O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA NA ESCOLA ESTADUAL JOSEFINA XAVIER, LUCRÉCIA-RN:

DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS

Autores

  • RONIÊDSON BARRETO FEITOSA DANTAS DE CARVALHO UERN
  • Geilson Fernandes de Oliveira UNEB

Palavras-chave:

Celular, Sala de aula, Educação, Tecnologia, Escola Estadual Josefina Xavier

Resumo

O presente artigo relata os desafios e possibilidades pedagógicas do uso do celular em sala de aula na Escola Estadual Josefina Xavier, localizada em Lucrécia - RN. O objetivo consiste em analisar os efeitos que o uso do celular traz no contexto educacional, além de apresentar possibilidades pedagógicas do seu manuseio como aliado no processo de ensino-aprendizagem, se utilizado de maneira planejada. Para tanto, foram aplicados como técnica para coleta de dados, questionários junto a professores e alunos, a fim de analisar o uso do celular em sala de aula e suas implicações positivas ou negativas. Após a análise do material coletado, foi observado que os impactos do uso do celular em sala de aula são, de maneira geral, negativosatingem diretamente o processo de aprendizagem. No entanto, quando há atividades de maneira coordenada, com o uso a partir de uma sequência didática estabelecida e com uma finalidade pedagógica, são percebidos resultados exitosos no alcance do objetivo proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

RONIÊDSON BARRETO FEITOSA DANTAS DE CARVALHO, UERN

Graduado em História (UERN) e Especialista em Mídias na Educação (UERN). Atualmente, é professor do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Geilson Fernandes de Oliveira, UNEB

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo (UERN), Mestre em Ciências Sociais e Humanas (UERN) e Doutor em Estudos da Mídia (UFRN). Docente do curso de Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Pesquisador do INCT-CPCT-Fiocruz.

Downloads

Publicado

2025-04-22