DESEMPREGO E JUVENTUDES

A ESPACIALIZAÇÃO DOS JOVENS NO MUNDO DO TRABALHO BRASILEIRO NO SÉCULO XXI

Autores

  • Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anderson Santos UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59776/rter.v4i1.6496

Palavras-chave:

Desemprego, Juventudes, Mundo do trabalho, Formação, Brasil

Resumo

A crise do desemprego vem afetando a população mais jovem que é egressa do ensino médio e se depara com desafios no mundo do trabalho, sem experiência profissional. Nos países em desenvolvimento a realidade é agravada com as desigualdades socioeconômicas. Objetiva-se com o presente trabalho analisar a espacialidade do desemprego juvenil no Brasil, entre jovens de 18 a 24 anos. Como método é utilizada análise quantitativa de dados secundários da RAIS e PNAD com variáveis de emprego, desemprego, força de trabalho, força de trabalho na informalidade e fora da força de trabalho. A International Labour Organization (ILO) indica a população jovem como mais afetada pelo desemprego em comparação com as demais faixas etárias. Com base nos dados do IBGE (2022) entre os de 2019 a 2022, essa população é a principal afetada pelo desemprego no Brasil. No terceiro trimestre de 2020 a taxa de desemprego era de 30,6% e no quarto trimestre de 2022 ocorreu um declínio para 16,4% da população na faixa etária mencionada. Apesar do crescimento no número de políticas educacionais para formação profissional e permanência de jovens no ensino superior, o acesso ao mundo do trabalho não ocorreu na mesma proporção.

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Biografia do Autor

Rodrigo Emanoel de Sousa Almeida, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Estudos Urbanos e Regionais na área de Gestão de Políticas Públicas e Linha de Pesquisa Estado e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Mestre em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Pós-graduando em Atendimento Educacional Especializado na Diversidade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA. Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Integra como pesquisador o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade- NEGEDI/ IFRN. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Participou de atividades como bolsista no Programa Residência Pedagógica - RESPED/CAPES (2018-2020). Participou de atividades como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/CNPQ (2017-2018) e (2018-2019). Participou de atividades como voluntário no Programa de Extensão Universitária - PROEX/UERN (2019/2020). Participou de atividades como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica aos estudantes de Ensino Médio-PIBIC Jr/UFERSA (2010).

Anderson Santos, UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Universitário na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

28-09-2024

Edição

Seção

Artigos

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