Trilhas Filosóficas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF <p><strong>Trilhas Filosóficas</strong> é uma revista do Departamento de Filosofia da UERN, Campus Avançado de Caicó (CaC), e do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) da UFPR, Núcleo UERN. Publica semestralmente: um número como Dossiê dedicado a um filósofo ou temática especificamente filosófica e/ou que articule filosoficamente a questão da Educação e Ensino, e, outro número, em Fluxo Contí­nuo, com artigos sobre qualquer temática filosófica. Extraordinariamente publicaremos um terceiro número, um Dossiê como Edição Especial. <strong>Trilhas Filosóficas</strong> tem, atualmente, <em>Qualis</em> A4 em Filosofia. Serão aceitos trabalhos originais em lí­nguas portuguesa, inglesa, francesa, espanhola, italiana, ou alemã. A revista <strong>Trilhas Filosóficas</strong> está vinculada a ABEC (Associação Brasileira de Editores Cientí­ficos) e desde 2016 seus artigos são registrados no DOI (10.25244/TF) com Indexação em <strong>PORTAL DE PERIÓDICOS CAPES</strong>, <strong>SUMÁRIOS.ORG</strong>, <strong>LIVRE</strong>, <strong>REDIB</strong>, <strong>LATINDEX, e PKP INDEX</strong>.</p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify;"><strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">Área: </span></strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">Filosofia </span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><span style="-webkit-text-stroke-width: 0px; cursor: text; float: none; word-spacing: 0px;"><strong style="orphans: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">Qualis</span></strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">: A4</span></span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><span style="-webkit-text-stroke-width: 0px; cursor: text; float: none; word-spacing: 0px;"><strong style="orphans: 2; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">Ano de criação</span></strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black; background: white;">: 2008</span></span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">Periodicidade</span></strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">: Semestral</span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">ISSN</span></strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">: 1984-5561</span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">DOI</span></strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">: 10.25244/tf</span></p> <p style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt; text-align: justify; -webkit-text-stroke-width: 0px; word-spacing: 0px;"><strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">E-mail</span></strong><span style="font-family: 'Arial',sans-serif; color: black;">: trilhasfilosoficas@uern.br</span></p> pt-BR <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>DECLARAÇíO DE DIREITO AUTORAL </strong></p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>&nbsp;</strong></p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>1</strong> Ao submeter trabalhos í revista <strong>Trilhas Filosóficas</strong>, caso este seja aprovado, o autor autoriza sua publicação sem quaisquer ônus para a revista ou para seus editores.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>2</strong> Os direitos autorais dos artigos publicados na <strong>Trilhas Filosóficas</strong>&nbsp;são do autor, com direitos de&nbsp;<strong>primeira publicação</strong>&nbsp;reservados para este periódico.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>3</strong> Fica resguardado ao autor o direito de republicar seu trabalho, do modo como lhe aprouver (em sites, blogs, repositórios, ou na forma de capí­tulos de livros), desde que em data posterior fazendo a referência í revista <strong>Trilhas Filosóficas </strong>como publicação original.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>4</strong> A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da lí­ngua, respeitando, porém, o estilo dos autores.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>5</strong> Os originais não serão devolvidos aos autores.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;">6 As opiniões emitidas pelos autores são de sua inteira e exclusiva responsabilidade.&nbsp;</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>7</strong> Ao submeterem seus trabalhos í &nbsp;<strong>Trilhas Filosóficas </strong>os autores certificam que os mesmos são de autoria própria e inéditos, ou seja, não publicados anteriormente em qualquer meio digital ou impresso.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>8 </strong>A revista <strong>Trilhas Filosóficas, </strong>motivada em dar ampla divulgação das publicações, poderá replicar os trabalhos publicados nesta revista, através do <em>link</em> da edição de um número publicado, ou mesmo fornecendo o <em>link</em> de artigo especí­fico publicado, em outros meios de comunicação como, por exemplo, redes sociais (Facebook, Academia.Edu, Scribd, etc).</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>9 </strong>A revista <strong>Trilhas Filosóficas</strong> adota a <em>Polí­tica de Acesso Livre</em> para os trabalhos publicados sendo sua publicação de acesso livre, pública e gratuita. Portanto, os autores ao submeterem seus trabalhos concordam que os mesmos são de uso gratuito sob a licença <em>Creative Commons - Atribuição Não-comercial 4.0 Internacional.</em></p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>10&nbsp;</strong>O trabalho submetido poderá passar por algum <em>software</em> em busca de possí­veis plágios para averiguar a autenticidade do material e, assim, assegurar a credibilidade das publicações da <strong>Trilhas Filosóficas</strong> e do próprio autor diante da comunidade filosófica do paí­s e do exterior.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>11</strong> Mas, apesar disto, após aprovação e publicação do artigo, for constatando qualquer ilegalidade, fraude, ou outra atitude que coloque em dúvida a lisura da publicação, em especial a prática de plágio, o trabalho estará automaticamente rejeitado.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>12</strong> Caso o trabalho já tenha sido publicado, será imediatamente retirado da base da revista <strong>Trilhas Filosóficas</strong>, sendo proibida sua posterior citação vinculada a ela e, no número seguinte em que ocorreu a publicação, será comunicado o cancelamento da referida publicação. Em caso de deflagração do procedimento para a retratação do trabalho, os autores serão previamente informados, sendo-lhes garantidos o direito í ampla defesa.</p> <p style="color: #000000; font-family: &amp;quot; noto sans&amp;quot;,arial,helvetica,sans-serif; font-size: 14px; font-style: normal; font-variant: normal; font-weight: 400; letter-spacing: normal; orphans: 2; text-align: left; text-decoration: none; text-indent: 0px; text-transform: none; -webkit-text-stroke-width: 0px; white-space: normal; word-spacing: 0px;"><strong>13</strong> Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados exclusivamente para os serviços prestados por essa publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.</p> trilhasfilosoficas@uern.br (Marcos Érico de Araújo Silva) periodicosuern@uern.br (Carla Marques) Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.19 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O ensino de filosofia como exercício psicagógico para uma vida soberamente cínica em tempos difíceis https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6790 <p>O ensino de filosofia como exercício psicagógico para uma vida soberamente cínica em tempos difíceis&nbsp;</p> Benjamim Julião de Góis Filho Copyright (c) 2024 Benjamim Julião de Góis Filho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6790 Sun, 29 Dec 2024 00:00:00 -0300 Filosofia, praxis e libertação: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6789 <p>Em meio às comemorações dos 20 anos do curso de Filosofia da UERN/Caicó, o texto reflete sobre a atmosfera filosófica ali presente e propõe duas lentes de análise da realidade, que podem contribuir com a pluralidade no ensino de filosofia.&nbsp;</p> Kledson Tiago Alves de Souza Copyright (c) 2024 Kledson Tiago Alves de Souza Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6789 Sat, 28 Dec 2024 00:00:00 -0300 De gratidão e congratulações à filosofia em Caicó https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6788 <p>Discurso em 16/11/2022 na UERN em Caicó, em comemoração aos <em>20 anos do Curso de Filosofia</em> no Seridó Potiguar.</p> William Coelho de Oliveira Copyright (c) 2024 William Coelho de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6788 Sat, 28 Dec 2024 00:00:00 -0300 Poema – 20 anos da filosofia no Seridó: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6787 <p><strong>POEMA – 20 ANOS DA FILOSOFIA NO SERIDÓ: </strong><strong>LIRA DOS 20 ANOS EM SERTANIAS FILOSÓFICAS</strong></p> <p><strong>(Seguido de: Memórias em fagulhas: o que vi-vivi desses 20 anos idos)</strong></p> José Francisco das Chagas Souza Copyright (c) 2024 José Francisco das Chagas Souza https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6787 Sat, 28 Dec 2024 00:00:00 -0300 20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó e o perfil dos próximos 20 anos: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6786 <p>O artigo é a partilha do alimento para a festa do pensar celebrativo dos 20 anos do curso de filosofia da UERN em Caicó, ocorrido no ano de 2022. Na língua alemã os verbos pensar (<em>Denken</em>) e agradecer (<em>Danken</em>) têm a mesma proveniência. O pensar do filósofo-pensador tem uma marca, um <em>estigma</em> que marca e demarca, neste ofício, uma peculiaridade e especificidade. É o <em>próprio</em> do filosofar do filósofo-pensador. Um pensar típico, <em>arché-típico</em>, de filósofo. Um pensar (<em>Denken</em>) que se constitui num agradecer (<em>Danken</em>) ao refletir (<em>ge-denken</em>), ao re-cordar (<em>einge-denken</em>), quer dizer, ao trazer ao coração ou ao pensar a memória (<em>An-denken</em>) do Ser que banha ou batiza de sentido o ente, a realidade. “Pois questionar é a piedade do pensamento” (Heidegger, 2006, p. 38). Esse modo de pensar, esse jeito todo próprio de questionamento é seu cacoete, a mandinga do filósofo-pensador. Nesses 20 anos de curso o perfil que se consolidou, em nosso Departamento, foi o ensino de filosofia. Para os próximos 20 anos, em 2042, julgo que celebraremos outro perfil do Departamento, coexistindo com o ensino de filosofia, como sendo a consolidação de pesquisas em outras áreas da filosofia nela mesma.</p> Marcos Érico de Araújo Silva Copyright (c) 2024 Marcos Érico de Araújo Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6786 Sat, 28 Dec 2024 00:00:00 -0300 Editorial https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6723 <p>Ediorial</p> Gustavo Silvano Batista Copyright (c) 2024 Marcos Érico de Araújo Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6723 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300 Kierkegaard, ironia e niilismo: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6721 <p>Em 1841, o jovem filósofo dinamarquês Kierkegaard, então com menos de 30 anos, escreveu sua dissertação intitulada <em>O Conceito de ironia constantemente referido a Sócrates</em>. Ali, o pensador nos brinda, na primeira parte da obra, com a ironia socrática, valendo-se especialmente das interpretações antigas como as de Xenofonte, Platão, Aristófanes, bem como de referências historiográficas como Diógenes Laércio, Hegel, Schleiermacher e outros pensadores das questões socráticas. Na segunda parte da obra, o autor dedica-se a melhor elucidar o vínculo entre a ironia socrática e o niilismo, tal como se pode perceber em alguns dos escritores românticos e ali forja o conceito kierkegaardiano de <em>ironia dominada</em>, que será fundamental para sua interpretação sobre ironia, niilismo e dúvida. Desse modo, o intuito do artigo será abordar a ironia e o niilismo em Kierkegaard tendo em vista a presente obra e algumas de suas repercussões.</p> Márcio Gimenes de Paula Copyright (c) 2024 Márcio Gimenes De Paula https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6721 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300 A história da filosofia como coisa da filosofia https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6650 <p>Este ensaio pretende pôr em discussão questões que concernem à história da filosofia. Tais questões são: o que é filosofia? Qual a sua “coisa”? A “coisa” da filosofia é histórica e/ou é história? A história da filosofia diz respeito essencialmente a esta “coisa”? Como é a historicidade da filosofia? Quais as possibilidades e os limites de uma historiografia filosófica? Qual o sentido de uma confrontação pensante com a história da filosofia? Filosofia é filosofar. Filosofar é uma realização de ser. É a radicalização da possibilidade de ser do pensamento. Trata-se de uma correspondência ao mistério do que se dá e se subtrai nas destinações do tempo. Filosofia é correalização cairológica da realidade. A historiografia filosófica que se empreende depende, a cada vez, em sua visão prévia, conceituação prévia e em sua posição prévia, da filosofia da história da filosofia que se tem. Os métodos do pensamento objetivo (método filológico, hermenêutica enquanto técnica e teoria da interpretação) são insuficientes para uma confrontação pensante com a história da filosofia. Esta requer uma hermenêutica originária.</p> Marcos Aurélio Fernandes Copyright (c) 2024 Marcos Aurélio Fernandes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6650 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300 Entre a poesia trágico-antiga e trágico-moderna em Sófocles e Friedrich Schiller https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6466 <p>Esse artigo tem como objetivo primordial correlacionar à tragédia antiga com a tragédia moderna em Sófocles e Friedrich Schiller. Para tanto, elencaremos, primeiramente, a tragédia de Sófocles, que tem como fundamento basilar o determinismo oracular, e a limitação do indivíduo frente ao mistério trágico. Por outro lado, a poesia trágica, em Schiller, a principio, ocupa-se do conceito kantiano de gênio, que tem por finalidade hermenêutica a demonstração de uma produção poética autônoma em detrimento as produções artificiais da produzidas na modernidade. E por fim, as tragédias schileriana, ganham contornos realista nos teatros, com “<em>A noiva de Messina</em>” e “<em>Intrigas e Amor”</em>. Ou seja, as tragédias modernas ganham um tom de realismo poético-trágico. Esse ideal buscado pelo dramaturgo alemão é o meio de correlacionar o ambiente cultural com o personagem artístico. Isto significa que, as regras teatrais são suprimidas pelas circunstancias que envolvem a <em>trama trágica. </em></p> Michel Platinir Copyright (c) 2024 Michel Platinir https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6466 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 The ontological relevance of architecture on Gadamer’s thought https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6355 <p>Na primeira parte de Verdade e Método, Gadamer dedica-se a discutir a arte como uma das esferas privilegiadas onde a verdade acontece alternativamente ao modelo científico estabelecido. Para descrever elementos da experiência da verdade na obra de arte, Gadamer apresenta a arquitetura como modelo, pois nela acontece peculiarmente a mesma experiência da verdade. Ou seja, a experiência hermenêutica da arquitetura serve de paradigma para a explicação de um justo questionamento do acontecimento da compreensão, inserido na esfera ético-prática da vida. Assim, esta tese tem como objetivo analisar a abordagem gadameriana da arquitetura, afirmando seu caráter filosoficamente relevante no seio da estrutura do pensamento de Gadamer. Assim, em relação às obras arquitetônicas, podemos perceber traços hermenêuticos que sustentam experiências de pensamento que não se submetem ao modelo representativo da ciência, mas o contestam.</p> Gustavo Silvano Batista Copyright (c) 2024 Gustavo Silvano Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6355 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300 Literatura e Filosofia: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6350 <p>A empreitada reflexiva presente no artigo reside em articular questões em torno da problematização da constituição de uma <em>ação ética</em> na linhagem do pensamento de Paul Ricoeur por meio do <em>reconhecimento do outro</em>, através da tomada de consciência da <em>vaidade romântica</em> formulada por René Girard à luz do desejo mimético. Analisar como convergem as linhas de pensamento em uma proposição ética, intermediada pela arte, na elucidação da consciência moderna das individualidades e suas consequências será o norte da investigação. Para o desenvolvimento desta tese articuladora e de problematização, além de Ricoeur e Girard, iremos dialogar com outros autores como Peter Sloterdijk, Charles Taylor, Marshall Berman (2001), além de retomarmos alguns pontos da narrativa fáustica tão presente no nosso imaginário moderno</p> Herasmo Braga Copyright (c) 2024 Herasmo Braga https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6350 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 "Écriture”, linguagem e experiência estética: reflexões a partir de Theodor W. Adorno https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6348 <p class="western"><span style="font-family: Garamond, serif;">O presente artigo pretende </span><span style="font-family: Garamond, serif;">discutir sobre o lugar atribuído ao conceito de “écriture” na obra de Theodor W. Adorno, abarcando também seus possíveis desdobramentos no campo da estética e filosofia da arte. </span><span style="font-family: Garamond, serif;">Parte-se da </span><span style="font-family: Garamond, serif;">ideia</span><span style="font-family: Garamond, serif;"> de que tal conceito é mobilizado pelo autor a fim de discutir o específico caráter linguístico da arte moderna, concebendo sua experiência como um processo de descentramento do sentido. Para discutirmos </span><span style="font-family: Garamond, serif;">tal concepção</span><span style="font-family: Garamond, serif;">,</span> <span style="font-family: Garamond, serif;">analisaremos como o filósofo retoma </span><span style="font-family: Garamond, serif;">tal</span><span style="font-family: Garamond, serif;"> conceito do </span><span style="font-family: Garamond, serif;">campo</span><span style="font-family: Garamond, serif;"> das artes visuais – em especial das considerações do crítico e colecionador </span><span style="font-family: Garamond, serif;">de arte </span><span style="font-family: Garamond, serif;">Daniel-Henry Kahnweiler – </span><span style="font-family: Garamond, serif;">e</span> <span style="font-family: Garamond, serif;">abordaremos</span><span style="font-family: Garamond, serif;"> brevemente</span><span style="font-family: Garamond, serif;"> seus possíveis desdobramentos, construindo </span><span style="font-family: Garamond, serif;">breves </span><span style="font-family: Garamond, serif;">diálogos com as contribuições de Jacques Derrida e Georges Didi-Huberman.</span></p> <p class="western"><br><br></p> Raquel Patriota Copyright (c) 2024 Raquel Patriota https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6348 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 A filosofia existencialista de Sartre e o discurso literário em torno da morte https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6343 <p>Nosso artigo examina, com base na Filosofia Existencialista de Sartre, o fenômeno da morte, para relacioná-la ao dispositivo criativo do discurso literário de Lya Luft, no texto <em>Estamos todos na fila</em>. Mobilizamos como aparato teórico a Filosofia Existencialista de Sartre, com enfoque na concepção de morte, compreendida como a finitude de um projeto dos seres humanos. Identificamos, em particular, no discurso literário <em>Estamos todos na fila</em>, de Lya Luft, uma perspectiva niilista na maneira pela qual a morte é abordada; também, verificamos em que medida na Filosofia e na Literatura, aqui destacadas, a morte pode significar a aniquilação completa do princípio vital humano. Os resultados comprovam que a Filosofia existencialista sartreana e o discurso literário de Lya Luft constroem espaços filosófico-discursivos, que enfatizam a morte como aniquilação de todas as possibilidades humanas, um limite absoluto e lembram a finitude da vida e a necessidade de escolhas autênticas e responsáveis.</p> Jarbas Vargas Nascimento, Anderson Ferreira Copyright (c) 2024 Jarbas Vargas Nascimento, Anderson Ferreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6343 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 "Compreender de um modo diferente" https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6289 <p>Neste artigo, busca-se situar e interpretar a afirmação gadameriana segundo a qual “quando se logra compreender, compreende-se de um modo diferente”. Trata-se de localizar esse postulado, a partir de uma leitura retrospectiva de sua principal obra, <em>Verdade e método</em>, no horizonte da universalidade de sua filosofia hermenêutica, centrada, por sua vez, no caráter universal da linguisticidade na constituição do modo-de-ser humano. Dessa mediação linguística universal depreende-se o caráter ontológico da compreensão, a relação dialógica e a unidade interna entre compreender e interpretar, o que possibilita um entendimento do “compreender de modo diferente” que não implique a adesão a uma posição relativista no que diz respeito à compreensão, ou seja, a um “vale-tudo” interpretativo. Alternativamente, encontraremos na obra de Gadamer diretrizes e critérios que afastam essa leitura, apontando, antes, para uma caracterização do que seria a “boa” compreensão ou uma interpretação “correta”.</p> Rafael Lima Barros de Oliveira Copyright (c) 2024 Rafael Lima Barros de Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6289 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300 Ciência, distopia e terror: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6211 <p>Tendo como objeto de análise a obra <em>Frankenstein ou o Prometeu Moderno</em> (1818) de Mary Shelley, o objetivo desse artigo é explorar a relação complexa entre ciência, tecnologia, indústria e sociedade através da trajetória de encanto e desencanto do jovem cientista Victor Frankenstein. Trata-se de traçar um paralelo entre o otimismo utópico e tecno-científico da modernidade e o pessimismo distópico da literatura de ficção científica moderna. Nesse contexto, a literatura de ficção científica moderna assume um importante papel. Ao ser capaz de criar cenários hipotéticos e imaginários, a narrativa distópica problematiza o avanço científico e tecnológico de cada época, nos incitando a compor uma reflexão crítica e ética sobre o presente.</p> Ludymylla Lucena Copyright (c) 2024 Ludymylla Lucena https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6211 Thu, 02 Jan 2025 00:00:00 -0300 O conceito de tolerância em meio ao relativismo moral https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6200 <p>A pesquisa tem por objetivo discutir o conceito de tolerância em meio a concepção ética sobre relativismo moral face a compreensão das normas e o alcance da tentativa da sua absolutização. O problema é compreendermos a relação entre relativismo moral e absolutização das normas a partir do conceito de tolerância, haja vista o entremeio das perspectivas culturais. A hipótese que se levanta é aquela de que o relativismo dificulta a possibilidade de diálogo entre os interlocutores, vindo a evidenciar, assim, o conceito de indiferença. Concluímos ressaltando a necessidade de uma hermenêutica da alteridade.</p> Emerson De Medeiros Copyright (c) 2024 EMERSON DE MEDEIROS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6200 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300 A noção de experiência vivencial significativa em Gadamer https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6198 <p>Este texto dedica-se aos conceitos de vivência intencional e de experiência significativa na hermenêutica de Hans-Georg Gadamer, para aclarar a ideia de experiência vivencial significativa, comprometida com o modo como conduzimos a vida. Para o filósofo, a experiência atravessa a amplitude do mundo da vida histórica e pode ser compreendida no contexto das vivências intencionais factuais implicadas na circularidade de horizontes distintos que se fundem, a fim de encontrar o sentido apropriado. Segundo Gadamer, é ao colocar em xeque nossos preconceitos que se estrutura a interpretação e se direciona o modo de agir do próprio ser. O texto discorre sobre os conceitos de vivência e de experiência.</p> Vanessa Neubauer, Luiz Rohden Copyright (c) 2024 Vanessa Neubauer https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6198 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300 A cidade como artefato trágico em Hécuba de Eurípides: individuação e responsabilidade no projeto socrático de filosofia https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6183 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: medium;">Parto da noção de projeto filosófico para conferir unidade a uma leitura comparada dos diálogos socráticos e da tragediografia encenada em Atenas. Sócrates, apesar de não reivindicar um saber, </span><span style="font-size: medium;">ao </span><span style="font-size: medium;">opina</span><span style="font-size: medium;">r,</span><span style="font-size: medium;"> marca posições políticas, as quais crê justificar. Ao ler </span><span style="font-size: medium;"><em>Hécuba </em></span><span style="font-size: medium;">percebi um esquema similar ao do </span><span style="font-size: medium;"><em>Fédon</em></span><span style="font-size: medium;">: apologia da protagonista, clímax e resolução.</span><span style="font-size: medium;"> Sócrates, como Polixena, se dirige voluntariamente para o sacrifício que uma maioria, da qual não participa, lhe impõe. </span><span style="font-size: medium;">Ambos </span><span style="font-size: medium;">se investe</span><span style="font-size: medium;">m</span><span style="font-size: medium;"> do heroico, conduta compatível com o </span><span style="font-size: medium;">estimado </span><span style="font-size: medium;">melhor caráter. Platão aceita como Eurípides que a cidade </span><span style="font-size: medium;">seja</span><span style="font-size: medium;"> responsável pelos males que sobre ela se abatem. Discorda, porém, que os deuses sejam causa disto e </span><span style="font-size: medium;">se afasta </span><span style="font-size: medium;">da crença na impossibilidade de autonomia, para ele política, do humano face à vida e deuses. Contra a concepção de uma destinação trágica, o ateniense propõe uma filosofia política, em que cidade e cidadão são vistos um em função do outro. Uma vez que não se instauram em nós por natureza, é decisivo que o cidadão seja educado a busca</span><span style="font-size: medium;">r</span><span style="font-size: medium;"> a excelência que gera a política, sem a qual é impossível pensar o limite, a medida e a responsabilidade da ação que cabe ao coletivo e a cada um.</span></span></p> Francisco de Assis Vale Cavalcante Filho Copyright (c) 2024 Francisco de Assis Vale Cavalcante Filho Cavalcante Filho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6183 Mon, 30 Dec 2024 00:00:00 -0300 “Ensino de filosofia”: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5734 <p>A presença da filosofia no ensino médio impulsiona pesquisas e práticas sobre a especificidade do seu ensino. Uma das lições que repetimos com Cerletti (2009) é que nossas estratégias didáticas decorrem da concepção que temos de filosofia ou como nos ensina Capaner (apud Araújo e Ceppas, 2017, p. 62) “Ao escolher o modo como vamos ensinar (as estratégias didáticas), assumimos uma concepção de filosofia. Não é possível, portanto, fazer escolhas de conteúdo e de didática separadamente”. Desse modo, é necessário pensar, a partir da questão “o que é filosofia?”, “como” ensinar filosofia na escola e, principalmente, “como” os/as estudantes a aprendem em salas de aula do ensino médio. Esta direção e tendência para o pensar, deveria encontrar nos cursos de formação de professoras e professores de filosofia, seja na licenciatura e agora no Mestrado Profissional em Filosofia-PROF-FILO, o solo a partir do qual se desenvolver. No que segue, entretanto, pretendemos explorar os Projetos Pedagógicos de Curso-PPC da Licenciatura em Filosofia do Campus Caicó da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN e verificar, a partir da nossa prática e vivência como professor formador de professoras e professores de filosofia, o que tentamos fazer para que o ensino de filosofia se tornasse, como questão propriamente filosófica, tema de pesquisa dos Trabalhos de Conclusão de Curso-TCC e permanecesse como fim para o qual a Prática Pedagógica (Estágio Supervisionado e a Prática dos Componentes Curriculares) se direciona.</p> José Teixeira Neto Copyright (c) 2024 José Teixeira Neto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/5734 Sat, 28 Dec 2024 00:00:00 -0300 Diálogo e linguagem na hermenêutica filosófica https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6154 <p>Este artigo tem como objetivo abordar algumas das indicações através das quais Gadamer defende que a linguagem se estrutura a partir do diálogo. Pretendemos demonstrar que esta via de problematização parece condizente com aspectos centrais do que o filósofo aqui estudado nos traz em seu pensamento. Assim, o presente escrito buscará demonstrar que a linguagem se estrutura enquanto conversação. Tal caminho de análise será estabelecido através das elaborações de Gadamer sobre a linguagem que podem ser encontradas tanto na parte final de <em>Verdade e método</em> quanto em escritos posteriores à sua obra máxima. Nesse sentido, partiremos da indicação do lugar da linguagem na hermenêutica gadameriana, para em seguida nos determos sobre a demonstração de que a linguagem se dá como diálogo e enquanto conversação, tendo em vista o exemplo da tradução e o mistério da compreensão humana e da comunicação. Por fim, abordaremos o que Gadamer indica como diálogo permanente tendo em vista a relação entre linguagem, finitude e tradição.</p> Weksley Pinheiro Gama Copyright (c) 2024 Weksley Pinheiro Gama https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RTF/article/view/6154 Wed, 06 Nov 2024 00:00:00 -0300