Sobre a Revista

Diálogo das Letras (Qualis A3) é uma publicação on-line, de acesso aberto e gratuito, editada pelo Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Campus de Pau dos Ferros. A revista destina-se a leitores e colaboradores interessados em ler e/ou publicar textos originais e inéditos resultantes de pesquisas relacionadas aos estudos do texto e do discurso e ensino. Os trabalhos devem contemplar a investigação dos objetos texto e discurso ou explorar interfaces desses objetos com o ensino. Aceita-se trabalhos que estejam ancorados nas teorias concernentes a tais objetos, assim como de outras áreas do conhecimento com as quais se possa estabelecer interlocução. 

Anúncios

ATIVAÇÃO DO DOI dos artigos dos volumes de 2020 a 2024 da Diálogo das Letras

2024-10-15

Caros autores e autoras,

É com satisfação que comunicamos que acabamos de realizar a ativação do DOI de todos os artigos publicados nos volumes de 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024 da Diálogo das Letras. 

Queremos nos desculpar por qualquer transtorno e agradecer a compreensão de cada um de vocês.

Com os melhores cumprimentos,

Editoria da DL

 

Saiba mais sobre ATIVAÇÃO DO DOI dos artigos dos volumes de 2020 a 2024 da Diálogo das Letras

Edição Atual

v. 13 (2024): Publicação contí­nua
					Visualizar v. 13 (2024): Publicação contí­nua
Publicado: 2024-10-20

Artigos

  • Clarice Lispector e o filme “O livro dos prazeres”: adaptação e leitura em discurso

    Fabio Scorsolini-Comin
    e02401
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02401
  • Da era da composição à era do design: o ensino de produção de textos

    Gabriela Martins Mafra
    e02402
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02402
  • Cristofobia, ressentimento religioso e discurso político no X

    Sandson de Souza Costa, Francisco Vieira da Silva
    e02403
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02403
  • A jornada da descoberta de si: uma análise dialógica da representação da identidade bissexual na webtoon heartstopper

    Paulo Eduardo Ferreira da Silva, Maria da Penha Casado Alves, Matheus Silva de Souza, William Brenno dos Santos Oliveira
    e02404
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02404
  • Indulto presidencial: uma análise das operações da ideologia presentes em um pronunciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro

    Iza Maria Pereira, Camila Alves Rocha, Ruberval Ferreira
    e02405
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02405
  • O discurso humorístico sobre trabalho: algumas reflexões sobre sujeito e poder a partir de postagens no Instagram

    Cellina Rodrigues Muniz, Márcio Antonio Gatti
    e02406
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02406
  • Multiletramentos em materiais didáticos na rede pública de ensino do Paraná

    Bruno dos Santos de Castro Brito, Rosane de Mello Santo Nicola
    e02407
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02407
  • Os Simpsons vão para o Brasil: uma análise dialógica a partir da expressividade da carnavalização e da refração na linguagem

    Ewerton Lucas de Mélo Marques, Pedro Farias Francelino
    e02408
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02408
  • O discurso contemporâneo de negação da ciência sob a ótica da Linguística Aplicada em periódicos científicos brasileiros

    Emerson Tadeu Cotrim Assunção, Urbano Cavalcante Filho
    e02409
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02409
  • Estima social versus sanção social: a admissibilidade de culpa do Presidente Lula na sentença judicial proferida pelo ex-Juiz Sérgio Moro

    João Paulo Lima Cunha
    e02410
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02410
  • A comunicação violenta da violência: uma análise de discurso crítica sobre o caso Lázaro Barbosa

    Jhussyenna Reis de Oliveira
    e02411
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02411
  • Desafios e reflexões acerca do ensino de produção textual escrita durante a pandemia de Covid-19: concepções docentes em chave interacionista sociodiscursiva

    Bruno Scienza Schmidt, Anderson Carnin
    e02412
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02412
  • Multimodalidade e argumentação em um anúncio publicitário veiculado no Instagram

    Diones Bezerra de Souza, Maria Margarete Fernandes de Sousa
    e02413
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02413
  • Intergenericidade e propósito comunicativo em anúncios publicitários

    Vanessa Alves de Araújo , Franklin Oliveira Silva
    e02414
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02414
  • Discursos coloniais sobre gênero e sexualidade em enunciados da extrema-direita brasileira

    Lucas Santos de Assis, Danillo da Conceição Pereira Silva
    e02415
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02415
  • Corpos políticos na entrega da faixa presidencial: uma análise discursiva

    Mariana Jantsch de Souza
    e02416
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02416
  • Discursos sobre escrita na charge digital

    Pamela Tais Clein Capelin, Cristiane Carneiro Capristano
    e02417
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02417
  • “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”: um olhar dialógico para webnotícias sobre violência contra a mulher

    Maria Lígia Freire Guilherme, Rodrigo Acosta Pereira
    e02418
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02418
  • Escrita, movimentos enunciativos e afasia: marcas de um recomeço

    Maria Eduarda Prauchner da Costa, Celia Helena de Pelegrini Della Méa
    e02419
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02419
  • O orientador como mediador de letramento legitimado na elaboração do projeto de pesquisa de um mestrando

    Antonio Artur Silva Cantuário , Francisco Alves Filho
    e02420
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02420
  • O uso dos termos gênero textual e gênero discursivo em livros didáticos: uma análise de obras do Ensino Médio do PNLD 2021

    Claudiuscia Mendes do Carmo, Francisco Alisson Fernandes, Lucineide Matos Lopes, Rosângela Alves dos Santos Bernardino
    e02421
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02421
  • Exposição de dados íntimos para a humilhação: uma abordagem dialógico-discursiva para um comentário do subfórum /55chan/, do EndChan

    Marcos Alexandre Fernandes Rodrigues
    e02422
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02422
  • Metáforas conceptuais sobre o amor romântico em Romeu e Julieta, de William Shakespeare

    Bruno dos Santos Konkewicz, Carlos Alexandre Baumgarten
    e02423
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02423
  • Produção textual escrita em contexto acadêmico: as sequências textuais como fundamento teórico e metodológico para as práticas de letramento

    Daniela Zimmermann Machado
    e02424
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02424
  • Habilidades de Língua Portuguesa na BNCC: práticas de linguagem e objetos de conhecimento nos campos de atuação social

    Larissa de Andrade Godoy, Francieli Matzenbacher Pinton
    e02425
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02425
  • Os articuladores dialógico-discursivos: uma apresentação

    Luiz Mendes
    e02426
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02426
  • Leitura e escrita no processo de alfabetização: o aplicativo GraphoGame na perspectiva dos novos letramentos

    Lílian Sena, Naziozênio Antonio Lacerda
    e02427
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02427
  • Poder, fé e política: vontades de verdade em discurso no acontecimento da manifestação Pró-Bolsonaro

    Willian Andrade Silva, Patrícia Diógenes de Melo, Maria Eliza Freitas do Nascimento
    e02428
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02428
  • Consolação e alteridade: uma leitura bakhtiniana de A nossa necessidade de consolação... (1952), de Stig Dagerman

    Eduardo da Silva Moll, Glória di Fanti, Pedro Theobald
    e02429
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02429
  • O Componente Curricular Língua Portuguesa para o Ensino Médio no documento “Currículo do Piauí”: uma análise discursiva

    Assidia Maria Soares Alves Parnaiba, Rosa Leite da Costa
    e02430
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02430
  • Apropriação do signo Deus em discursos de posse presidenciais

    Elias Coelho da Silva, Ilderlândio Assis de Andrade Nascimento
    e02431
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02431
  • Reflexões teórico-práticas sobre vivências na pesquisa e no ensino de base funcionalista

    Medianeira Souza, Aldeir Gomes da Silva, Estela Carielli de Castro, Mar Silva
    e02432
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02432
  • O olhar docente para as disciplinas eletivas no Ensino Médio em tempo integral: uma análise do discurso avaliativo à luz do subsistema de atitude

    Aline Lucas, Ana Célia Clementino Moura
    e02433
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02433
  • Experiências narradas por professores aprendizes do Curso de Letras-Inglês em um cenário simulado de avaliação com exames de proficiência

    Rodrigo Nascimento de Queiroz
    e02434
    DOI: https://doi.org/10.22297/2316-17952024v13e02434
Ver Todas as Edições