Quem disser o contrário é porque tem razão: o novo guia prático de Mário de Carvalho sobre escrita criativa

Autores

  • Guilherme Azambuja Castro Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Palavras-chave:

.

Resumo

O escritor português Mário de Carvalho, em outubro de 2014, lançou em Portugal seu primeiro livro sobre o ofí­cio de escrever ficção. Trata-se do manual de escrita criativa Quem disser o contrário é porque tem razão.
Como sugere o tí­tulo, Carvalho busca, nesse guia prático, combater as convenções já amplamente trabalhadas em inúmeros manuais de escrita criativa, mas, em especial, aquelas que tentam incutir no escritor iniciante a ideia de que, para se escrever bem ficção ou para que um livro seja bem sucedido no mercado editorial, há rí­gidas regras a serem seguidas. Escrever ficção não é o mesmo que obedecer um código jurí­dico. Ele diz. "Os métodos, os sistemas, os normativos, as regras, valem tanto como os esquemas infalí­veis para jogar na Bolsa, fazer amigos ou vencer na vida" (CARVALHO, 2014, p. 20).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARVALHO, Mário de. Quem disser o contrário é porque tem razão: letras sem tretas: guia prático de escrita de ficção. Lisboa: Porto Editora, 2014.

Downloads

Publicado

2016-06-10

Como Citar

CASTRO, Guilherme Azambuja. Quem disser o contrário é porque tem razão: o novo guia prático de Mário de Carvalho sobre escrita criativa. Diálogo das Letras, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 298–302, 2016. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/1448. Acesso em: 22 jan. 2025.