A QUESTÃO DA AFETIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO ENSINO FUNDAMENTAL II:

ESTUDO DE CASO A PARTIR DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE RAFAEL GODEIRO-RN

Autores

  • Gildeiza Fernandes de Oliveira SEEC/RN
  • Katarina Ruzia de Souza SEEC/RN

Palavras-chave:

Afetividade, Professor-Aluno, Estudo de caso, Ensino Fundamental II

Resumo

Neste trabalho, objetivamos realizar um estudo de caso acerca da importância da afetividade na relação professor-aluno e suas implicações no desenvolvimento da aprendizagem dos discentes do Ensino Fundamental II, a partir de uma investigação realizada em uma escola pública do município de Rafael Godeiro-RN. Tendo como base uma abordagem qualitativa, adotamos como métodos a pesquisa exploratória para mapear a escola citada e, posteriormente, realizamos um estudo de caso, a fim de analisar como os docentes e alunos lidam com os fatores relativos à afetividade, considerando tanto os aspectos referentes ao acolhimento, bem como atentando para as implicações que a afetividade tem no que concerne ao desenvolvimento da aprendizagem no ambiente educacional. Como técnica de coleta de dados, utilizamos da observação e aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas. Como resultado, verificou-se que a afetividade é de suma importância nas relações entre professor-aluno, assim como para os processos de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gildeiza Fernandes de Oliveira, SEEC/RN

Graduada em Pedagogia, Geografia e História. Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial e Inclusiva e Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica. Mestra em Ciências da Educação e Doutoranda em Educação. Docente da SEEC/RN.

Katarina Ruzia de Souza , SEEC/RN

Graduada em Ciências, Matemática e Letras Português. Especialista em Educação Matemática. Mestra em Ciências da Educação e Doutoranda em Educação. Docente da SEEC/RN.

Downloads

Publicado

2025-04-22