A QUESTÃO DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL II:
ESTUDO DE CASO A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE RAFAEL GODEIRO-RN
Palavras-chave:
Afetividade, Professor-Aluno, Estudo de caso, Ensino Fundamental IIResumo
Neste trabalho, objetivamos realizar um estudo de caso acerca da importância da afetividade na relação professor-aluno e suas implicações no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes do Ensino Fundamental II, a partir de uma investigação realizada em uma escola pública do município de Rafael Godeiro-RN. Tendo como base uma abordagem qualitativa, adotamos como métodos a pesquisa exploratória para mapear a escola citada e, posteriormente, realizamos um estudo de caso, a fim de analisar como os docentes e alunos lidam com os fatores relativos à afetividade, considerando tanto os aspectos referentes ao acolhimento, bem como atentando para as implicações que a afetividade tem no que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem no ambiente educacional. Como técnica de coleta de dados, utilizamos da observação e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Como resultado, verificou-se que a afetividade é de suma importância nas relações entre professor-aluno, assim como para os processos de ensino-aprendizagem.