Política de avaliação dos trabalhos
O processo de avaliação de trabalhos submetidos à revista Diálogo das Letras consiste em duas etapas:
- Avalição preliminar realizada pela equipe editorial: contempla o exame da submissão quanto: i) à adequação do trabalho ao foco e escopo da revista, ii) às políticas e normas de submissão de trabalhos; iii) ao ineditismo do trabalho, considerando a verificação de plágio e autoplágio.
- Avaliação pelo sistema duplo-cego: contempla a avaliação do trabalho por, pelo menos, 02 pareceristas membros do Conselho Consultivo e/ou consultores ad hoc convidados. Os pareceristas podem indicar a publicação do texto sem alterações ou mediante ajustes ou ainda rejeitar a publicação. Em caso de os pareceristas sugerirem modificações, a aceitação e publicação do texto fica condicionada ao atendimento pontual, em tempo hábil (em até 15 dias), pelo(s) autor(es), das modificações apontadas no(s) parecer(es). Quando houver discrepância no resultado avaliativo, o editor-chefe poderá encaminhar o manuscrito para um terceiro examinador.
Na avaliação do manuscrito, deverão ser observados os seguintes critérios: adequação ao foco e escopo da revista, originalidade e contribuições para a área do conhecimento, consistência teórica, adequação metodológica, análise consistente e fundamentada na literatura; bibliografia pertinente e atualizada; correção de linguagem e respeito às normas técnicas - ABNT em vigor.
Os resultados da avalição serão expressos da seguinte maneira:
- O trabalho deve ser aceito na sua forma atual;
- O trabalho deve ser aceito, desde que sejam observadas as correções sugeridas no parecer;
- O trabalho não deve ser aceito para publicação.
As avaliações são consolidadas e poderão ser complementadas pelo editor-chefe e encaminhadas aos autores. Essa etapa final compreende:
- Acompanhamento do atendimento e/ou da apresentação de justificativas (quando for o caso) em relação aos apontamentos e às sugestões apresentados pelos pareceristas, com vistas ao aprimoramento do trabalho;
- Efetivação de ajustes de revisão de natureza linguístico-textual e de ordem técnica, caso sejam necessários, solicitados pela equipe editorial;
- Conferência do ineditismo da publicação, com vistas a verificar, mediante detectores de plágio e autoplágio, se o trabalho foi publicado, seja em outro periódico, seja em livro, seja em outro espaço de divulgação.
Caso seja constatada duplicação de publicação, a submissão será arquivada e os autores serão notificados e ficarão impedidos de publicar na revista por um período de 3 anos. Poderão ser enviados trabalhos publicados em anais de eventos, desde que o texto submetido à Diálogo das Letras não seja uma mera reprodução do trabalho já publicado e que seja explicitada, em nota de rodapé, menção aos anais do evento em que o texto foi publicado.
A decisão final quanto à publicação caberá ao editor-chefe, que levará em consideração se o(s) autor(es) cumpriram satisfatoriamente as condições de publicação do manuscrito especificadas acima.
Considerando que a revista adotou o sistema de publicação contínua e passou a trabalhar com uma perspectiva de publicação do manuscrito em até 6 meses a contar da data de sua submissão, o prazo entre submissão e decisão sobre a publicação do artigo compreende, em média, 3 meses.














