Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx <p><strong>Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas</strong> é o periódico do PPGCISH da UERN e destina-se ao desenvolvimento de discussões contemporâneas nas Ciências Sociais e Humanas, tendo como principal eixo editorial a interdisciplinaridade.</p> <p>Aceitamos textos com temática livre para as seguintes seções: <span style="font-size: 0.875rem;">Artigos; </span><span style="font-size: 0.875rem;">Resenhas; </span><span style="font-size: 0.875rem;">Ensaios; </span>Entrevistas; Experimentações Textuais (espaço destinado a escritos experimentais interdisciplinares). </p> <p><strong>Recebemos submissões em fluxo contínuo. </strong></p> <p>ISSN <strong>2966-0017 </strong></p> pt-BR ppgcish@uern.br (Arlindo Souza Neto) ppgcish@uern.br (Sérgio Meneses) Fri, 25 Oct 2024 13:22:57 -0300 OJS 3.3.0.19 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 DECORAÇÃO E IGREJA CATÓLICA: UMA ETNOGRAFIA COM GAYS DECORADORES EM RECIFE https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6576 <p>O presente trabalho tem como foco uma abordagem etnográfica com homens gays que realizam decorações na Igreja Católica, mais especificamente em paróquias da Região Metropolitana de Recife. O campo religioso de pesquisa sempre proporciona leituras e o conhecimento de diversos fenômenos sociais que através do olhar da antropologia permite que aconteça um desvelamento de tantos contextos e realidades que o catolicismo detém em seu interior. Este estudo nasce a partir de uma vivência com decoradores que por meio de um velamento de sua sexualidade desenvolvem uma atividade que se mescla entre um serviço de cunho profissional e uma atividade religiosa que os possibilita expressarem aptidões, estética e conexões sociais que lhes são importantes como estratégia de participação e vivência na religião.</p> Fagner Andrade, Polyanny Lilian do Amaral Braz Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6576 Tue, 17 Sep 2024 00:00:00 -0300 GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA: GERENCIAMENTO DE AÇÃO PARA O AUMENTO DOS ÍNDICES DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NA III REGIÃO DE SAÚDE DE PERNAMBUCO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6608 <p style="font-weight: 400;">O momento da gestação e maternidade proporciona à mulher a produção do primeiro alimento do ser humano, o leite materno, considerado um alimento completo para a criança do ponto de vista nutricional. Nos seis primeiros meses de vida recomenda-se que o leite materno seja o único alimento ofertado à criança. Porém, por vários fatores, observamos no Brasil a diminuição dos índices de aleitamento materno. Para modificar essa realidade existe uma legislação específica na área da saúde pública que trata da importância e do incentivo ao aleitamento materno. Como exemplo desse esforço elegemos o uma política pública do estado de Pernambuco e uma das suas ações de incentivo ao aleitamento materno como base para este estudo. Esta pesquisa avaliou o desenvolvimento da estratégia de ação denominada “Amamenta Alimenta Mãe Coruja”, desenvolvida pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana no ano de 2018, para alcançar o aumento dos índices de mulheres que utilizem o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança como preconiza o Ministério da Saúde. Para realizar a pesquisa utilizamos a abordagem metodológica qualitativa através do estudo de caso na III Região de Saúde, que abrange 22 municípios da Mata Sul do Estado de Pernambuco dos quais 11 deles são monitorados pelo Programa Mãe Coruja Pernambucana. Os resultados nos trouxeram a importância da observação contínua dos processos de planejamento estratégico para o controle, monitoramento e avaliação no gerenciamento de políticas públicas com vistas aos resultados de médio e longo prazo.</p> Wlademir Bernardo de Souza, Gustavo Henrique de Aragão Ferreira Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6608 Wed, 18 Sep 2024 00:00:00 -0300 RACISMO AMBIENTAL E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO PERÍODO DE 2021-2022 NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ, RN https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6345 <p>Este artigo parte da premissa de que a interação de fatores socioeconômicos, políticos e ambientais na cidade de Mossoró-RN, no Nordeste do Brasil, configurada na expansão urbana desordenada, em desigualdades socioambientais e na falta de igualdade de oportunidades, desafiando princípios de justiça social e ambiental. Evidencia-se, pois, a questão do racismo ambiental, manifestado em disparidades na distribuição de recursos e exposição a riscos ambientais, afetando de forma desproporcional populações em zonas periféricas. A distribuição inadequada de infraestrutura de serviços aumenta a vulnerabilidade das comunidades, especialmente em eventos ligados a falta de saneamento básico, assim como na pandemia de Covid-19. Além disso, destacamos o problema da violência de gênero, com dados específicos da região incluindo o anuário brasileiro da violência 2022 e 2023, e do banco dados coletados junto a guarda civil municipal de Mossoró, no período de janeiro de 2021 a dezembro de 2022, particularmente entre mulheres, que enfrentam altas taxas de agressões físicas e psicológicas. O estudo busca entender como o racismo ambiental está relacionado com as desigualdades sociais, ambientais e de gênero, e como isso afeta as comunidades mais vulneráveis, especialmente em Mossoró, RN.</p> Bismark de Oliveira Gomes, Francisco de Assis Cavalcante Oliveira Júnior, Maria Betânia Ribeiro Torres, Zildenice Matias Guedes Maia Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6345 Tue, 17 Sep 2024 00:00:00 -0300 O ENSINO DE HISTÓRIA E LUGARES DE MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA FORMAÇÃO CIDADÃ EM MOSSORÓ/RN. https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6127 <p>Este trabalho tem como pretensão analisar a relação entre ensino de história e a educação patrimonial, buscando dessa maneira entender de que forma ambas possam contribuir para a conscientização histórica dos alunos. Nele são apontados alguns conceitos fundamentais na área de Educação Patrimonial, como patrimônio, memória e seus lugares de memória e consciência histórica. Ao longo do trabalho, faço um levantamento sobre alguns lugares de memória na cidade de Mossoró/RN, citando-os como possibilidades de espaços para serem desenvolvidas práticas que vinculem o ensino de história e a educação patrimonial. No término desse artigo trago uma proposta de elaboração de uma cartilha que apresente esses lugares ao público, além de um guia que possa auxiliá-los durante suas respectivas visitas.</p> Marcos Daniel Rosa de Freitas Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6127 Wed, 18 Sep 2024 00:00:00 -0300 Cura https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6604 <p>Poema autoral de Larissa Galvão.&nbsp;</p> Larissa Galvão Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6604 Tue, 17 Sep 2024 00:00:00 -0300 Marias https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6605 <p>Poesia autoral de Larissa Galvão&nbsp;</p> Larissa Galvão Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6605 Tue, 17 Sep 2024 00:00:00 -0300 OPPENHEIMER, Franz. O Estado: sua história e desenvolvimento. Tradução de Roberta Sartori. São Paulo: LVM Editora, 2023. 192 p. https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6559 <p>A resenha aborda o livro "O Estado: História e Desenvolvimento" de Franz Oppenheimer, uma obra fundamental que examina a origem e o desenvolvimento do Estado como instituição social, econômica e política. Oppenheimer propõe uma visão crítica sobre a formação do Estado, argumentando que este surge da dominação e coerção entre povos, em oposição às teorias clássicas que o tratam como uma entidade benevolente. Ele divide o desenvolvimento do Estado em seis estágios: Pilhagem, Trégua, Tributo, Ocupação, Monopólio e Estado. Cada estágio reflete uma fase distinta na consolidação do poder estatal, desde as primeiras formas de pilhagem até o estabelecimento completo do Estado moderno. Oppenheimer também distingue entre os meios econômicos e políticos de criação de riqueza, enfatizando que o Estado se forma através da expropriação coercitiva, o que o torna, segundo ele, uma organização criminosa.</p> Joanderson Da Silva Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6559 Wed, 18 Sep 2024 00:00:00 -0300 “PINÓQUIO ÀS AVESSAS”: UMA CRÍTICA AO MODELO DE EDUCAÇÃO TRADICIONAL https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6074 <p>O presente estudo é uma resenha do livro “Pinóquio às avessas” do escritor brasileiro Rubem Alves. O conto Faz uma releitura de Pinóquio, clássico livro do autor italiano Carlo Collodi. Destarte, na versão do escritor mineiro, o conto tece uma crítica ao modelo tradicional de ensino, que considera o conteúdo indispensável para moldar o aluno, tendo o professor como o centro do processo educativo, reduzindo o educando a mero receptor de conteúdo. Assim, a história é dedicada ao público infantil, todavia, sua reflexão contempla pais e professores para preservar na criança a busca pela descoberta, criatividade e pensamento crítico.&nbsp;</p> MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6074 Wed, 18 Sep 2024 00:00:00 -0300 EXPLORANDO O MOVIMENTO ANTIRRACISTA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6553 <p>O presente trabalho analisa o livro "O Que Não Te Contaram Sobre o Movimento Antirracista", de Patrícia Silva e Geisiane Freitas, que oferece uma reflexão aprofundada sobre os conceitos de "Racismo Estrutural" e "Lugar de Fala" no contexto do debate racial brasileiro. As autoras examinam como esses conceitos são aplicados nas discussões sobre discriminação e relações raciais, promovendo uma análise das implicações e desafios que eles representam. A obra incentiva um debate mais amplo e detalhado, contribuindo para a compreensão das complexidades das dinâmicas raciais no Brasil.</p> Maria Iris Souza Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6553 Wed, 18 Sep 2024 00:00:00 -0300 INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6467 <p style="font-weight: 400;">Resenha da obra: BESSANT, John; TIDD, Joe. Inovação e empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2019. 3. ed. 512 p.</p> ALLYSON MOREIRA, FELIPE GUSTAVO DE MOURA AMÉRICO Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6467 Wed, 18 Sep 2024 00:00:00 -0300 EDUCAÇÃO LITERÁRIA: PERSPECTIVAS SOBRE A MEDIAÇÃO DE LEITURA NA ESCOLA https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6100 <p>Este estudo é fruto de uma atividade prática proposta na disciplina “Formação do Leitor e Ensino de Literatura” do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros (CAPF), durante o semestre 2023.2. Foi desenvolvida uma sessão de leitura na turma do 6º ano do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal, localizada no município de Patu/RN. O planejamento da mediação da leitura literária foi norteado pela discussão teórica da obra “Ler e ensinar: contar e dizer histórias” das autoras Souza, Silva e Motoyama, (2020). O livro literário escolhido para ser narrado em sala de aula foi “Com que roupa irei para a festa do rei? do escritor Tino Freitas e ilustrações de Ionit Zilberman. A proposta prática da sessão de leitura foi traçada para fomentar o reconhecimento da importância da leitura literária pelos alunos, com foco no leitor/ouvinte participativo.</p> MARIA GILNÁRIA GOMES MELO SILVA, Diana Maria Leite Lopes Saldanha Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6100 Tue, 17 Sep 2024 00:00:00 -0300 O MAL-ESTAR DO/NO CORPO https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6264 <p>Este trabalho pretender trazer reflexões sobre o mal-estar do/no corpo. Buscando trazer considerações de alguns autores sobre o corpo, a sociedade e o enfrentamento dos sintomas do mal-estar pelos sujeitos. Na sociedade contemporânea, tecnológica e digital, o corpo físico e psíquico dos sujeitos está em constante sofrimento, sofrendo por sofrer, sofrendo por não querer sofrer.</p> Jucinete Lopes da Silva Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6264 Tue, 17 Sep 2024 00:00:00 -0300 APRESENTAÇÃO: A UNIDADE NA PLURALIDADE https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6609 <p>Apresentação da edição número 2 da Revista Monxorós.&nbsp;</p> Arlindo Souza Neto Copyright (c) 2024 Monxorós Revista em Ciências Sociais e Humanas https://periodicos.apps.uern.br/index.php/rmx/article/view/6609 Wed, 18 Sep 2024 00:00:00 -0300