O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA NA ESCOLA ESTADUAL JOSEFINA XAVIER, LUCRÉCIA-RN:
DESAFIOS E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
Palavras-chave:
Celular, Sala de aula, Educação, Tecnologia, Escola Estadual Josefina XavierResumo
O presente artigo relata os desafios e possibilidades pedagógicas do uso do celular em sala de aula na Escola Estadual Josefina Xavier, localizada em Lucrécia - RN. O objetivo consiste em analisar os efeitos que o uso do celular traz no contexto educacional, além de apresentar possibilidades pedagógicas do seu manuseio como aliado no processo de ensino-aprendizagem, se utilizado de maneira planejada. Para tanto, foram aplicados como técnica para coleta de dados, questionários junto a professores e alunos, a fim de analisar o uso do celular em sala de aula e suas implicações positivas ou negativas. Após a análise do material coletado, foi observado que os impactos do uso do celular em sala de aula são, de maneira geral, negativosatingem diretamente o processo de aprendizagem. No entanto, quando há atividades de maneira coordenada, com o uso a partir de uma sequência didática estabelecida e com uma finalidade pedagógica, são percebidos resultados exitosos no alcance do objetivo proposto.