https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/issue/feedMonxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas2024-10-25T13:22:57-03:00Arlindo Souza Netoppgcish@uern.brOpen Journal Systems<p><strong>Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas</strong> é o periódico do PPGCISH da UERN e destina-se ao desenvolvimento de discussões contemporâneas nas Ciências Sociais e Humanas, tendo como principal eixo editorial a interdisciplinaridade.</p> <p>Aceitamos textos com temática livre para as seguintes seções: <span style="font-size: 0.875rem;">Artigos; </span><span style="font-size: 0.875rem;">Resenhas; </span><span style="font-size: 0.875rem;">Ensaios; </span>Entrevistas; Experimentações Textuais (espaço destinado a escritos experimentais interdisciplinares). </p> <p><strong>Recebemos submissões em fluxo contínuo. </strong></p> <p>ISSN <strong>2966-0017 </strong></p>https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6264O MAL-ESTAR DO/NO CORPO2024-06-10T22:33:39-03:00Jucinete Lopes da Silvajucinethelopes@gmail.com<p>Este trabalho pretender trazer reflexões sobre o mal-estar do/no corpo. Buscando trazer considerações de alguns autores sobre o corpo, a sociedade e o enfrentamento dos sintomas do mal-estar pelos sujeitos. Na sociedade contemporânea, tecnológica e digital, o corpo físico e psíquico dos sujeitos está em constante sofrimento, sofrendo por sofrer, sofrendo por não querer sofrer.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6100EDUCAÇÃO LITERÁRIA: PERSPECTIVAS SOBRE A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA2024-04-27T22:40:55-03:00MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVAgilnariagomes123@gmail.comDiana Maria Leite Lopes Saldanhadianalopes@uern.br<p>Este estudo é fruto de uma atividade prática proposta na disciplina “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros (CAPF), durante o semestre 2023.2. Foi desenvolvida uma sessão de leitura na turma do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal, localizada no município de Patu/RN. O planejamento da mediação da leitura literária foi norteado pela discussão teórica da obra “Ler e ensinar: contar e dizer histórias” das autoras Souza, Silva e Motoyama, (2020). O livro literário escolhido para ser narrado em sala de aula foi “Com que roupa irei para a festa do rei? do escritor Tino Freitas e ilustrações de Ionit Zilberman. A proposta prática da sessão de leitura foi traçada para fomentar o reconhecimento da importância da leitura literária pelos alunos, com foco no leitor/ouvinte participativo.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6553EXPLORANDO O MOVIMENTO ANTIRRACISTA2024-08-29T18:23:26-03:00Maria Iris Souzairis.souza.50159@gmail.com<p>O presente trabalho analisa o livro "O Que Não Te Contaram Sobre o Movimento Antirracista", de Patrícia Silva e Geisiane Freitas, que oferece uma reflexão aprofundada sobre os conceitos de "Racismo Estrutural" e "Lugar de Fala" no contexto do debate racial brasileiro. As autoras examinam como esses conceitos são aplicados nas discussões sobre discriminação e relações raciais, promovendo uma análise das implicações e desafios que eles representam. A obra incentiva um debate mais amplo e detalhado, contribuindo para a compreensão das complexidades das dinâmicas raciais no Brasil.</p>2024-09-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6467INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO2024-09-11T21:27:47-03:00ALLYSON MOREIRAallysonmoreira.jor@gmail.comFELIPE GUSTAVO DE MOURA AMÉRICOallysonjornalista@hotmail.com<p style="font-weight: 400;">Resenha da obra: BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2019. 3. ed. 512 p.</p>2024-09-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6559OPPENHEIMER, Franz. O Estado: sua história e desenvolvimento. Tradução de Roberta Sartori. São Paulo: LVM Editora, 2023. 192 p.2024-09-01T17:58:20-03:00Joanderson Da Silvajoanderson.silva.703@ufrn.edu.br<p>A resenha aborda o livro "O Estado: História e Desenvolvimento" de Franz Oppenheimer, uma obra fundamental que examina a origem e o desenvolvimento do Estado como instituição social, econômica e política. Oppenheimer propõe uma visão crítica sobre a formação do Estado, argumentando que este surge da dominação e coerção entre povos, em oposição às teorias clássicas que o tratam como uma entidade benevolente. Ele divide o desenvolvimento do Estado em seis estágios: Pilhagem, Trégua, Tributo, Ocupação, Monopólio e Estado. Cada estágio reflete uma fase distinta na consolidação do poder estatal, desde as primeiras formas de pilhagem até o estabelecimento completo do Estado moderno. Oppenheimer também distingue entre os meios econômicos e políticos de criação de riqueza, enfatizando que o Estado se forma através da expropriação coercitiva, o que o torna, segundo ele, uma organização criminosa.</p>2024-09-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6074“PINÓQUIO ÀS AVESSAS”: UMA CRÍTICA AO MODELO DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL2024-04-17T19:01:05-03:00MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVAgilnariagomes123@gmail.com<p>O presente estudo é uma resenha do livro “Pinóquio às avessas” do escritor brasileiro Rubem Alves. O conto Faz uma releitura de Pinóquio, clássico livro do autor italiano Carlo Collodi. Destarte, na versão do escritor mineiro, o conto tece uma crítica ao modelo tradicional de ensino, que considera o conteúdo indispensável para moldar o aluno, tendo o professor como o centro do processo educativo, reduzindo o educando a mero receptor de conteúdo. Assim, a história é dedicada ao público infantil, todavia, sua reflexão contempla pais e professores para preservar na criança a busca pela descoberta, criatividade e pensamento crítico. </p>2024-09-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6605Marias2024-09-17T13:55:06-03:00Larissa Galvãoarlindosociologo@gmail.com<p>Poesia autoral de Larissa Galvão </p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6604Cura2024-09-17T13:44:12-03:00Larissa Galvão arlindosociologo@gmail.com<p>Poema autoral de Larissa Galvão. </p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6576DECORAÇÃO E IGREJA CATÓLICA: UMA ETNOGRAFIA COM GAYS DECORADORES EM RECIFE2024-09-03T01:48:24-03:00Fagner Andradeyertcad@gmail.comPolyanny Lilian do Amaral Brazpoly_lilian@hotmail.com<p>O presente trabalho tem como foco uma abordagem etnográfica com homens gays que realizam decorações na Igreja Católica, mais especificamente em paróquias da Região Metropolitana de Recife. O campo religioso de pesquisa sempre proporciona leituras e o conhecimento de diversos fenômenos sociais que através do olhar da antropologia permite que aconteça um desvelamento de tantos contextos e realidades que o catolicismo detém em seu interior. Este estudo nasce a partir de uma vivência com decoradores que por meio de um velamento de sua sexualidade desenvolvem uma atividade que se mescla entre um serviço de cunho profissional e uma atividade religiosa que os possibilita expressarem aptidões, estética e conexões sociais que lhes são importantes como estratégia de participação e vivência na religião.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6608GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA: GERENCIAMENTO DE AÇÃO PARA O AUMENTO DOS ÍNDICES DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NA III REGIÃO DE SAÚDE DE PERNAMBUCO2024-09-18T16:50:29-03:00Wlademir Bernardo de Souzawladbs@hotmail.comGustavo Henrique de Aragão Ferreiragustavo@globalplanning.com.br<p style="font-weight: 400;">O momento da gestação e maternidade proporciona à mulher a produção do primeiro alimento do ser humano, o leite materno, considerado um alimento completo para a criança do ponto de vista nutricional. Nos seis primeiros meses de vida recomenda-se que o leite materno seja o único alimento ofertado à criança. Porém, por vários fatores, observamos no Brasil a diminuição dos índices de aleitamento materno. Para modificar essa realidade existe uma legislação específica na área da saúde pública que trata da importância e do incentivo ao aleitamento materno. Como exemplo desse esforço elegemos o uma política pública do estado de Pernambuco e uma das suas ações de incentivo ao aleitamento materno como base para este estudo. Esta pesquisa avaliou o desenvolvimento da estratégia de ação denominada “Amamenta Alimenta Mãe Coruja”, desenvolvida pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana no ano de 2018, para alcançar o aumento dos índices de mulheres que utilizem o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança como preconiza o Ministério da Saúde. Para realizar a pesquisa utilizamos a abordagem metodológica qualitativa através do estudo de caso na III Região de Saúde, que abrange 22 municípios da Mata Sul do Estado de Pernambuco dos quais 11 deles são monitorados pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana. Os resultados nos trouxeram a importância da observação contínua dos processos de planejamento estratégico para o controle, monitoramento e avaliação no gerenciamento de políticas públicas com vistas aos resultados de médio e longo prazo.</p>2024-09-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6345RACISMO AMBIENTAL E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO PERÍODO DE 2021-2022 NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RN2024-07-06T14:55:10-03:00Bismark de Oliveira Gomesbismarkogomes@gmail.comFrancisco de Assis Cavalcante Oliveira Júniorjrcaval@gmail.comMaria Betânia Ribeiro Torresbetaniatorres@gmail.comZildenice Matias Guedes Maiazildenice@hotmail.com<p>Este artigo parte da premissa de que a interação de fatores socioeconômicos, políticos e ambientais na cidade de Mossoró-RN, no Nordeste do Brasil, configurada na expansão urbana desordenada, em desigualdades socioambientais e na falta de igualdade de oportunidades, desafiando princípios de justiça social e ambiental. Evidencia-se, pois, a questão do racismo ambiental, manifestado em disparidades na distribuição de recursos e exposição a riscos ambientais, afetando de forma desproporcional populações em zonas periféricas. A distribuição inadequada de infraestrutura de serviços aumenta a vulnerabilidade das comunidades, especialmente em eventos ligados a falta de saneamento básico, assim como na pandemia de Covid-19. Além disso, destacamos o problema da violência de gênero, com dados específicos da região incluindo o anuário brasileiro da violência 2022 e 2023, e do banco dados coletados junto a guarda civil municipal de Mossoró, no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022, particularmente entre mulheres, que enfrentam altas taxas de agressões físicas e psicológicas. O estudo busca entender como o racismo ambiental está relacionado com as desigualdades sociais, ambientais e de gênero, e como isso afeta as comunidades mais vulneráveis, especialmente em Mossoró, RN.</p>2024-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6127O ENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ EM MOSSORÓ/RN.2024-05-02T16:27:17-03:00Marcos Daniel Rosa de Freitasdaniel22freitas@gmail.com<p>Este trabalho tem como pretensão analisar a relação entre ensino de história e a educação patrimonial, buscando dessa maneira entender de que forma ambas possam contribuir para a conscientização histórica dos alunos. Nele são apontados alguns conceitos fundamentais na área de Educação Patrimonial, como patrimônio, memória e seus lugares de memória e consciência histórica. Ao longo do trabalho, faço um levantamento sobre alguns lugares de memória na cidade de Mossoró/RN, citando-os como possibilidades de espaços para serem desenvolvidas práticas que vinculem o ensino de história e a educação patrimonial. No término desse artigo trago uma proposta de elaboração de uma cartilha que apresente esses lugares ao público, além de um guia que possa auxiliá-los durante suas respectivas visitas.</p>2024-09-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanashttps://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6609APRESENTAÇÃO: A UNIDADE NA PLURALIDADE 2024-09-18T18:45:36-03:00Arlindo Souza Netoarlindosociologo@gmail.com<p>Apresentação da edição número 2 da Revista Monxorós. </p>2024-09-18T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas