https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTER/issue/feedRevista Rede-Ter2024-10-25T13:13:46+00:00Doutor Marcelo Vieira Pustilnik - UFSMmarcelo.pustilnik@ufsm.brOpen Journal Systems<p>A Revista tem como objetivo geral divulgar a <br />pesquisa, o ensino e a extensão universitários, <br />comprometidos com o desenvolvimento de <br />territórios historicamente fora dos eixos de <br />concentração de oportunidades.</p>https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTER/article/view/6476O ESTADO COMO SOLUÇÃO2024-08-12T20:28:44+00:00RONIE CLEBER DE SOUZAroniecleber@uern.brEric Neres Vieiraericvieira@alu.uern.br<p>After the 1990s, the neoliberal agenda was disseminated to the countries on the global periphery as the path to achieving economic prosperity, suggesting that national states were no longer important in the face of "inevitable" globalization. The aim of this essay is to consider the relevance of the role of the state in the development process and to answer the question: in the context of neoliberal globalization, what role still "belongs" to national states in promoting development? Additionally, what challenge does the Brazilian state face in this new context? We draw on authors who address the issue of economic development and the role of the state in this process from a broad perspective. It was found that countries, especially those on the periphery, that "chose" the market as the primary mechanism for regulating economic activity failed copiously, given that private capital is unable to structure the economy and support a development process in the manner of Developmentalist States. It is concluded that, understood as a long-term process, and in light of the challenges of the global economy, the effectiveness of the state in the development process is central to any realistic agenda for economic development.</p>2024-09-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Rede-Terhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTER/article/view/6495A RODA DE LEITURA COMO MEDIAÇÃO NO PROJETO BALE PONTO DE LEITURA2024-08-21T02:07:50+00:00Rafael Júnior do Nascimento Gomesrafaeljunho@alu.uern.brKeutre Gláudia da Conceição Soares Bezerra keutresoares@uern.br<p>O presente trabalho trata da socialização da experiência das atividades desenvolvidas no projeto de extensão BALE ponto de leitura, que está vinculado ao Programa Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas (BALE). O objetivo é demonstrar como as ações de mediação de leitura, especialmente as rodas de leitura e o reconto das histórias, colaboram na formação de leitores nas escolas de Educação Básica, bem como em outros espaços da sociedade, tendo como princípio o livro enquanto objeto de desejo. Para tal, esta pesquisa está ancorada nos postulados de autores como Bezerra e Oliveira (2019); Candido (2011); Abramovich (1997): Amarilha (2010); Maganani (2001) e Saldanha (2016); Bezerra (2020). Como metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa segundo Esteban (2010), tendo como corpus de análise os registros realizados pelo programa BALE. Como resultado, foi possível compreender a importância que o Programa BALE e o projeto BALE Ponto de Leitura manifesta no despertar do gosto pela leitura nos assistidos pelo programa. Por fim, a título de considerações finais, ficou evidente uma mobilização significativa na relação das pessoas que participam das ações do ponto de leitura, pois o contato com os livros pode abrir horizontes para novos leitores.</p>2024-06-30T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Rede-Terhttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTER/article/view/6496DESEMPREGO E JUVENTUDES2024-08-21T15:15:36+00:00Rodrigo Emanoel de Sousa Almeidarodrigogeoalmeida@gmail.comAnderson Cristopher dos Santosanderson.santos@ufrn.br<p>A crise do desemprego vem afetando a população mais jovem que é egressa do ensino médio e se depara com desafios no mundo do trabalho, sem experiência profissional. Nos países em desenvolvimento a realidade é agravada com as desigualdades socioeconômicas. Objetiva-se com o presente trabalho analisar a espacialidade do desemprego juvenil no Brasil, entre jovens de 18 a 24 anos. Como método é utilizada análise quantitativa de dados secundários da RAIS e PNAD com variáveis de emprego, desemprego, força de trabalho, força de trabalho na informalidade e fora da força de trabalho. A <em>International Labour Organization</em> (ILO) indica a população jovem como mais afetada pelo desemprego em comparação com as demais faixas etárias. Com base nos dados do IBGE (2022) entre os de 2019 a 2022, essa população é a principal afetada pelo desemprego no Brasil. No terceiro trimestre de 2020 a taxa de desemprego era de 30,6% e no quarto trimestre de 2022 ocorreu um declínio para 16,4% da população na faixa etária mencionada. Apesar do crescimento no número de políticas educacionais para formação profissional e permanência de jovens no ensino superior, o acesso ao mundo do trabalho não ocorreu na mesma proporção.</p>2024-09-28T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Revista Rede-Ter