https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/issue/feedREVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT2024-07-29T15:03:02-03:00Sidcley D'Sordi Alves Alegrini da Silvasidcleyalegrini@uern.brOpen Journal Systems<p>A <strong>REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT</strong> é vinculada e publicada pelo Departamento de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (Campus Avançado de Natal) em parceria com a Rede Brasileira dos Observatórios de Turismo (RBOT), de periodicidade semestral e circulação nacional e internacional, disponibilizada em formato eletrônico. Destina-se à publicação de artigos científicos inéditos e interdisciplinares, artigos traduzidos, entrevistas, artigos técnicos e tecnológicos, resenhas de livros sobre temáticas em Turismo, Hotelaria, Economia, Administração, Geografia, Urbanismo e Patrimônio.</p> <p>O público-alvo da revista são profissionais e pesquisadores do turismo e das áreas afins, docentes, pesquisadores e a quem mais possa interessar. Os autores devem possuir titulação de Doutor, Mestre, especialista e/ou alunos de pós-graduação stricto sensu (mestrandos e doutorandos). No caso de alunos de pós-graduação lato sensu e alunos de graduação, ambos devem ser coautores<strong>. </strong></p> <p>A revista é de publicação gratuita, sendo toda a participação considerada voluntária, sem fins lucrativos. A revista aceitará textos nos idiomas português, inglês e espanhol.</p> <p>Nosso identificador digital <strong>ORCID</strong> (Open Researcher and Contributor ID) é: 0000-0002-4051-1265</p>https://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6375EDITORIAL2024-07-16T03:21:37-03:00Sidcley D'sordi Alves Alegrini da Silvasidcleyalegrini@uern.br<p>EDITORIAL ReBOT V3. N1</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5991INDICADORES DO TURISMO SUL-MATO-GROSSENSE DE 2023: BOLETIM DE INTELIGÊNCIA N. 09/2024/ALUMIA 2024-04-11T19:02:17-03:00Danielle CARDOSO DE MOURAdannyellemoura@hotmail.comCamille Sahib Guimarães Citinocamillesahib@hotmail.comEliomar Vieira Juniorjrobstur@gmail.comThatiane Poiato Castelani Coelhothatycastelani@gmail.com<p>Este boletim apresenta o compilado dos principais indicadores disponibilizados na Alumia – Plataforma de Inteligência Turística de Mato Grosso do Sul referente ao desenvolvimento da atividade turística no ano de 2023. As coletas foram feitas mensalmente, por meio da extração das informações em portais públicos, sistemas específicos de parceiros, aquisição de dados (Big Data), e ainda, dados primários. A partir dos dados e indicadores apresentados, identifica-se o crescimento, fortalecimento e desenvolvimento do turismo no Mato Grosso do Sul, a partir do aumento das chegadas de passageiros pelos modais aéreo e rodoviário. Da mesma forma, verificamos o aumento nos principais indicadores de performance e de visitações nos principais atrativos do estado.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6034OS INDICADORES TURÍSTICOS EM TRÊS RANCHOS (GOIÁS, BRASIL): PERÍODO DO CARNAVAL DE 20242024-04-11T18:32:49-03:00Giovanna Adriana Tavares Gomesgiotavares.adriana@hotmail.comBlenda Domingues Bittencourtblendadb@gmail.comDiego Carneiro Oliveiradiiego.olliveeiira@gmail.comCarolina Vieira Ferreiracarolinavieirafe.unb@gmail.br<p>Busca-se apresentar informações sobre o perfil e a satisfação do participante do Carnaval de Três Ranchos, entre os dias 09 a 12 de fevereiro de 2024. Empregou-se a abordagem quantitativa e qualitativa na pesquisa exploratória, utilizando-se gráficos e infográficos produzidos pelo Observatório de Turismo do Estado de Goiás. Os indicadores de análise foram agrupados em: Perfil do entrevistado, características da viagem, gastos, avaliações, expectativas, elogios, críticas e sugestões. Como resultado, identificou-se que a atividade ocorrida no município se mostrou favorável e de necessário monitoramento para o desenvolvimento da atividade turística, além da importância de concentrar as informações por meio das pesquisas que visam o desenvolvimento de forma concisa na busca pelo melhor planejamento e gestão estratégica.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6376ENTREVISTA2024-07-16T03:35:33-03:00Danielle Cardoso de Mouraopotur.rn@gmail.comCharlei Soetheopotur.rn@gmail.com<p>Entrevista com <span class="OYPEnA text-decoration-none text-strikethrough-none">Charlei Soethe</span></p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6301“VIAJA PELO SEU INTERIOR” DESAFIOS PARA A DINAMIZAÇÃO DO INTERIOR DE PORTUGAL2024-06-21T18:32:00-03:00Aristides Faria Lopes dos Santosaristidesfaria@ifsp.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente ensaio é parte inicial de uma série de estudos a serem desenvolvidos durante período de intercâmbio do autor junto ao Instituto Politécnico de Bragança, no Concelho de Chaves, Distrito de Vila Real, no contexto da sub-região estatística NUT III – alto Tâmega, da Região Norte de Portugal. A partir das reflexões e proposições apresentadas, torna-se patente que a integração entre os múltiplos </span><em><span style="font-weight: 400;">stakeholders</span></em><span style="font-weight: 400;"> do poder público atuantes no setor de viagens e turismo na região sob análise como um todo se mostra tão relevante quanto a implementação de um observatório dedicado à coleta, o tratamento, a análise e a difusão de dados e informações mercadológica no sentido de promover a inteligência de negócios na destinação. No caso, a implementação e o fortalecimento de um sistema neste sentido parece ser determinante para fomentar o desenvolvimento socioeconômico do interior de Portugal.</span></p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6377CARACTERIZAÇÃO PRELIMINAR DE ELEMENTOS A SEREM CONSIDERADOS PARA IMPLANTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO DAS TRILHAS DE LONGO CURSO DO BRASIL - OBSERVATRILHAS.2024-07-17T16:32:47-03:00Thalia Ferreira Alvestfalves1@ucs.brMichel Bregolinmbregolin@ucs.brLaura Rudzewiczlaurar.turismo@gmail.com<p>Observatórios agregam valor aos dados para transformá-los em informação, em indicadores e em conhecimentos que podem contribuir ao monitoramento e à qualificação das políticas públicas por meio de decisões mais inteligentes. Apoiada nessas premissas, esta pesquisa exploratória, baseada em análise documental, caracterizou preliminarmente elementos a serem considerados na criação do OBSERVATRILHAS - Observatório das Trilhas de Longo Curso (TLCs) do Brasil, projeto desenvolvido pelo NID ODITT/UCS. Para isso analisou documentos oficiais sobre as TLCs e os sites do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO (2023), do Ministério do Meio Ambiente e Ação Climática - MMA (2023) e do Ministério do Turismo - MTUR (2023),</p> <p>seus propositores; assim como da Rede Brasileira de Trilhas (2023), sua articuladora junto à sociedade civil. A partir disso, identificou públicos interessados no assunto e as suas necessidades informativas. Também explorou fontes de dados abertos e ferramentas de visualização para viabilizar uma modelagem inicial desse observatório especializado. Como demonstram os resultados obtidos, disponibilizados no perfil público do NID ODITT no Tableau Public, comprovou-se a viabilidade de implantar esse observatório em um curto prazo. Entre as limitações do estudo registra-se não ter havido tempo suficiente para validar as visualizações criadas com os atores identificados na pesquisa, situação que será abordada em uma próxima etapa da pesquisa. </p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6378ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS EM AMBIENTES NATURAIS2024-07-17T16:41:35-03:00Ricardo Salesrsd.tur@uea.edu.brSusy Rodrigues Simonettissimonetti@uea.edu.br<p>As considerações sobre práticas sustentáveis em ambientes naturais foram feitas com o objetivo de compreender a Estratégia de conservação do meio ambiente das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), por meio da obra “Perguntas e Respostas sobre Reserva de Patrimônio Natural” de Souza, Côrte e Ferreira (2012), publicada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2012, e a partir de uma reflexão sobre as dificuldades abordadas no trabalho de Lima e Franco (2014), quanto às estratégias que promovam a biodiversidade. Concluímos sublinhando a importância de estratégias colaborativas entre governos, organizações não governamentais e comunidades locais, enfatizando a necessidade de educação ambiental como componente essencial para o sucesso das práticas sustentáveis. Ao adotar essas abordagens, aspiramos a um futuro em que a coexistência harmoniosa entre humanidade e natureza seja alcançada, preservando a beleza e funcionalidade dos ambientes naturais para as gerações futuras.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6379CONTRIBUIÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA O MAPEAMENTO DE ATRATIVOS E DE EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS NA PARAÍBA2024-07-17T16:55:09-03:00Francisco Coelho Mendesoelhomendesufpb2015@gmail.comLeandro Franklin Lima de Fariasleandro.franklin@dcx.ufpb.brAyla Débora Dantas de Souza Rebouçasayla.reboucas@dcx.ufpb.br<p>Este trabalho procura mostrar como a área de tecnologia da informação pode interagir com a área do turismo para apoiar o mapeamento de atrativos e equipamentos turísticos, visando tornar mais ágil e participativo o processo de coletar e divulgar as informações necessárias para o planejamento de experiências turísticas e para a gestão do turismo de maneira mais assertiva. Este artigo tem como objetivo divulgar experiências de mapeamento de atrativos e equipamentos turísticos para fins de planejamento estratégico do turismo e ampliação da oferta turística na Paraíba. A metodologia adotada foi do tipo pesquisa qualitativa e descritiva, que fez uso de ferramentas tecnológicas para otimizar o processo de transformação de dados turísticos em informações acessíveis, por meio do portal Web do OTPB, que inclui páginas criadas com o apoio da ferramenta WordPress e também um sistema intitulado Turistart. A coleta de dados apresentados no portal foi realizada por formulário no Google Forms, através do qual foi gerada uma planilha com informações validadas para alimentar as páginas na Web. O sistema Turistart e o portal do OTPB é responsivo e funciona integrado com o Google Maps, com o Cadastur e redes sociais, como Instagram, WhatsApp, Facebook e YouTube. O portal permite que turistas, profissionais de turismo e gestores (públicos e privados) possam acessá-lo de forma rápida através de links ou QRCode, para obter informações sobre atrativos ou equipamentos turísticos. Permite, também, ao visitante compartilhar de maneira simplificada informações e imagens de experiências e vivências turísticas.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6380DADOS NO TURISMO: REDE BRASILEIRA DE OBSERVATÓRIOS DE TURISMO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O PLANEJAMENTO E GESTÃO DE DESTINOS TURÍSTICOS NACIONAIS2024-07-17T17:05:19-03:00Márcia Raquel Cavalcante Guimarãesmguimaraes@uea.edu.brAna Marta Cardoso Soaresamcs.tur19@uea.edu.brDorval Juan Cativo Carvalhodorvaljuan@gmail.com<p>No contexto do planejamento turístico os dados desempenham um papel central, fornecendo informações cruciais para orientar estratégias eficazes e alcançar resultados desejados. Esses dados são fundamentais para entender as necessidades do setor e auxiliar na tomada de decisões, pois são essenciais para a análise do mercado turístico, permitindo a identificação de tendências, padrões de comportamento do consumidor e demandas emergentes. A Rede Brasileira de Observatórios - RBOT e seus mais de 70 observatórios afiliados tem atuado como ferramentas essenciais na realização de pesquisas que buscam promover planejamento e gestão de destinos através dos dados, evidenciando uma governança colaborativa e interinstitucional responsável e comprometida com o turismo brasileiro. Este trabalho tem como objetivos analisar a criação e desenvolvimento da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo, refletir sobre o papel dos observatórios membros da RBOT na coleta, análise e compartilhamento de dados relacionados ao turismo no país e investigar a contribuição da RBOT para a integração e a cooperação entre instituições públicas e privadas envolvidas no planejamento e gestão do turismo. Para que se alcance os resultados esperados, será realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória através de publicações, boletins, periódicos, artigos científicos, materiais na internet, dentre outros. Como resultado evidencia-se a contribuição da RBOT para o turismo brasileiro através da realização de pesquisas estratégicas e de temáticas emergentes do turismo.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6381DESAFIOS E PERSPECTIVAS: O FUTURO DO FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITACOATIARA (FECANI) SOB O OLHAR DOS RESIDENTES2024-07-17T17:16:54-03:00Giulyana Monteiro Pascarelligmp.tur23@uea.edu.brEstela Celine de Souza Pessoaestelaceline97@gmail.comEsthéfane Araújo de Souzaesthefane1araujo7@gmail.com<p>O Festival da Canção de Itacoatiara (FECANI) é um evento cultural importante no município de Itacoatiara, Amazonas, sendo realizado desde 1985, com o objetivo de promover a cultura amazônica, sobretudo, através da música. Reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Amazonas, o FECANI atraiu milhares de visitantes ao longo dos anos, impactando positivamente a economia e o turismo local. No entanto, nos últimos anos,</p> <p>houve uma redução significativa no público, considerando sua grandiosidade e renome. Uma pesquisa qualitativa está sendo conduzida com a finalidade de compreender a percepção dos residentes sobre a importância do FECANI para a comunidade e como eles veem a desvalorização do evento. Esta pesquisa incluiu entrevistas semiestruturadas com residentes, abordando questões sobre o impacto econômico e cultural, participação da comunidade e preservação da cultura local promovidos pelo FECANI.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6383DESVENDANDO O POTENCIAL: ATRIBUIÇÃO DO ARTESANATO COMO ELEMENTO VITAL NOS SERVIÇOS DE HOSPEDAGENS2024-07-17T17:42:47-03:00Jéssica Isabele Protázio Vilaçajipv.tur21@uea.edu.brBárbara Rodrigues de Oliveirabrdo.tur21@uea.edu.brVinícius Nogueira Correavnc.tur21@uea.edu.br<p>A pesquisa em questão pretende apresentar as influências do artesanato para a sociedade, de todas as formas <br>possível, e por meio das pesquisas documentais, relacionar estudos já realizados em outro lugares com a mesma <br>temática que se considera importante para o crescimento do turismo em uma localidade como a capital <br>amazonense, o qual é possível explorar ao máximo o artesanato que é tão procurado pelos visitantes de todas as <br>idades com a ideia de guardar uma lembrança física de seus dias na localidade. Sendo assim, a pesquisa tem como <br>forma de abordagem qualitativa, e os objetivos metodológicos são exploratórios e descritivos. A pesquisa mostra <br>ainda as proporções de atribuição do artesanato em hotéis, principalmente como meios de distração aos clientes <br>durante momento de espera em relação a algum serviço.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6384DETERMINANTES DA AVALIAÇÃO DE EVENTOS TURÍSTICOS E CULTURAIS EM BELO HORIZONTE2024-07-17T17:54:44-03:00 Lucas Ribas Viannalucas.vribas@pbh.gov.brMaria Thereza Saez Magalhãesmthereza.belotur@pbh.gov.brJosé Geraldo Dolabeladolabela.belotur@pbh.gov.br<p>A cidade de Belo Horizonte vem se consolidando como palco de eventos culturais e turísticos nos últimos anos. Nesse cenário, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (BELOTUR) coordena e apoia, por meio do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, pesquisas em todos os eventos que têm atuação direta ou indireta da empresa. Este presente trabalho tem como objetivo entender quais os determinantes que influenciam na avaliação geral de cinco eventos que ocorreram na cidade em 2023. Foi utilizado o método de regressão múltipla, sendo acompanhado por um diagnóstico descritivo dos respondentes. Como resultado principal, foi observado que a sensação de segurança foi a única variável que se mostrou significativa para explicar a avaliação em todos os eventos, tendo efeito positivo. </p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6385EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NOS ATRATIVOS CULTURAIS DO CENTRO HISTÓRICO DE MANAUS2024-07-17T18:09:49-03:00Virginia Reis Barrosvrb.tur20@uea.edu.brMaria Adriana Sena Bezerra Teixeiramsteixeira@uea.edu.br<p>Para desenvolver uma educação de qualidade e que desperte o interesse do estudante, é necessário ofertar oportunidades de descoberta, reconhecimento, crescimento e desenvolvimento do pensamento crítico. Surge o pensamento de que um dos meios que podem causar este impacto no estudante seja justamente o local onde se desenvolve o ensino, o qual pode ser um atrativo cultural, no intuito de realizar uma atividade diferenciada e ainda contribuir para o despertar do sentimento de pertencimento de jovens estudantes acerca de seu papel enquanto sujeito transformador da sociedade em que vive. Nesta pesquisa, procura-se analisar o uso dos atrativos turísticos culturais do Centro Histórico de Manaus por parte das escolas do bairro Centro. Levanta-se a hipótese de que a Educação Patrimonial pode servir como fator de despertar do sentimento de pertencimento nos estudantes do das Escolas Estaduais do Centro de Manaus. Quanto à metodologia, a pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, com amostra não probabilística intencional. Serão realizados estudo de campo, observação direta intensiva, questionários estruturados, pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo. Ao final da pesquisa, pretende-se obter dados suficientes para analisar a questão do uso de atrativos culturais do Centro Histórico de Manaus como espaços que possam contribuir com o desenvolvimento de práticas educativas que despertem na população manauara o sentimento de pertencimento ao legado histórico da cidade.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6386EMPREENDIMENTOS TURÍSTICOS E IMPLICAÇÕES AMBIENTAIS NA BACIA HIDROGRÁFICA RIO TARUMÃ-AÇU, MANAUS, AM2024-07-17T18:17:49-03:00Jonathan Nuel Lesses Freire Fariasjnlff@ufam.edu.brMaria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simãomariaoliviar@uol.com.brGlaubécia Teixeira da Silvagtsilva@uea.edu.br<p>O objetivo deste trabalho é analisar a oferta de recreação e lazer no trecho compreendido entre os quilômetros 4 e 45 da BR-174 e suas implicações ambientais no âmbito da Bacia Hidrográfica do Rio Tarumã-Açu, Manaus - AM. Considerando os atrativos culturais, naturais, equipamentos e serviços ofertados nesta área, foram descritos os modelos de gestão e medidas mitigadoras que os empreendimentos possuem em relação ao uso de recursos naturais, a produção e destinação de resíduos e aos cuidados com o ambiente. A pesquisa é de caráter descritivo e em uma abordagem qualitativa, utilizando múltiplas técnicas/métodos para coleta de dados, dentre elas: observações em campo, entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental, bibliográfica, mapeamento georreferenciado e registro fotográfico. Foram entrevistados 17 proprietários/funcionários responsáveis pelos empreendimentos e 20 visitantes/turistas de 20 empreendimentos localizados, no intuito de compreender a relação entre as atividades ofertadas e o ambiente. Como resultado, para o trade turístico, a formatação de um guia de recreação e lazer referente aos cafés regionais e balneários, aliando os interesses dos empreendimentos às políticas públicas em turismo e lazer. As atividades de recreação, lazer e turismo praticados no ambiente natural podem gerar o aumento da arrecadação monetária, qualidade ambiental e empregabilidade. Porém, precisam do controle, fiscalização e monitoramento para promover a responsabilidade ambiental no exercício dessas atividades.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6387ENOTURISMO NA ÁREA METROPOLITANA DO PORTO (PORTUGAL): UMA PESQUISA EM ANDAMENTO2024-07-17T18:27:24-03:00Gabrielle Victória Zitei Veríssimo da Silvagabrielle.z@aluno.ifsp.edu.br Isabela Campos da Silva isabela.campos@aluno.ifsp.edu.brAristides Faria Lopes dos Santosaristidesfaria@ifsp.edu.br<p>O Enoturismo é um segmento da atividade turística capaz de proporcionar experiências que vão além de sessões de degustação, abarcando, por exemplo, tradição, gastronomia e história por meio de visitas a vinícolas. Esta investigação abordou, essencialmente, o Turismo Cultural e tratou o vinho enquanto recurso turístico capaz de motivar fluxos de visitantes e turistas. A presente pesquisa adotou a Área Metropolitana do Porto (AMP), em Portugal, como área de abrangência e buscou responder ao seguinte problema: Quais elementos são capazes de influenciar o desenvolvimento do Enoturismo na AMP, em Portugal? No sentido de responder ao problema enunciado, foi proposta a realização de um estudo de caso único com o objetivo geral de identificar a influência de elementos capazes de contribuir para o desenvolvimento do Enoturismo na AMP. A partir da literatura levantada e da legislação aplicável, tornou-se possível verificar que há investimentos privados oriundos de empresários de pequeno e médio portes, tais como lojistas e produtores rurais, e políticas públicas de fomento e controle de qualidade aos negócios na cadeia de valor do vinho.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6388ESTRATÉGIAS E AÇÕES PARA ACOMPANHAMENTO DO TURISMO GOIANO2024-07-17T18:36:14-03:00Giovanna Adriana Tavares Gomesgiotavares.adriana@gmail.comDiego Carneiro OliveiraObservatoriogo.estagiario@gmail.comCarolina Vieira Ferreiracarolinavieirafe.unb@gmail.br<p>O presente estudo realizado pelo Observatório do Turismo do Estado de Goiás em 2024, busca apresentar e analisar as ações e estratégias de acompanhamento técnico e seus desdobramentos no âmbito do turismo dos municípios goianos. Empregou-se a abordagem de dados que permite analisar e processar os dados e informações sobre o entendimento do comportamento dos turistas que visitam a região. Como resultado, identificou-se as estratégias de gestão e divulgação dos destinos turísticos de Goiás, bem como as atividades ocorridas nos municípios, demonstrando-se em condições favoráveis e importantes para estabelecerem medidas que ampliem os benefícios dos turistas e o desenvolvimento regional</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6389ESTUDO DE CASO: A IDENTIDADE INTERIORANA E CONFORTO NAS POUSADAS DE MANACAPURU E NOVO AIRÃO COMO PROPOSTA PARA A HOTELARIA EM MANAUS2024-07-17T18:44:10-03:00Gleiciamara da Silva Fortunogsfortuno98@gmail.comJulliana Vaz da Cruzjullianavaz31@gmail.comKaren Reis dos Santosreisdossantoskaren@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é apresentar a identidade interiorana através dos hotéis pousadas visto nos municípios do Amazonas, Manacapuru e Novo Airão. Sendo os objetos de trabalho neste estudo, como elementos que contribuem de forma econômica para o desenvolvimento das respectivas cidades. As pousadas são importantes como identidade das mesmas e não somente dos dois lugares, já que é fato que outros interiores possuem a mesma categoria. Tendo elementos próprios diferentes dos tipos de hospedagens visto em cidades grandes que tem pousadas como meios de hospedagem de baixa qualidade ou lugares de simples descanso. A forma de abordagem é qualitativa, e os objetivos metodológicos exploratórios e descritivos, que por meio da pesquisa de campo possibilitou a identificação da importância dos hotéis para a identidade dos municípios, fazendo com que seja uma forma de tornar o turismo mais claro e preciso na questão cultural por meio de outros segmentos e não somente de viagens. Obtendo a hipótese de adaptação de atividades praticadas de acordo com a preferência do cliente para uma cidade mais estruturada. Contribuindo para uma melhor percepção dos tipos de hotéis que seriam capazes para adaptações quanto a sua estética, procedimentos e atividades.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6390EVENTOS E LAZER: A PRODUÇÃO DE EVENTOS NO CENTRO CULTURAL PALACETE PROVINCIAL2024-07-17T19:10:42-03:00Vitor da Costa Vasconcelosvdcv.tur19@uea.edu.brLigia Conceição Oliveira da Cruzlgprojetos.am@gmail.comMaria Adriana Sena Bezerra Teixeiramsteixeira@uea.edu.br<p>O Centro Cultural Palacete Provincial é um atrativo turístico localizado na Praça Heliodoro Balbi - Centro Histórico de Manaus, sob a gestão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas. O espaço abriga 4 museus de diferentes linguagens e exposições temporárias com visitação gratuita, além de dispor de áreas que são utilizadas para a realização de eventos dos mais diversos segmentos, três eventos são mencionados nesta pesquisa: Universo Geek Museu (Cultura Pop Geek); Feira Tupissai (Artesanato) e Metaverso (Tecnologia e Inovação). Este estudo tem como por objetivo analisar a produção de eventos que ocorrem no espaço e a sua importância para a comunidade e promoção turística do atrativo. A metodologia é de natureza descritiva e exploratória, do tipo relato de experiência. Relata-se que a forma de abordagem é qualitativa, com o procedimento técnico a partir de pesquisa bibliográfica e observação de estágio do autor, o qual se deseja realizar uma colaboração com o local investigado. A partir dos resultados, evidenciou-se que a produção de eventos dentro do espaço cultural demonstra um impacto positivo, pois promove a promoção turística e intercâmbio cultural entre a comunidade e o atrativo.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6391EVENTOS E TURISMO: CONTRIBUIÇÕES DO MOBILIZA SLZ PARA O TURISMO DE EVENTOS NA CAPITAL MARANHENSE2024-07-17T19:23:11-03:00Saulo Ribeiro dos Santossaulo.ribeiro@ufma.brÂngela Roberta Lucas Leiteangelarobertalucas@mail.com<p>O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do MOBILIZA SLZ para o cenário econômico e turístico de São Luís, MA no período de 2021 a 2023. Para isso, buscou-se mapear o perfil dos participantes; identificar a percepção quanto ao destino São Luís, bem como em relação ao próprio evento. O estudo seguiu a abordagem quantitativa e qualitativa, cujo objetivo é descritivo. Os resultados apontaram que os participantes são moradores e turistas, a maioria do sexo masculino com idade entre 19 e 29 anos. No que tane os turistas, sua procedência é maior da Região Norte, que se hospedaram em hotéis e pousadas, com permanência acima de 5 dias. Conclui-se que o MOBILIZA SLZ movimentou a economia local, bem como a cadeia produtiva do turismo, mostrando-se relevante a importância de se promover eventos como este na cidade no intuito de contribuir para a diminuição da sazonalidade e o desenvolvimento da imagem de um destino-sede, dada a possibilidade de uso de serviços e equipamentos turísticos locais.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6392PERFIL DO TURISTA QUE VISITA NÍSIA FLORESTA/RN2024-07-17T19:36:08-03:00Sidcley D'sordi Alves Alegrini da Silvasidcleyalegrini@uern.br Fernando Romantiêze Vicente da Silvaromantiezevi@gmail.comWeverton Moreira da Silva Weverton20230027766@alu.uern.br<p>Diante da crescente alta que ocorreu ao longo dos anos na atividade turística no município de Nísia Floresta/RN, foi percebida a necessidade de caracterizar o perfil dos turistas. Sendo assim, esta pesquisa consistiu em um estudo quantitativo e exploratório com base na relevância do turismo, a pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil de quem visita o destino, abordando aspectos como faixa etária, motivo de escolha do destino, bem como hospedagens utilizadas. Foram aplicadas 23 perguntas fechadas por meio de questionários, nos dias 18, 19 e 20 de agosto de 2023, respondidas por 427 participantes, foram incumbidos da aplicação dos questionários 16 estudantes do curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados sobre o turismo local é um dos principais pilares para auxiliar no processo de organização e planejamento dessa atividade turística.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6394A IMPORTÂNCIA DA CRIAÇÃO DE UM OBSERVATÓRIO ACADÊMICO DE TURISMO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA: PLANEJAMENTO E ESTRUTURAÇÃO INICIAL DO PROJETO2024-07-17T22:27:02-03:00Gustavo Ribeiro da Silva gustavoribeirogrbr@gmail.comRosana Santana dos Reis rsreis@uneb.br<p>A cidade de Salvador na Bahia é um importante polo turístico brasileiro, com uma forte imagem que atrai turistas nacionais e internacionais. Sendo assim, é de extrema importância a existência de banco de dados atualizado com informações referentes à cadeia turística da cidade de Salvador, incentivando a pesquisa e o planejamento das atividades voltadas para o turismo, estimulando investimentos que visem a expansão, qualificação e melhoria dessas atividades. Nesse sentido, a estruturação de um Observatório Acadêmico de Turismo da Universidade do Estado da Bahia se mostra um excelente meio para a integração do sistema de ensino, pesquisa e extensão universitária, juntando-se ao interesse público com o desenvolvimento do turismo, possibilitando o planejamento de políticas públicas que desenvolvam de maneira positiva a atividade na região. O objetivo deste trabalho é apresentar a estruturação inicial do projeto do Observatório Acadêmico de Turismo da Universidade do Estado da Bahia, desenvolvido pelos docentes e discentes do curso de bacharelado em Turismo e Hotelaria, sua delimitação espacial (o Centro Histórico da Cidade de Salvador), os levantamentos iniciais realizados, a definição da metodologia, o modelo e prototipagem. A metodologia deste texto caracteriza-se como abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada nas definições e indicações dos Planos Nacionais de Turismo, funções dos observatórios de turismo e projetos de extensão universitária. Como resultado, apresenta o processo inicial para implantação do Observatório Acadêmico de Turismo do Centro Histórico de Salvador, seus planos de expansão geográfica e a ideia de se integrar à Rede Brasileira de Observatórios de Turismo.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6395A INCLUSÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA ATIVIDADE TURÍSTICA2024-07-17T22:43:31-03:00Isabella Concy Souzaics.tur19@uea.edu.brMarklea da Cunha Ferst mferst@uea.edu.br<p>Essa pesquisa tem como o seu objetivo geral analisar a acessibilidade para a pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA na atividade turística. Trata-se de uma pesquisa em que se utilizou o método dedutivo, de natureza básica e caráter descritivo, com abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica e de campo utilizando a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Com isso, realizou-se a aplicação da entrevista semiestruturada com a gerente do primeiro sítio agroinclusivo do Brasil, o sítio Mundo Azul, no qual suas atividades visam o atendimento a pessoa com TEA, e com uma mãe de uma pessoa com TEA. A partir da pesquisa de campo foi possível corroborar as informações contidas na literatura a respeito das necessidades da pessoa com TEA nas práticas turísticas. Os resultados demonstraram que apesar de atualmente possuir algumas iniciativas na atividade turística, a acessibilidade para a pessoa com TEA ainda é bastante incipiente. Essa pesquisa tem como o intuito contribuir para expansão da compreensão acerca do transtorno do espectro autista bem como as ações necessárias para a adaptação dos produtos e serviços turísticos direcionadas a esse público.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6396A OBSOLESCÊNCIA DA TECNOLOGIA NA HOTELARIA: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS NO ATENDIMENTO DIANTE DE SISTEMAS DESATUALIZADOS.2024-07-17T22:50:20-03:00Roberta Teixeira Sicsu dos Santosrobertasicsu11@hotmail.com<p>O presente estudo tem como objetivo compreender o fenômeno da tecnologia na hotelaria e seu impacto no atendimento, a partir de dados obtidos por aplicação de formulários com recepcionistas e gerentes de hotéis em Manaus, considerando suas experiências. A pesquisa evidenciou as principais reclamações dos hóspedes referentes às tecnologias e a ausência de investimento em atualização ou troca dos equipamentos desatualizados, mas também trouxe reflexões quanto à otimização que esses equipamentos, mesmo obsoletos em sua maioria, trazem no atendimento da hotelaria manauara. Além disso, o estudo também explora reflexões sobre como o atendimento humanizado e o preparo dos hoteleiros podem fidelizar seus hóspedes, mesmo diante de transtornos relacionados à tecnologia.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6397A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM TURISMO E DESENVOLVIMENTO LOCAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS2024-07-17T23:00:19-03:00Larissa Ferreira Pereiralariferreirapereira@gmail.comCristiane Barroncas Maciel Costa Novocbarroncas@uea.edu.brClaudia Araújo de Menezes Gonçalves Martinscamenezes@uea.edu.br<p>A presente pesquisa aborda a produção científica do curso de pós-graduação <em>lato sensu </em>em Turismo e Desenvolvimento Local (CPGTDL) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), compreendendo os anos de 2006 (primeira turma), 2009, 2010 e 2011 (última turma). Tratou-se de um estudo bibliométrico, de caráter bibliográfico, documental, descritivo e abordagem quali-quantitativa. O objetivo geral da pesquisa consistiu em caracterizar a produção acadêmica do CPGTDL/UEA e para tal foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: verificar as temáticas trabalhadas nos artigos deste curso; conhecer a formação acadêmica dos discentes e docentes do curso; e identificar os autores mais referenciados nos artigos produzidos. Como resultados identificou-se 106 artigos, cuja análise refletiu um grande interesse pelas temáticas que envolvem o “desenvolvimento local”, o “turismo de natureza” e a “cultura”. Verificou-se que a maior parte dos egressos do curso são formados em Turismo, Geografia e Administração. Do mesmo modo, registrou-se que a maior parcela dos docentes eram turismólogos e geógrafos. Por fim, identificaram-se 24 autores considerados referência no ensino do Turismo como mais citados nos artigos, sendo 62,5% dos autores nacionais e 37,5% de origem internacional.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6398ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DO TURISMO PELA COMUNIDADE LOCAL DO POLO COSTA DAS DUNAS2024-07-17T23:17:12-03:00Sidcley D'sordi Alves Alegrini da Silvasidcleyalegrini@uern.brPedro Arthur Neres da Rocha Gomes pedroarthur@alu.uern.brIsabelle Cristina Tenório Barbosa isabelle20230010838@alu.uern.br<p>Este estudo tem como objetivo geral analisar a percepção do turismo pela comunidade local do Polo Costa das Dunas, identificando os principais fatores que influenciam essa percepção, como a infraestrutura turística, os impactos socioeconômicos e ambientais, e as oportunidades de desenvolvimento para a comunidade. Além disso, busca-se também identificar os principais desafios enfrentados pelos moradores em relação ao turismo, assim como suas expectativas e sugestões para o desenvolvimento sustentável do setor turístico na região. Utilizando dados coletados diretamente dos moradores e complementados por fontes secundárias disponibilizadas em relatórios de pesquisa do Observatório Potiguar do Turismo - OPOTUR, este estudo proporciona uma compreensão abrangente da dinâmica turística local. Os resultados obtidos não apenas oferecem <em>insights</em> importantes para o desenvolvimento e aprimoramento do turismo no Polo Costa das Dunas, mas também fornecem subsídios para a formulação de políticas públicas e estratégias de gestão voltadas para a sustentabilidade e o crescimento econômico da região.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6399ANÁLISE DO RECEPTIVO NO CICLO DA BORRACHA EM MANAUS (1890 – 1925)2024-07-17T23:26:32-03:00Maria Vitória Rodrigues de Alvarengamariavitoria19.mv@gmail.comMárcia Raquel Cavalcante Guimarãesmguimaraes@uea.edu.br<p>Esta pesquisa apresenta os aspectos com os quais os viajantes encontravam ao chegar em Manaus no período de 1890 a 1925. O seu principal objetivo estabelece-se como sendo: analisar o receptivo dos viajantes na cidade de Manaus no ciclo da borracha. Quanto ao objetivo específico: estabelecer a relação entre os serviços e a estrutura oferecidos. Quanto aos procedimentos metodológicos, utilizou-se os métodos descritivos e exploratórios, pois o enfoque é em temas como o turismo e resgate histórico da cidade de Manaus, através de material bibliográfico e iconográfico. Dessa forma, a pesquisa apresenta perspectivas de autores como Mário Beni, Guilherme Lohmann e Alexandre Panosso Netto que trabalham a sistematização do setor turístico, aliado ao Inventário da Oferta Turística do Ministério do Turismo. Além disso, autores pesquisam a história da cidade de Manaus, especificamente no período da borracha: Guimarães (2012, 2021), Dias (2007), Grobe (2014) e Duarte (2009). As análises feitas através desses materiais demonstraram como as transformações a partir de 1890 que, possuíam elementos de receptivo atribuídos ao grande número de viajantes, o incentivo do poder público e os fomentos advindos do crescente comércio da borracha modificaram Manaus de tal forma que esse período representa hoje parte da história do turismo na região.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6400ANÁLISE DOS BENS IMÓVEIS DE INTERESSE HISTÓRICO NA AVENIDA JOAQUIM NABUCO2024-07-17T23:52:40-03:00 Ágatha Bruna Soares Costaagathabruna2014@gmail.com<p>Esta pesquisa apresenta a Avenida Joaquim Nabuco como cenário importante da cidade de Manaus por conta do seu contexto histórico e por abrigar bens imóveis relevantes para o mesmo. Analisou-se a preservação do patrimônio histórico cultural da referida avenida através de pesquisa qualitativa descritiva e explicativa, utiliza-se periódicos da Hemeroteca Digital pertencente à Biblioteca Nacional, além de obras da Biblioteca Pública do Amazonas e acervo da Biblioteca da Escola Superior de Artes e Turismo-ESAT-UEA, entre outros. O IPHAN-AM contribui de forma significativa para o presente trabalho com o Mapa de Tombamento do Centro Histórico de Manaus. Aborda-se primeiramente a história da referida avenida, seus imóveis tombados, seu contexto social. Com os dados obtidos, apresentou-se como proposta a elaboração de um roteiro turístico como meio de resgate das memórias afetivas da mesma.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6401ANÁLISE SWOT SOBRE A EDUCAÇÃO TURÍSTICA NA CIDADE DE MANAUS2024-07-18T00:04:55-03:00Ricardo Sales Diasrsd.tur@uea.edu.brCláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martinscamenezes@uea.edu.brLucas Xau dos Santoslxds.tur@uea.edu.brMichella Ribeiro Pereiramrp.tur@uea.edu.br<p> </p> <p>A Análise SWOT é uma ferramenta crucial para avaliar a viabilidade de negócios, fornecendo um diagnóstico organizacional e de mercado que auxilia na formulação de estratégias e tomada de decisões. A utilização dessa ferramenta destaca pontos importantes a serem observados na educação turística na população de Manaus, avaliando o panorama geral no qual essa atividade se insere. O turismo, em suas diversas formas, é uma das atividades econômicas de maior crescimento global, sendo que o turismo de natureza, maior destaque da região, ganha destaque. Embora traga benefícios como geração de emprego e renda, pode também resultar em problemas, como a desvalorização do patrimônio natural e cultural. Investir na educação da sociedade e capacitação dos sujeitos envolvidos é essencial para lidar com esses desafios de forma ética e cidadã. Manaus, com sua rica biodiversidade e patrimônio cultural, enfrenta a pressão do desenvolvimento turístico. Para aproveitar os benefícios do turismo enquanto minimiza os impactos negativos, é necessário um planejamento turístico cuidadoso, incluindo gestão consciente de recursos, desenvolvimento de habilidades e qualificação da força de trabalho.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6402ATRATIVOS VS. INFRAESTRUTURA PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO COMO ALTERNATIVA ECONÔMICA NOS TERRITÓRIOS: UM ESTUDO DE CASO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM-PA, ANTECEDENDO A COP 30. 2024-07-18T00:16:16-03:00Luiz Guilherme Teixeira Silvaluiz.silva@embrapa.brÁlvaro Negrão do Espírito Santoalvaros@ufpa.brAntônio Guilherme Soares Camposguilherme.campos@embrapa.br<p>Este resumo mostra algumas situações atualmente encontradas e previstas para a cidade de Belém, em termos de atrativos e da infraestrutura turística, enquanto local sede da próxima Conferência das Partes da Convenção - Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), para a capital paraense antes de novembro de 2025, quando ocorrerá este evento. Ressalta-se que os cenários locais esperados aqui mostrados e projetados estão baseados em dados e informações disponíveis e levantadas antes deste mega evento global e compõem o quadro de resultados e discussões considerado no texto como conteúdo deste resumo.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6403AVALIAÇÃO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS DE EMPRESAS PRIVADAS: ESTUDO DE CASO DO “KIALL RESTAURANTE E POUSADA” 2024-07-18T00:30:05-03:00Maria Heloisa Souza Nascimentomariahelo1213@gmail.comBeatriz Cristina Lima de Oliveira tur15beatriz@gmail.comJuliana Azevedo Hamoyjulianahamoy@gmail.com<p>Os estabelecimentos e o fenômeno do turismo geram impactos que podem ser positivos e/ou negativos para a sociedade e para o meio ambiente e estes influenciam diretamente nas dinâmicas social, ecológica, econômica e de bem estar de determinado espaço. O estudo objetiva identificar o grau de sustentabilidade do estabelecimento “Kiall Restaurante e Pousada” localizado em uma área protegida na Amazônia, no estado do Pará, utilizando como base o Modelo de Avaliação de Empreendimento Ecoturístico (MAEE), proposto no trabalho de Silveira (2003), adaptado pelas autoras para empreendimentos sustentáveis. A metodologia adotada foi construída com pesquisas bibliográfica e documental, pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas com consultas em documentos públicos relacionados a Reserva Extrativista Marinha(RESEX-Mar) Caeté-Taperaçu e aplicação do MAEE. Comprovando que o empreendimento é suficientemente sustentável e que sua instalação na vila contribui de modo positivo com a sociedade autóctone.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6404FEIRA TUPISSAI: A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO LOCAL NOS ESPAÇOS CULTURAIS DO CENTRO HISTÓRICO DA CIDADE DE MANAUS.2024-07-18T00:42:15-03:00Lilian Karolline Lima Cavalcantelklc.tur19@uea.edu.brJosé Vinícius Mar de Britojvmb.tur19@uea.edu.brSavana Araújo Olar sao.tur21@uea.edu.br<p>O trabalho tem como objetivo destacar a importância da integração do empreendedorismo cultural com a utilização de monumentos históricos da capital amazonense. Essa análise é fundamentada na experiência dos empreendedores e em toda a jornada percorrida ao longo dos anos dentro da Feira Tupissai, bem como no impacto observado quando a mesma começou a utilizar espaços públicos culturais. Além dos empreendedores, é importante destacar a visão e o impacto causado na sociedade como um todo. A metodologia adotada foi a qualitativa, visto ser uma pesquisa que aborda aspectos culturais e mais subjetivos. Seus objetivos são exploratórios e descritivos em razão de buscar responder os objetivos propostos. Nos resultados obtidos, podemos observar que a feira funciona não somente como ocupação dos museus que carregam o resgate da memória de nossa história, e ancestralidade, mas impulsiona também o desenvolvimento da economia criativa, através da interação, além de agregar uma riqueza cultural significativa.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6405FESTIVAL FOLCLÓRICO DE PARINTINS (AM): ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES PARA O FOMENTO DO TURISMO E DA ECONOMIA LOCAL 2024-07-18T00:49:53-03:00Ricardo Sales Diasrsd.tur@uea.edu.brCláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martinscamenezes@uea.edu.br<p>O Festival Folclórico de Parintins é realizado no município de Parintins (AM), na fronteira com o Estado do Pará. Localizada na Ilha de Tupinambarana, na margem direita do rio Amazonas, foi criada em 1880, mesmo com originalidade de uma aldeia indígena povoada no século anterior. Este estudo tem como objetivo geral analisar como o Festival Folclórico de Parintins (AM) se posiciona como uma ferramenta estratégica de fomento do turismo e economia no Estado do Amazonas. Em relação à metodologia, foi utilizada a pesquisa bibliográfica em livros, teses e artigos científicos que se encontram indexados nas bases de dados, SciELO, LILACS e Google Acadêmico. Os resultados demonstraram que a realização do festival é responsável pelo considerável aumento socioeconômico local, indicando que o investimento em cultura pode ser uma estratégia adicional de desenvolvimento do Estado. Apresentando-se, assim, como importante estratégia de fomento de turismo no local, por possuir elementos essenciais para a evolução do município de Parintins como: promoção de turismo, atração de investimentos, parcerias público-privadas e estratégias urbanas. Parintins possui uma variedade de recursos com capacidade turística que se utilizados, corretamente, atraem recursos financeiros para outros períodos além de junho, voltados à realização do Festival.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6406FORMAÇÕES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS DE DISCENTES DE TURISMO E DE HOTELARIA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS A PARTIR DA PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA DO CARNAVAL DE 2024 EM SÃO LUÍS/MA2024-07-18T01:06:12-03:00Igor Carneiro de Almeidacarneiroigor01@gmail.comCleilton Barros Silva cleilton.bs@discente.ufma.brRuan Tavares Ribeiro ruan.tavares@ufma.br<p>A formação acadêmica de discentes de uma IES passa por inúmeras experiências que contribuem para a sua formação profissional. A pesquisa é destacada como um dos tripés da Universidade e os discentes muitas vezes acabam participando dessa etapa durante a sua formação. Como principal objeto deste trabalho está a contribuição da pesquisa para a formação acadêmica e profissional no ensino superior por meio de relatos de experiências. Utiliza-se como referência a participação de discentes dos cursos de turismo e hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na pesquisa de demanda do Carnaval, organizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão (OBSTUR/MA). Este trabalho é de natureza qualitativa, de tipo descritiva e exploratória. A respeito dos principais resultados alcançados, observa-se que os discentes entrevistados descrevem pontos positivos no seu desenvolvimento pessoal, como o enfrentamento a timidez e um maior conhecimento da importância de uma pesquisa de demanda turística para a gestão e desenvolvimento do turismo. Conclui-se que a participação em uma pesquisa de demanda os discentes podem desenvolver competências e uma noção mais holística do funcionamento do campo de estudos do turismo.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6407IMPACTO CULTURAL MIDIÁTICO: A INFLUÊNCIA DA REPRESENTAÇÃO DE AMAZONENSES NO BIG BROTHER BRASIL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL NA REGIÃO NORTE2024-07-18T01:18:08-03:00 Esthéfane Araújo de Souzaesthefane1araujo7@gmail.comGleiciamara da Silva Fortunogsfortuno98@gmail.comJulliana Vaz da Cruzjullianavaz31@gmail.com<p>O estudo analisa a relação entre a mídia e estereótipos regionais na região Norte focado em uma Amazonense, e explora o papel da mídia na formação de percepções culturais. Utilizando teorias como a das representações sociais (MOSCOVICI, 1978) e a teoria da mídia (THOMPSON,J.B., 1998), a pesquisa analisa como os estereótipos são reforçados ou desafiados pela representação da região na televisão. Métodos qualitativos, como entrevistas e análise de conteúdo, são utilizados para coletar dados e aprimorar ideias. Um exemplo analisado é a representação do Amazonas por Isabelle Nogueira no Big Brother Brasil e seu impacto na percepção do público sobre a região. O estudo destaca a importância da representação autêntica na mídia nacional para valorizar a cultura brasileira e discute o papel da mídia na construção da identidade cultural regional e nacional, e seus impactos na sociedade contemporânea.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6408MEIO DE HOSPEDAGEM NO CONTEXTO DO TURISMO: A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE QUALIDADE PARA A ATIVIDADE TURÍSTICA2024-07-18T02:28:45-03:00Alice Barbosa Ferreiraabf.tur21@uea.edu.brLaís de Souza Limaldsl.tur21@uea.edu.br<p>O presente artigo aborda sobre os meios de hospedagem, sua classificação segundo a lei n° 11.771/08, seus tipos existentes conforme definiu o Ministério do Turismo em 2011, oferece um resumo sobre hospedagem, Turismo, e a relação dos meios de hospedagem enquanto atividade turística para com Turismo, além de falar sobre a importância da boa qualidade na prestação de serviços que se espera encontrar no local da acomodação escolhida, e uma análise sucinta sobre a oferta turística da cidade de Manaus. Para a produção deste foram feitos levantamento e análise de materiais bibliográficos referente ao tema, se trata de uma abordagem qualitativa cuja forma de pesquisa foi definida como exploratória. Em relação aos resultados obtidos foi possível verificar que o setor de hospedagem desempenha um papel fundamental como complemento para a atividade turística, e a qualidade dos serviços oferecidos nesta área é indispensável, uma vez que influencia diretamente na percepção do destino pelo hóspede, podendo impactar positiva ou negativamente sua experiência. </p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6409MÍDIAS SOCIAIS: ANÁLISE DO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO E DIVULGAÇÃO PARA O PROJETO DE EXTENSÃO TEMPERO TURÍSTICO2024-07-18T02:40:29-03:00Deryck da Rocha Bulcaoddrb.tur22@uea.edu.brCláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martinscamenezes@uea.edu.br<p>As mídias sociais são caracterizadas como plataformas online que possibilitam as interações humanas no espaço virtual, permitindo o compartilhamento de informações e abrangendo uma variedade de formatos na comunicação digital. O Instagram se faz parte desse cenário sendo uma plataforma utilizada para divulgação de imagens, vídeos e de relações entre pessoas, tornando-se atualmente uma ferramenta voltada também para a promoção e divulgação de conteúdo. O objetivo desta pesquisa é descrever como o Instagram pode ser usado para divulgar as atividades realizadas por um projeto de extensão, tendo como análise o projeto da Universidade do Estado do Amazonas, intitulado “Turismo e Gastronomia – Na Escola Difundindo a Cultura Alimentar - Tempero Turístico”. A metodologia utilizada é de natureza descritiva, analisando as publicações postadas no perfil oficial do projeto durante os meses de novembro e dezembro de 2023. Os resultados indicam que o Instagram é uma ferramenta que pode ser usada para aumentar a visibilidade e alcance, seja de um produto, marca, evento e até mesmo de um projeto de extensão.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6410MONITORAMENTO DA LINHA TURISMO NO TRIPADVISOR: INFORMAÇÃO SISTEMATIZADA PARA GESTÃO DE PRODUTOS 2024-07-18T02:48:50-03:00Juliana MedagliaJuliana.medaglia@ufpr.brHemily Faiffer AlvesHemily.faiffer@ufpr.brNathalia Salvatierra PortesNathalia.salvatierra@ufpr.br<p>Avanços tecnológicos tornaram a internet e as redes sociais cada vez mais presentes no mundo contemporâneo, e com isso a atividade turística passou a ser diretamente influenciada por discussões virtuais a respeito de uma determinada localidade real, e de diferentes formas. Gradualmente, opiniões e avaliações sobre lugares específicos e seus atrativos ganham cada vez mais espaço e visibilidade online, influenciando na decisão de pessoas que estão planejando viagens ou já visitando um destino, e ainda sendo utilizadas por gestores nas tomadas de decisões. A partir deste arcabouço teórico, o presente estudo tem como objetivo contribuir para a análise da oferta turística, a partir da sistematização da informação turística disponibilizada na plataforma TripAdvisor. Para isso, foi estruturada uma pesquisa exploratória, que coletou avaliações da Linha Turismo de Curitiba em uma abordagem quantiqualitativa. Foram levantados comentários publicados por viajantes entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, e analisados entre conotação (positiva, negativa ou neutra), categorias de comentários e origem do visitante. No geral, os comentários apresentaram um panorama positivo, porém apontaram melhorias a serem realizadas que se mostram relevantes para os gestores responsáveis, de forma a analisarem os dados disponíveis para nortear ações futuras. </p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6411O CONTROLE SOCIAL E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TURISMO: ANÁLISE DA EFETIVIDADE DAS AÇÕES DA EMPRESA ESTADUAL DE TURISMO DO AMAZONAS (AMAZONASTUR)2024-07-18T02:57:37-03:00Silvio Jorge Venancio de Barrosjorgesilviobarros@gmail.comJoão Guilherme Venancio de Barros jgvb.cic23@uea.edu.brMárcia Raquel Cavalcante Guimarães mguimaraes@uea.edu.br<p>A análise da efetividade das políticas públicas é um tema que tem ganhado relevância acadêmica nos últimos anos e, no que tange ao turismo, sabe-se que este segmento depende da eficácia da gestão pública com o cumprimento de ações e programas que propiciem o desenvolvimento dos municípios. Considerando que a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) é a instituição responsável pelas políticas públicas de Turismo no Amazonas, a pesquisa em tela tem como objetivo estabelecer instrumentos com capacidade de mensurar a efetividade da oferta dos Serviços Públicos de Apoio ao Turismo, pautado nas políticas públicas implementadas pelo órgão gestor - Amazonastur. Quanto a finalidade, trata-se de uma pesquisa exploratória e aplicada, quanto aos meios utiliza-se as fontes documentais e bibliográficas. As técnicas empregadas consistem na análise de documentos relacionados às políticas públicas de turismo implementadas no estado do Amazonas. Como resultado apresenta-se um modelo de mensuração para a análise do índice de efetividade de uma política pública. </p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6412O ESPAÇO TURÍSTICO EM SÃO SEBASTIÃO DO UATUMÃ: DIFICULDADES E POTENCIALIDADES2024-07-18T03:08:03-03:00Marcela de Souza Marques msm.geo20@uea.edu.brJulien Marius Reis Thevenin jthevenin@uea.edu.br<p>São Sebastião do Uatumã, localizado no estado do Amazonas, Brasil, é uma cidade conhecida por sua rica diversidade natural, eventos culturais e o famoso torneio de pesca ao tucunaré. No entanto, apesar desses atrativos, o turismo enfrenta desafios que limitam seu desenvolvimento pleno na região. Este estudo de pesquisa qualiquantitativa tem como objetivo investigar os desafios e potencialidades do turismo em São Sebastião do Uatumã. Os resultados destacam uma série de desafios enfrentados pelo turismo na cidade, incluindo infraestrutura, pesca predatória ao tucunaré, mobilidade e falta de promoção turística eficaz. No entanto, também identificam potencialidades significativas, como a beleza natural da região, eventos culturais e o torneio de pesca ao tucunaré, que podem atrair visitantes e impulsionar a economia local. Embora São Sebastião do Uatumã enfrente desafios no desenvolvimento do turismo, suas potencialidades oferecem oportunidades para o crescimento sustentável do setor. Para aproveitar ao máximo essas potencialidades, são necessários investimentos em infraestrutura, promoção turística e conservação ambiental. Ao fazer isso, a cidade pode se tornar um destino turístico de destaque na região amazônica, beneficiando tanto os moradores locais quanto os visitantes.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6413O FUTEBOL AMAZONENSE COMO AGENTE FORTALECEDOR DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO ESTADO DO AMAZONAS2024-07-18T03:17:29-03:00Eloiza Fernanda da Silva Oliveiraelofernanda40@gmail.com Maria Adriana Sena Bezerra Teixeira, Dramsteixeira@uea.edu.br<p>O futebol amazonense, há muito tempo, passa por intensa desvalorização e seus recursos têm sido pouco aproveitados, dessa maneira, a presente pesquisa busca observar o esporte da bola sob a visão da atividade turística e verificar o modo como a modalidade pode fortalecer o turismo no Amazonas. O estudo conta com três objetivos específicos, encaminhamentos estes que procuram descrever as contribuições do futebol fora das quatro linhas e sua relação com o turismo; contextualizar o futebol amazonense e sua importância para a localidade e relacionar as contribuições do futebol amazonense como possível alternativa de atratividade para o Estado do Amazonas. Para auxiliar em tais questões, o estudo contou com a participação de dez pessoas ligadas ao futebol local, com respostas obtidas através de entrevistas e formulários, revelando o grande potencial de fortalecimento do futebol amazonense relacionado ao turismo no estado e vice-versa.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6414O OBSERVATÓRIO BAIXADA VERDE NA FEIRA DE CAXIAS: MAPEANDO PERCEPÇÕES E O PERFIL DOS FREQUENTADORES 2024-07-18T03:25:27-03:00Ana Clara Pereira Nazário acnazpereira@ufrrj.brMaria Angélica Maciel Costamangelicamc@ufrrj.brIsabela de Fátima Fogaça isafog@hotmail.com<p>Considerada Patrimônio Cultural Imaterial do município de Duque de Caxias, a Feira de Caxias é um evento regular que ocorre todos os domingos na região central desta cidade. Com origens que remontam a chegada dos migrantes nordestinos ao Rio de Janeiro, na década de 1920, a feira é uma parte integral da história e cultura da Baixada Fluminense. Assim, este resumo visa apresentar os resultados da pesquisa de demanda junto aos frequentadores da Feira de Caxias. Seu objetivo foi avaliar o perfil dos frequentadores e sua percepção sobre a feira, bem como identificar suas potencialidades e limitações. A metodologia adotada foi quantitativa, com a aplicação de entrevistas com 421 visitantes da feira. Os resultados revelaram que a Feira de Caxias é frequentada principalmente pelos moradores de Duque de Caxias. São pessoas acima dos 60 anos, com renda de até dois salários mínimos e que chegaram à feira por indicação de amigos e parentes. Sua principal motivação é a gastronomia. Entre os pontos críticos da feira está a segurança e a ausência de banheiros públicos. Foi percebido ainda problemas para a acessibilidade de pessoas com deficiência. Assim, apesar do potencial turístico do recurso cultural, a Feira de Domingo enfrenta desafios significativos que precisam ser superados para que suas potencialidades, por exemplo, turísticas, sejam plenamente exploradas.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6415O PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NA PROMOÇÃO DE UM DESTINO TURÍSTICO.2024-07-18T03:34:43-03:00Giovanna Bessa Mirandagbm.tur20@uea.edu.brGuilherme Barbosa de Figueiredogbdf.tur20@uea.edu.brAna Rosa Gato de Paiva argdp.tur20@uea.edu.br<p>Analisar o papel dos influenciadores na promoção de destinos turísticos diante a percepção dos viajantes é fundamental para compreender o poder do marketing. Os comunicadores têm um papel fundamental na promoção de um destino turístico, através de plataformas presentes nos meios de comunicação digital e com as facilidades que a tecnologia proporciona para a comunicação, usar a influência para compartilhar narrativas envolventes e assim alcançar consumidores e viajantes tornou-se uma nova profissão. O presente estudo é uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, onde a abordagem é qualitativa, tendo em vista a necessidade de se aprofundar no tema, buscando compreender a relação entre os influenciadores digitais e a promoção de um destino turístico.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6416PERSPECTIVAS CRÍTICAS NA ANÁLISE DO FENÔMENO TURÍSTICO NO BRASIL2024-07-18T03:42:07-03:00Josefa Laize Soares Oliveira laizeoliveira@usp.brAlexandre Panosso Nettopanosso@usp.br<p>Este artigo examina os desafios enfrentados no estudo, ensino e pesquisa em turismo, focalizando na compreensão do fenômeno turístico pelos intelectuais brasileiros. As discussões destacam a necessidade de alterar o rumo das pesquisas, reestruturando conceitos e incorporando novos aspectos, elementos e fatores para uma revolução reflexiva. No entanto, foram identificadas questões externas à universidade que também impactam essas novas abordagens. Há espaço para avanços, como a quebra de paradigmas, o aprimoramento das bases teóricas, a sofisticação das metodologias e a conexão direta das pesquisas com a sociedade civil. Não se busca afirmar a superioridade de uma matriz de pensamento sobre outras, mas sim compreender as limitações que resultam em estudos superficiais e repetitivos sobre o turismo. Busca-se encontrar um consenso entre diferentes perspectivas, identificando lacunas e propondo soluções para os desafios na pesquisa turística no Brasil. O estudo utiliza entrevistas e análise qualitativa para explorar as lacunas existentes no conhecimento gerado, na aplicabilidade prática desse conhecimento e nos retornos sociais da academia para a sociedade.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6417PLANEJAMENTO E GESTÃO DO DESTINO E DE EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS EM BANANEIRAS-PB2024-07-18T03:54:34-03:00Francisco Coelho Mendescoelhomendesufpb2015@gmail.comJanaildo Soares de Sousajanaildo18@hotmail.comGutemberg Cardoso da Silva gutorp@outlook.com<p>Este trabalho procura mostrar como a qualificação do destino e avaliação de equipamentos turísticos podem contribuir para o planejamento de experiências turísticas e para a gestão do turismo de maneira mais assertiva. Este artigo tem como objetivo analisar as melhorias referentes ao destino e equipamentos turísticos para apoiar no planejamento estratégico do turismo e na ampliação da oferta turística em Bananeiras na Paraíba. A metodologia adotada foi do tipo pesquisa quali-quantitativa, onde foram realizadas avaliações dos serviços turísticos utilizados durante a estada do turista e percepção dos respondentes sobre o destino turístico, fazendo uso de dados e informações que ofereçam suporte às decisões estratégicas no planejamento, promoção e gestão do turismo, tanto no setor público quanto na iniciativa privada do município. A pesquisa foi realizada em Bananeiras, no período de 14 de julho a 28 de agosto de 2023. A aplicação do questionário se deu por acesso ao formulário disponível no formato online, via link do Google Forms ou acesso por QR Code, disponibilizado para os respondentes hospedados em empreendimentos de meios de hospedagem em Bananeiras. Os resultados desta pesquisa analisaram a qualidade da infraestrutura e serviços dos meios de hospedagem, bem como a infraestrutura e serviços turísticos do município Bananeiras na Paraíba.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6418PREÂMBULOS INICIAIS SOBRE A CRIAÇÃO DO PAINEL DINÂMICO DE EMPREGOS FORMAIS NAS ATIVIDADES CARACTERÍSTICAS DO TURISMO NO AMAZONAS2024-07-18T04:08:28-03:00Kimberly Raphaela Coelho Soareskrcs.tur20@uea.edu.brSilvio Jorge Venancio de Barrossilviobarroscontabil@gmail.comMárcia Raquel Cavalcantemguimaraes@uea.edu.br<p>Esta é uma pesquisa bibliográfica e documental, cujos materiais utilizados serão extraídos de sites, bancos de dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), seguindo a definição de Atividades características do Turismo do Cadastur. O objetivo é criar uma ferramenta para monitorar os empregos formais das atividades características do turismo no Amazonas, para avaliação interna de métricas necessárias para o correto planejamento e desenvolvimento do turismo encontrando base teórica no âmbito da pesquisa de marketing turístico. A forma de abordagem é quantitativa e os objetivos metodológicos são exploratórios e descritivos, coleta de dados de fontes secundárias, a amostra é probabilística casual estratificadas. Conclui-se que as informações que se encontram dispersas e descontinuadas, cuja exibição desses dados não é acessível e intuitiva para leigos, sendo desvantajosa para fins informativos.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6421RELAÇÃO SOCIAL DAS EMPRESAS PRIVADAS COM A COMUNIDADE LOCAL: ESTUDO DE CASO DO “KIALL RESTAURANTE E POUSADA”.2024-07-18T16:40:14-03:00Beatriz Cristina Lima de Oliveira tur15beatriz@gmail.comMaria Heloisa Souza Nascimentomariahelo1213@gmail.comJuliana Azevedo Hamoyjulianahamoy@gmail.com<p>A relação entre turismo, empreendimentos turísticos e sustentabilidade devem estar diretamente interligados para que haja a conservação ambiental, e sempre na tentativa de minimizar os impactos negativos da sua atividade, considerando que eles influenciam diretamente em uma dinâmica social, ecológica, econômica e de bem-estar da comunidade em que a atividade turística está inserida. É importante entender como estas relações entre o empreendimento e comunidade autóctone se caracterizam a fim de desenvolver o turismo e seus respectivos impactos. Deste modo, utilizando embasamento teórico, pesquisas bibliográficas e documental que abordam impactos socioambientais e a abordagem quali-quanti a partir de coleta de dados <em>in loco</em>, objetivou-se pelas autoras compreender qual a percepção da comunidade em relação aos estabelecimentos turísticos. Em específico para esta pesquisa, foi observada a relação dos moradores da Vila dos Pescadores, no município de Bragança/Pará, mais precisamente dentro dos limites estabelecidos da RESEX-Mar Caeté-Taperaçu, com as atividades exercidas pelo estabelecimento “Kiall Restaurante e Pousada”, ambos localizados em uma área protegida da Amazônia, no estado do Pará. Tendo como um dos principais resultados a identificação de grau positivo para a relação entre empreendedor e comunidade pesqueira.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6422MARKETING E MÍDIAS SOCIAIS: A CAPTAÇÃO DO EVENTO 8º ENCONTRO DE OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - RBOT2024-07-18T16:51:16-03:00Nicete Janaina da Silva Ramos njds.tur20@uea.edu.brLigia Conceição Oliveira da Cruzlgprojetos.am@gmail.comMárcia Raquel Cavalcante Guimarãesmguimaraes@uea.edu.br<p>Com o advento das plataformas digitais, as mídias sociais têm desempenhado um papel fundamental na ampliação do alcance e na divulgação de eventos turísticos, permitindo que destinos, empresas e organizadores atinjam um público global de forma eficiente e econômica. Apresenta-se assim, a experiência de captação do evento 8º Encontro da Rede Brasileira de Observatórios de Turismo da RBOT, através do uso das mídias sociais que se fez ferramenta essencial para que a próxima edição do evento pudesse ocorrer na capital amazonense. O objetivo deste estudo é apresentar o processo de captação e promoção de eventos de turismo, com ênfase nas mídias sociais. A metodologia utilizada é de natureza descritiva e exploratória, do tipo relato de experiência. A análise se baseia no plano de marketing criado e executado pelos projetos de extensão Laboratório de Turismo: Eventos Acadêmicos da concepção ao relatório final - Eventur, e Observatório de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA, assim como nas publicações dos projetos na rede social Instagram no período de março a maio de 2023. Relata-se que a forma de abordagem é qualitativa, com o procedimento técnico a partir de pesquisa bibliográfica e relato das experiências dos autores durante o processo de captação. A partir dos resultados evidencia-se que o plano de marketing executado teve saldo positivo, tendo em vista que o evento foi captado, como docentes, discentes, egressos da UEA e parceiros do Observatório de Turismo se mantiveram ativos durante o processo de captação, de Manaus/AM a São Luís/MA.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6423TURISMO COMUNITÁRIO E TURISMO DE MASSA NA ILHA DO COMBÚ/PA: QUEM SÃO OS PROTAGONISTAS?2024-07-18T17:08:50-03:00Raphael Carvalho da Silvaraphael.carvalho.silva@icsa.ufpa.brFranciany Marques Cardosofranciany.cardoso@icsa.ufpa.brGiselle Castro de Assisgassis@ufpa.br<p>O artigo investiga como se caracteriza a participação dos moradores da ilha do Combu nos empreendimentos turísticos existentes no território. Como objetivos específicos, definiu-se: levantar o universo de empreendimentos turísticos, nas cinco comunidades da ilha, e por amostragem, investigar a forma de participação dos moradores locais na sua operação; analisar, no universo dos empreendimentos identificados na pesquisa de campo, se existem negócios organizados pelo princípio da autogestão turística, que é um indicador relevante para iniciativas de TBC. O artigo visa debater as práticas de TC na Amazônia e a participação das comunidades ribeirinhas da ilha do Combú na gestão dos empreendimentos turísticos em seu território. A metodologia foi realizada em duas etapas, a primeira foi à pesquisa bibliográfica, onde foram analisados artigos científicos, documentos, entre outros, sobre as seguintes categorias: ilha do Combú, turismo na ilha do Combú, TBC e TC, dados socioeconômicos, manifestações culturais e cultura ribeirinha. A segunda etapa foi à pesquisa de campo de abordagem exploratória para observar a dinâmica organizacional da comunidade Furo do Benedito. Em pesquisa exploratória foi aplicado um questionário composto por 10 (dez) perguntas abertas e fechadas, em 15 (quinze) residências, para um quantitativo de 21 (vinte e um) moradores da comunidade Furo do Benedito. Pesquisar a organização social das demais comunidades para expandir essa pesquisa científica, se torna relevante para responder à questão sobre o protagonismo da população do Combú nos empreendimentos turísticos que vem projetando a ilha no cenário de lazer e turismo da região metropolitana de Belém.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6425TURISMO DE BASE COMUNITÁRIO: UM ESTUDO DA COMUNIDADE VILA DA FELICIDADE EM MANAUS - AM2024-07-18T17:27:57-03:00Ariane Peixoto de Moraesarianepeixoto42@gmail.comCristiane Barroncas Maciel Costa Novocbarroncas@uea.edu.br<p>A presente pesquisa propôs analisar as ações do projeto de turismo de base comunitária desenvolvidas na comunidade Vila da Felicidade em Manaus-AM a partir de uma contextualização das experiências de turismo de base comunitária no Amazonas. Como objetivos específicos pretendeu-se realizar uma caracterização socioespacial e turística da comunidade em estudo, identificar as atividades turísticas desenvolvidas na comunidade, considerando os princípios do turismo de base comunitária e entender como a governança no turismo se apresenta entre a interação dos comunitários e de outros atores sociais participantes na consolidação do projeto turístico. Para a realização da referida pesquisa adotou-se uma abordagem qualitativa, amparada na análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas com alguns comunitários envolvidos no desenvolvimento do turismo local. Os resultados revelaram que a atividade turística desenvolvida na comunidade ainda não se consolidou fortemente, devido alguns entraves enfrentados pelos comunitários, como os conflitos internos, o baixo relacionamento com o poder público e pela falta de investimento na infraestrutura local.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6426WOM E E-WOM: UM ESTUDO SOBRE AS PUBLICAÇÕES NOS PERIÓDICOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS2024-07-18T17:42:00-03:00Vittoria Helena Tasca Silvavhtds.tur20@uea.edu.brPaula Cristina Pereira Chaves Rodriguespchaves@uea.edu.brLucas de Souza Monteiroldsm.tur20@uea.edu.br<p>Antes da expansão da Internet, os consumidores compartilhavam experiências relacionadas a produtos uns dos outros por meio do tradicional boca a boca ou no termo de origem <em>(WOM)</em>, originalmente definido como “uma forma oral de comunicação interpessoal não comercial entre conhecidos” (ARNDT, 1967). Hoje em dia, o <em>WOM</em> evoluiu para uma nova forma de comunicação, com o uso da internet, e ficou nomeado como <em>e-WOM</em> ou o boca a boca Eletrônico (CHAVES, 2021). Dada a importância do termo <em>WOM e e-WOM</em> para o turismo, o objetivo deste estudo visa analisar o papel das produções científicas brasileiras e internacionais sobre os termos <em>WOM e e-WO</em>M, por meio da abordagem quantitativa sob o caráter exploratório e descritivo, analisando os seguintes aspectos: projeção anual; panorama dos estudos, principais assuntos, e periódicos. Como resultados principais, observa-se que os estudos têm evoluído paulatinamente, com aumentos registrados a partir do ano de 2016, com maior destaque o ano de 2020, verificou-se incipiências em periódicos Google Acadêmico, Publicações de Turismo (USP) e CAPES em assuntos <em>Tourism Destination WOM</em>, Destino Turístico <em>WOM e e-WOM.</em> De modo geral acredita-se que há um vasto campo a ser explorado na produção científica sobre o tema.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6427PERFIL DO TURISTA E VISITANTE NO FORTE DOS REIS MAGOS2024-07-18T17:57:48-03:00Sidcley D'sordi Alves Alegrini da Silvasidcleyalegrini@uern.brRenata Sorrah Figueiredo Dantasrenatasorrah@alu.uern.brPedro Henrique Bezerra da Silvapedrohenrique.bezrraa@gmail.com<p>O presente estudo foi realizado na cidade de Natal, no Forte dos Reis Magos, monumento histórico-cultural e um dos pontos turísticos mais visitados da cidade. Os sujeitos da pesquisa foram turistas e moradores que visitaram o atrativo turístico. A pesquisa teve o objetivo de identificar o perfil do turista e dos moradores. Diante do exposto, será que o visitante está satisfeito com os produtos e serviços disponibilizados por essa edificação histórica que, culturalmente, faz parte da história do Rio Grande do Norte? Os resultados da pesquisa foram expostos por gráficos e realizados pelo OPOTUR - Observatório Potiguar do Turismo.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6428TURISMO RELIGIOSO DE GOIÁS: REGIÃO TURÍSTICA DAS ÁGUAS QUENTES2024-07-18T18:12:32-03:00 Giovanna Adriana Tavares Gomesgiotavares.adriana@gmail.comDiego Carneiro Oliveiraobservatoriogo.estagiario@gmail.comBlenda Domingues Bittencourtobservatoriodoturismo3.go@gmail.com<p>O presente estudo foi realizado pelos profissionais do Observatório do Turismo do Estado de Goiás em 2024, com o propósito de analisar os maiores indutores e projetos do Turismo Religioso e seus desdobramentos no estado de Goiás. O trabalho empregou-se uma abordagem representativa por meio do Google Trends, através de uma amostragem de dados que permite analisar e processar os resultados de pesquisas e avaliações da região turística das Águas Quentes. Para alcançar os resultados, utilizou-se como metodologia os procedimentos científicos, por meio de pesquisa documental numa amplitude que guarda detalhado exame a respeito da análise da realidade sobre o turismo religioso goiano na região das Águas Quentes, a qual contempla os municípios de Caldas Novas, Rio Quente e Piracanjuba. Como resultado, a reflexão acerca das inter-relações existentes entre cultura, crença, fé e economia, os indicadores apresentados pelo CADASTUR, apresenta importantes resultados sobre os 447 cadastros de prestadores de serviço turístico na região e de acordo com a RAIS, mais de 28.018 empregos no turismo.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6429PRESENÇA DE BENS DEMOCRÁTICOS NO CONSELHO MUNICIPAL DE TURISMO DE BANANEIRAS-PB2024-07-18T18:23:29-03:00Gutemberg Cardoso da Silvagutorp@outlook.comFrancisco Coelho Mendescoelhomendesufpb2015@gmail.com<p>A partir da metodologia da análise de conteúdo da Bardin (2017) e do procedimento de análise desenvolvido por Carolina Bassani (2019) e com base no quadro analítico desenvolvido por Smith (2009), esse trabalho teve como objetivo analisar a existência de bens democráticos no conselho municipal de turismo de Bananeiras-PB. Portanto, questiona-se: Será se os bens democráticos foram considerados durante a elaboração da lei de criação do conselho municipal de turismo de Bananeiras-PB? Os procedimentos metodológicos basearam-se na pesquisa bibliográfica e documental, e na análise de conteúdo. Este trabalho procurou realçar os bens democráticos, considerando a inclusão, o controle popular, o julgamento ponderado e a transparência.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6430OS LABORATÓRIOS DE TURISMO NA FORMAÇÃO DO TURISMÓLOGO: UM ESTUDO DE CASO DO LABOTUR DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)2024-07-18T18:35:02-03:00Yana Klissia Nogueira Santaremyanaklissia@gmail.comCristiane Barroncas Maciel Costa Novocbarroncas@uea.edu.br<p>O papel dos laboratórios de turismo na formação do turismólogo é o tema central deste resumo. Estabeleceu-se como objetivo geral analisar como a presença de laboratório em cursos de bacharelado em turismo influencia na formação do turismólogo. Utilizou-se como método o estudo de caso, e a abordagem da pesquisa foi de caráter quali-quantitativo, de natureza exploratória e descritiva. A fundamentação teórica deste estudo foi elaborada a partir de referencial teórico de livros, artigos e documentos (leis federais, resoluções e documentos internos sobre o curso e o laboratório de turismo da UEA). Os procedimentos de coleta de dados foram: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e a pesquisa de campo “virtual” (para entrevistas e aplicação de questionário). Os sujeitos da pesquisa foram docentes do curso de turismo da UEA, discentes e egressos que estagiaram no Labotur e egressos que ingressaram no curso de bacharelado em turismo da UEA a partir de 2013 e se graduaram até 2021. Os resultados adquiridos por meio da coleta de dados apontaram contribuições do Labotur na construção de conhecimento dos discentes e egressos que nele atuaram, como: entendimento de práticas relacionadas à profissão; melhor desenvoltura para lidar com o público; maior desenvolvimento acadêmico-científico.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6431RESGATE DOS EVENTOS DO HOTEL TROPICAL MANAUS 2024-07-18T18:46:34-03:00Stefesson Cardoso Simoesscs.tur21@uea.edu.brCamile Vasconcelos Pintocvp.tur21@uea.edu.brMaria Heloiza Lopes Brasilmhlb.tur21@uea.edu.br<p>O Hotel Tropical em Manaus foi palco de grandes eventos que proporcionaram momentos importantes para o fomento do turismo na capital do estado do Amazonas. Este trabalho visa resgatar a historicidade do período em que o hotel passou pelo seu auge, além da sua construção e importância para a atividade turística e empreendedorismo no ambiente, suas características únicas, falência, atualidade e principalmente os eventos que eram realizados dentro do espaço. Trazendo novamente uma visibilidade para o local e valorização do patrimônio. Quanto à metodologia, a forma de abordagem do estudo é qualitativa, e os objetivos metodológicos são exploratórios e descritivos. Destaca-se que fazer esta pesquisa é realizar um resgate do período glorioso do hotel, e seus principais eventos.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6432PESQUISA DE DEMANDA DO PARQUE NATURAL MUNICIPAL DE NOVA IGUAÇU2024-07-18T18:58:36-03:00Isabela de Fátima Fogaçaisafog@hotmail.comGabriella Sena de Limagwbriella@gmail.com<p>Criado pelo Decreto nº 6.001, de 1998, na serra do Gericinó-Mendanha, o Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (PNMNI) tem como objetivo a proteção da fauna e flora ali existentes, mas, também, disponibilizar uma opção de lazer para a população local e regional em contato com a natureza. Nesse sentido, esta investigação visa identificar e analisar o perfil do visitante do PNMNI, a fim de definir diretrizes para uma melhor gestão do uso público da Unidade de Conservação (UC) e da interpretação de seu patrimônio natural. Trata-se de mais uma iniciativa do Observatório de Lazer e Turismo da região turística Baixada Verde. Como metodologia, a pesquisa se caracteriza como exploratória, quanti qualitativa, servindo-se da pesquisa bibliográfica, documental e do trabalho de campo com entrevistas estruturadas junto a visitantes do PNMNI. Como resultados se percebe que o frequentador se caracteriza como jovem adulto entre 21 e 40 anos, do sexo masculino, solteiro, cursou ou está cursando ensino superior. Sabe que visita uma área protegida e acredita que a visitação impacta positivamente sua saúde física, mental e sua consciência ambiental. Acredita que o parque é uma importante área para atração de turistas.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6445O SERVIÇO PET FRIENDLY NA HOTELARIA EM MANAUS 2024-07-24T19:08:28-03:00Erica Alves dos Santoseads.tur20@uea.edu.brMaria Adriana Sena Bezerra Teixeiramsteixeira@uea.edu.br<p>Este estudo aborda a investigação sobre o serviço <em>pet friendly</em> na hotelaria em Manaus. Diante disto a pesquisa tem como problemática: De que forma é trabalhado <em>o pet friendly</em> em alguns hotéis de rede em Manaus? O objetivo geral do estudo é analisar o serviço <em>pet friendly</em> nos hotéis de rede em Manaus. Sendo os objetivos específicos: Verificar quais serviços específicos são oferecidos para este público; averiguar quais são os treinamentos específicos para trabalhar com este tipo de segmento e identificar se os hotéis <em>pet friendly</em> em Manaus tem vantagem competitiva com os serviços ofertados. Quanto a forma de abordagem do estudo é qualitativa e os objetivos metodológicos são exploratórios e descritivos. No que se refere aos resultados, Manaus tem a possibilidade de evoluir o serviço <em>pet friendly </em>e ter um diferencial competitivo caso busque oferecer algo para o hóspede em que possa ser usufruído com os <em>pets</em>, além de realizar um treinamento para atender esse público.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6446PAÇO DA LIBERDADE: UMA JORNADA HISTÓRICA DESDE A SEDE DA PROVÍNCIA ATÉ O PROJETO MONUMENTA2024-07-24T19:29:23-03:00Geovana Coelho Belota Barbosagcbb.tur22@uea.edu.brMárcia Raquel Cavalcante Guimarãesmguimaraes@uea.edu.br<p>O Paço da Liberdade, marco histórico de Manaus, teve sua construção iniciada em 1874, passando por ampliações <br>em 1905, sob a gestão do governador Antônio Constantino Nery. Sede do Governo da Província entre 1880 e 1917, <br>e posteriormente do Governo Municipal, conforme Lei nº 889 de 1917 (Garcia, 2005, p. 64), o edifício <br>desempenhou papéis cruciais na administração pública. Este estudo propõe uma linha do tempo desde o <br>lançamento da pedra fundamental até a sua inclusão no Projeto Monumenta, destacando os eventos que moldaram <br>sua evolução. A pesquisa se baseou em fontes bibliográficas e documentais, combinando métodos de pesquisa <br>documental, bibliográfica e de estudo de caso. Os resultados visam contribuir para a valorização do patrimônio <br>cultural e turístico, gerando conhecimento sobre a evolução do Paço da Liberdade. A pesquisa destaca a <br>importância de apresentar esse acervo ao público, promovendo o turismo cultural em Manaus.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6448UM OLHAR SOBRE A CIDADE: O TURISMO URBANO ARQUITETÔNICO DOS ÍCONES DO CENTRO DA CIDADE DE MANAUS - AMAZONAS2024-07-25T18:46:21-03:00Kaio dos Santos de Oliveirakdsdo.geo19@uea.edu.brDanielle Mariam Araújo dos Santosdmsantos@uea.edu.br<p>Este artigo apresenta uma análise sobre o turismo urbano arquitetônico na cidade de Manaus, a importância histórica para a compreensão do espaço urbano, e na sensibilização sobre preservação dos ícones arquitetônicos para a cultura de um povo. Os objetivos específicos foram: Apresentar os principais conceitos sobre o turismo urbano na literatura; descrever os principais ícones do turismo urbano de Manaus; analisar a compreensão dos turistas sobre os ícones urbanos da cidade de Manaus. Este estudo baseou-se no estudo observacional com abordagens qualitativas e quantitativas, a análise exploratória das visitações turísticas aos pontos Teatro Amazonas, Mercado Municipal Adolpho Lisboa, Palácio da Justiça e Igreja do Largo de São Sebastião já que são marcos histórico e turístico na cidade de Manaus e foi feita entrevista aos turistas e pessoas locais, e com base nos dados extraídos será montado uma planilha contendo as informações das visitações turísticas. E como principal resultado na visão dos turistas foi que a cidade de Manaus tem um grande potencial turístico, basta ser aproveitado da forma correta.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6453OS DESAFIOS E ALTERNATIVAS PARA CIDADES E DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES2024-07-29T14:58:27-03:00Lucivan Macena de Carvalhomacena.com@yahoo.comSarah Marroni Minasisarahminasi@gmail.com<p>A pesquisa aborda a temática das cidades inteligentes e destinos turísticos inteligentes, explorando sua interseção com o capitalismo de dados e propondo uma contranarrativa centrada na soberania digital e na participação democrática. A metodologia envolveu uma análise crítica da literatura, revisando artigos acadêmicos, relatórios governamentais e materiais da sociedade civil, além de examinar experiências internacionais. Os resultados destacam a necessidade premente de repensar o modelo das <em>smart cities</em>, priorizando a inclusão social sobre interesses privados. A ascensão das <em>smart cities</em> está intimamente ligada ao capitalismo de dados, evidenciando a extração contínua de dados e a modelagem de comportamentos. Propõe-se uma abordagem de governança coletiva de dados, visando garantir a transparência e a participação local. Nas considerações finais, ressalta-se a importância da discussão para promover um desenvolvimento urbano e turístico mais justo e equitativo.</p>2024-07-29T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/6018OBSERVATÓRIO DE TURISMO E LAZER BAIXADA VERDE E A PERCEPÇÃO SOBRE A BAIXADA FLUMINENSE/RJ JUNTO AOS ESTUDANTES ENVOLVIDOS2024-04-11T18:52:45-03:00ISABELA DE FÁTIMA FOGACAisafog@hotmail.comGabriella Sena de Limagwbriella@gmail.com<p>O presente artigo visa compreender os impactos que as ações do Observatório de Turismo e Lazer da Região Turística Baixada Verde desempenham na percepção dos estudantes e egressos do curso de turismo da UFRRJ quanto à potencialidade turística da Baixada Fluminense e mesmo quanto ao pertencimento à região em que vivem e/ou estudam. A pesquisa se caracteriza como quanti qualitativa, valendo-se de uma base estatística amostral, mas ampliando a análise sobre questões qualitativas que envolvem a maior valorização da região objeto de estudo. Como resultado, percebe-se que o Observatório assume importante papel na percepção dos estudantes sobre a Baixada Fluminense, ao possibilitar a desmistificação do território baixadense enquanto espaço de violência e ao iluminar seu patrimônio natural e cultural junto aos futuros profissionais da área, que terão oportunidade de auxiliar no planejamento do território e atuar, enquanto empreendedores, funcionários do setor público ou privado e/ou pesquisadores, na região turística. </p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5982SARAU NO ESTÚDIO:2024-04-11T18:25:31-03:00Marilene Campos Dias do Regomarilenecampos@uern.br<p>O Sarau no Estúdio é um evento artístico sediado na Sala de Música do HStudio em Natal/RN e conta com vinte e três edições realizadas desde 2018. O Sarau no Estúdio apresenta shows musicais de artistas de Natal/RN e de demais cidades do Estado. Este artigo científico pretende investigar o potencial do Sarau no Estúdio como atrativo do turismo cultural em Natal/RN, realizar uma pesquisa sobre a importância do Sarau no Estúdio como espaço importante para os músicos do interior potiguar e como este evento enaltece a identidade cultural do Rio Grande do Norte. A metodologia possui abordagem qualitativa com questionário de perguntas abertas e conclui-se que o Sarau no Estúdio é um evento musical com relevância para o turismo cultural de Natal/RN.</p> <p> </p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5985A PRÁTICA DO TURISMO RELIGIOSO2024-04-11T19:14:20-03:00Giovanna Adriana Tavares Gomesgiotavares.adriana@hotmail.comBlenda Domingues Bittencourtblendadb@gmail.comDiego Carneiro Oliveiradiiego.olliveeiira@gmail.com<p>O presente estudo teve como embasamento os maiores indutores de fluxo turístico religioso em Goiás. O artigo tem como objetivo identificar e apresentar a importância do Turismo Religioso em Goiás, por meio de reflexão acerca das inter-relações existentes entre cultura, crença, fé e economia voltadas para o desenvolvimento goiano. Para alcançar os resultados, utilizou-se como metodologia os procedimentos científicos, por meio de método dedutivo com análise quantitativa, pesquisa documental e referencial teórico numa amplitude que guarda detalhado exame a respeito da análise da realidade sobre o turismo religioso goiano, no período correspondente aos anos de 2022 até 2023. Como resultado, identificou-se que a atividade ocorrida no Estado se mostrou favorável e cumpre o propósito da atividade com qualidade e satisfação dos clientes.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5987 PODCAST, TURISMO E EDUCAÇÃO2024-04-11T19:06:39-03:00Rodrigo Burkowskirodrigo@ufop.edu.brSolano Bragasolanobraga@yahoo.com.brLetícia Tamilla de Lima Moreiraleticia.tamilla@aluno.ufop.edu.br<p>O uso de tecnologias como suporte para educação não é algo. Com a pandemia houve crescimento no uso de tecnologias como suporte na educação, tornando-se relevante investigar sua real contribuição. O objetivo principal é analisar o Podcast como ferramenta de apoio no ensino de turismo. Busca-se caracterizar os podcast de turismo, compreender o perfil de consumidores deste tipo de produto no público acadêmico e mensurar seu impacto como ferramenta de apoio ao turismo. O estudo parte de uma revisão exploratória de literatura e um mapeamento e caracterização de podcast relacionados a turismo e educação. Foram analisados 34 podcast. São programas criados a partir da pandemia, com frequência diversa (tem semanal, quinzenal, mensal e irregular), de várias regiões do país. Eles abordam temas diversos tais desde mercado, academia, inovações, etc. Considerando os dados coletados e analisados considera-se o podcast uma importante ferramenta no apoio ao ensino.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOThttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/ReBOT/article/view/5988INFLUÊNCIAS DE TICs NA EVOLUÇÃO DAS AGÊNCIAS FÍSICAS DE VIAGENS2024-04-11T19:10:15-03:00Francisco Coelho Mendescoelhomendesufpb2015@gmail.comALISSON GOMES DE ANDRADEalisson.g.andrade@gmail.com<p>As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) revolucionaram a atividade turística, ajudando a definir estratégias inovadoras e melhorando a competitividade das organizações e destinos. Por isso, é de extrema importância investigar as tendências tecnológicas e possuir os conhecimentos necessários para responder com eficácia aos desafios da concorrência global. O objetivo geral desta pesquisa é apresentar a importância do uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de desenvolvimento das agências físicas de viagens. Este trabalho de revisão bibliográfica integrativa analisou publicações científicas que tratam do assunto tecnologia e turismo, onde mostrou que as tecnologias tornaram possíveis a automação de viagens, tornando o planejamento de viagens menos demorado e mais empolgante para viajantes e agências de viagens. Com a ajuda da Internet, surgiu uma nova possibilidade para os sujeitos da indústria do turismo promoverem e venderem com sucesso serviços e produtos para atender às demandas, necessidades e desejos dos consumidores. As TICs são excelentes meios para tornar eficaz e otimizar as operações das agências de viagens, constituindo um canal com uma quantidade infinita de ferramentas, que os agentes podem usar para aconselhar seus clientes e gerar mais valor à prestação de serviço dos intermediários.</p>2024-07-25T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 REVISTA BRASILEIRA DOS OBSERVATÓRIOS DE TURISMO - ReBOT