A CONTABILIDADE COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO PARA A SUSTENTABILIDADE DAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
Responsabilidade Social. Contabilidade. SustentabilidadeResumo
Atualmente, o planeta passa por grandes problemas relacionados aos danos sofridos pelo meio ambiente ao longo do tempo. A utilização desordenada de recursos naturais trouxe efeitos para todo o mundo e a sociedade tem enxergado a preservação da natureza como condição essencial para manutenção da vida humana. Para as organizações, a adoção de práticas sustentáveis tem sido um dos maiores desafios enfrentados, e o fornecimento de produtos e serviços ecologicamente corretos passou a ser uma exigência do mercado e determinante para sua sobrevivência. A Contabilidade, fornecendo informações para tomada de decisões dentro e fora das organizações, exerce um papel essencial neste novo cenário, e juntamente com as técnicas de Gestão Ambiental tem buscado orientar seus usuários no rumo dessas mudanças e como parte de sua responsabilidade socioambiental. O objetivo deste trabalho foi mostrar a Contabilidade como instrumento de responsabilidade social e de gestão para a sustentabilidade das organizações. Trata-se de uma revisão teórica a partir de uma abordagem sobre Contabilidade, a Contabilidade Ambiental e Social, Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Com o estudo observou-se que as empresas e instituições veem a Contabilidade como um instrumento de gestão para a tomadas de decisões, tanto aquelas relativas ao aspecto interno, mas também aquelas que buscam nortear as organizações quanto ao meio ambiente e a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de licença de direitos autorais
Os direitos autorais deste artigo serão licenciados para fins de divulgação científica a Revista Colóquio Administração e Ciência efetivamente se e quando o artigo for aceito para publicação. O autor garante que sua contribuição é original e que ele / ela tem todo o poder para executar essa licença.
A licença desses direitos autorais abrange o direito da Revista Colóquio Administração e Ciência de reproduzir, publicar e distribuir o artigo, nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
Vale ressaltar que o corpo editorial da Revista Colóquio Administração e Ciência estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
Eu, também certifico que não tenho associações comerciais (por exemplo e não se limitando a, consultorias, propriedade de ações, participações patrimoniais, acordos de licenciamento de patentes, etc.) que possam constituir um conflito de interesse em conexão com o artigo enviado, exceto conforme divulgado em um anexo separado. Todas as fontes de financiamento que apoiam o trabalho e todas as afiliações institucionais ou corporativas dos autores são reconhecidas em uma nota de rodapé.