradedeylaneap@hotmail.comJanaína Paula de Sousajanasousa@gmail.comLuís Távora Furtado Ribeiroluistavora@uol.com.br<p>Nos últimos anos, a infraestrutura das escolas rurais, especialmente das instituições públicas, tornou-se foco da educação brasileira, pois nem sempre atendem às expectativas. Este estudo objetivou apresentar abordagens para analisar a infraestrutura das escolas rurais, a fim de compreender os desafios e as expectativas das escolas e de suas comunidades, considerando, aspectos históricos, acessibilidade e sustentabilidade. Utilizando-se da abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico, teceram-se reflexões e pesquisas que analisaram a situação precária dos espaços físicos dos prédios escolares no Brasil rural. Pôde-se concluir que a literatura aponta para os benefícios de uma boa arquitetura escolar, não apenas para alunos e professores, mas também para a comunidade, pois geralmente é a única instituição pública da região. Além disso, alguns artigos da legislação já garantem o direito a uma melhor infraestrutura nas escolas rurais, apesar dos desafios de construir em áreas afastadas.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Francisca Deylane Pinheiro de Andrade, Janaína Paula de Sousa, Luís Távora Furtado Ribeiro (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5756EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA2024-02-23T22:46:10+00:00Daniela Leite Jabesdanielajabes@umc.brFabiano Bezerra Menegidiofabianomenegidio@umc.br<p>A principal característica da Sequência Didática (SD) é o planejamento de ações para alcançar objetivos educacionais. O objetivo deste trabalho é apresentar uma SD desenvolvida para alunos de pós-graduação <em>stricto sensu</em> que foi dividida em três Momentos Pedagógicos (MPs) que ocorreram de forma não-linear: Conceitos, Palestras e Mentorias. Na produção inicial, os alunos foram incentivados a criar uma “empresa” e desenvolver uma ideia de produto. E a produção final consistiu na apresentação do <em>Pitch</em> e <em>Business Model Canvas</em> (BMC). Como resultado, os alunos alcançaram os objetivos propostos e superaram as expectativas por incluir entrevistas de profundidade e outras estratégias de modelagem de negócios na aplicação do conhecimento. Os resultados demonstram a importância da SD no ensino do empreendedorismo e a necessiddade de sua inserção nos programas de pós-graduação.</p>2024-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Daniela Leite Jabes, Fabiano Bezerra Menegidio (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5675ANÁLISE DA CONVERSAÇÃO E ANÁLISE DE DISCURSO2024-01-02T11:05:46+00:00Samuel Barbosa Silvasamuelbarbosa@ifce.edu.brPaula Andréa de Oliveira Dantasandreadantas@gmail.comFrancisca Luzia Araujo de Souzafrancisca.luzia@aluno.uece.br<p>Em nossas aulas de Análise da Conversação, fomos estimulados por meio das conversas/interações estabelecidas em sala de aula para a produção textual que contemplasse uma interlocução entre os estudos conversacionais e nossa linha de pesquisa no percurso de doutoramento, esta última, filiada aos estudos discursivos. Diante do desafio exposto, propomo-nos a comentar sobre as possíveis aproximações existentes entre a Análise da Conversação (AC) e a Análise de Discurso (AD) por meio do enunciado. Para tanto, recorremos aos pressupostos metodológicos de revisão bibliográfica dos estudos conversacionais e discursivos fundamentados em Bakhtin (1990), Pêcheux (2014), Marcuschi (1998; 2010), Dionísio (2014), Orlandi (2015), Florêncio (2009) etc. para a discussão deste trabalho.</p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Samuel Barbosa Silva, Paula Andréa de Oliveira Dantas, Francisca Luzia Araujo de Souza (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5676DISCURSO E RESISTÊNCIA NO DOCUMENTÁRIO NEM - NOVO ENSINO MÉDIO2024-06-03T12:27:01+00:00Patrícia Diógenes de Melopatricia.melo@ifpb.edu.brFrancisco Vieira da Silvafrancisco.vieiras@ufersa.edu.br<p>O trabalho analisa, a partir de uma leitura discursiva, os movimentos de resistência que se manifestam na tessitura enunciativa do documentário NEM-Novo Ensino Médio: um fracasso anunciado (2023), do cineasta argentino-brasileiro Carlos Pronzato. O aporte teórico que norteia a análise reside especialmente em Foucault (1995; 2008a; 2010) acerca do discurso, das relações de poder e das estratégias de resistência. Em relação à metodologia, o estudo segue a arquegenealogia foucaultiana. As análises deixam entrever que os movimentos de resistências constituem relações de força por meio das quais se busca criticar o NEM, reivindicando a sua revogação, de maneira a contrapor-se aos interesses mercadológicos que subjazem a essa mudança curricular.</p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Patrícia Diógenes de Melo, Francisco Vieira da Silva (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5677EDUCAÇÃO DO CAMPO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES2024-01-02T11:37:58+00:00Lucineide Salgado Barrosolucineide-salgado@hotmail.comSérgio Luiz Lopesserlupez@yahoo.com.brKarla Colares Vasconceloskarla.colaresufrr@gmail.com<p>O artigo analisou a trajetória da Educação do Campo em Roraima, apresentando o protagonismo dos Movimentos Sociais do campo e de mulheres inseridas na luta por direitos a uma educação campesina. Assim, objetivou compreender como a formação docente de educadoras do campo, os movimentos sociais e o protagonismo feminino auxiliam nos direitos da educação do campo em Roraima. A abordagem metodológica foi o materialismo histórico e dialético que analisou o comportamento do fenômeno expresso na investigação da temática. Observamos que por anos, só a elite tinha direito à educação, a grande massa ficava sem esse direito, atualmente, a luta por educação aos povos do campo faz-se necessário e é importante para se ter dignidade e melhores condições de vida nos lugares distantes dos centros urbanos. Verificamos que o engajamento das mulheres na luta possui uma trajetória histórica com as questões do campo.</p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Lucineide Salgado Barroso, Sérgio Luiz Lopes, Karla Colares Vasconcelos (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5680INICIAÇÃO CIENTÍFICA E INCURSÃO NA ESCOLA2024-01-02T13:10:24+00:00Andrea Abreu Astigarragaastigarragandrea@yahoo.comMaria Vanderlane Silvavanderlane192000@gmail.comNaira Paiva Fariasnairapaiva08@gmail.com<p>Este artigo teve como objetivo relatar as experiências obtidas na iniciação científica na fase de incursão na escola. A metodologia foi de abordagem qualitativo-descritiva, através da observação participante, descrição e análise de imagens, entre 2022.2 e 2023.1, na Escola CAIC, no município de Sobral/CE. Aportes teóricos de Ludke e André (1986), Pinho (2017), entre outros. A principal conclusão foi destacar a importância de conhecer o local onde será realizada a pesquisa e os sujeitos pesquisados antes de começar a coleta de dados. Esse primeiro encontro de acolhimento e escuta é muito relevante para a escola e para as profissionais que puderam ser ouvidas e para nós da universidade. Nesse processo, as bolsistas/pesquisadoras de iniciação científica, são capazes de realizar um diálogo consigo mesmas, de se reconstruir e buscar obter respostas sobre a sua formação pessoal, acadêmica e profissional.</p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Andrea Abreu Astigarraga, Maria Vanderlane Silva, Naira Paiva Farias (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5681LESSON STUDY2024-01-02T13:35:13+00:00Marglis Rechmarglisr@hotmail.comMariani Marques Vargasmariani_vargas@hotmail.comAnderson Roberto dos Santosanderson@maristas.org.br<p>Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa que teve como alicerce o seguinte problema: Como potencializar o ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental por meio da metodologia <em>Lesson Study</em>, utilizando a construção de uma horta escolar como contexto, de maneira a superar as dificuldades de aprendizagem e promover uma abordagem interdisciplinar? Para responder ao problema, objetivamos utilizar a metodologia <em>Lesson Study</em> para aprimorar o ensino de Geometria nos Anos Finais do Ensino Fundamental, empregando a construção de uma horta escolar como uma atividade interdisciplinar. Além disso, visava a compartilhar estratégias desenvolvidas com a comunidade educacional, fomentando uma abordagem colaborativa de melhoria pedagógica. A metodologia é qualitativa e interpretativa, mostrando-se eficaz no âmbito do contexto observado, centrando na aprendizagem do estudante e promovendo o desenvolvimento profissional e a melhoria do plano de aula e de sua execução.</p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Marglis Rech, Mariani Marques Vargas, Anderson Roberto dos Santos (Autor)https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/5674GAMIFICANDO NO ENSINO DE QUÍMICA2024-03-18T22:17:27+00:00Jocimario Alves Pereirajocimario.alves@ufrpe.brBruno Silva Leitebrunoleite@ufrpe.br<p>No século XXI, os desafios impetrados ao ensino são múltiplos. Para superar certas limitações do processo educacional, algumas estratégias visão mudanças de posturas dos envolvidos. Uma destas, é a gamificação, que considera o uso de elementos de jogos em atividades que não são jogos. Assim, objetivou-se analisar a percepção de estudantes de ensino fundamental quanto a uma atividade gamificada. O estudo foi dividido em três etapas: 1ª) desenvolvimento de uma estratégia metodológica gamificada sobre átomos e reações químicas; 2ª) aplicação da proposta gamificada e de um questionário avaliativo; 3ª) análise da percepção dos estudantes quanto à estratégia gamificada. Os resultados apontam uma postura favorável acerca da gamificação. Ademais, os dados revelam que os estudantes aprenderam o conteúdo ao participarem da estratégia gamificada. Durante a pesquisa, ficou evidente características da gamificação, como, motivação e engajamento, colocando-a como uma estratégia didática relevante.</p>2024-06-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Jocimario Alves Pereira, Bruno Silva Leite (Autor)