PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO URBANO E PRODUÇÃO DA DESIGUALDADE NA CIDADE

Autores

Palavras-chave:

Produção do espaço, Diferenciação socioespacial, Desigualdade socioespacial, Processos espaciais

Resumo

Este artigo é parte de um trabalho dissertativo e tem como objetivo refletir sobre a produção do espaço urbano no capitalismo contemporâneo, evidenciando a relação com as formas e processos de diferenciação, desigualdade e fragmentação socioespaciais, segregação e autossegregação. Trata-se de uma reflexão teórica. Sendo assim, ao longo do texto destacam-se alguns pontos para discussão sobre o processo de produção do espaço urbano, tendo como ponto de partida a diferenciação e a desigualdade socioespaciais que podem se apronfundar em outros processos que são revelados nas formas e conteúdos das cidades e são engendrados por agentes públicos e privados no afã de atender as necessidades do capital. Além disso, buscou-se referencial que abordasse como esses processos podem ser apreendidos em diferentes ní­veis e escalas. Depreende-se que a produção da cidade é feita, pensada e planejada desigualmente. A materialidade dessa cidade, suas formas e estruturas, expressa tal desigualdade e condiciona em algum ní­vel práticas espaciais. Logo, o produto faz-se tão desigual quanto a sociedade que o concebe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele de Sousa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Professora Adjunta IV do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Professora do Mestrado em Geografia - PPGEO/UERN.

Arthur Magon Whitacker, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Possui graduação (Bacharelado e Licenciatura), Mestrado e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Desenvolve atividades de docência, pesquisa e extensão junto ao Departamento de Geografia e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia nessa mesma Universidade, lecionando em diversos cursos de graduação, no mestrado acadêmico e o doutorado.

Referências

BESSA, K. Diferenciação espacial como elemento próprio í natureza da geografia. Mercator, Fortaleza, v.9, n.20, p.43-56, 2010.

CARLOS, A. F. A. Diferenciação socioespacial. Cidades, Presidente Prudente, v.4, n.6, p.45-60, 2007.

CARLOS, A. F. A. A (Re) Produção do Espaço Urbano. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008.

CARLOS, A. F. A. A cidade. São Paulo: Contexto, 2009.

CARLOS, A. F. A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011.

CORRÊA, R. L. Espaço: um conceito-chave da Geografia. In: CASTRO, Iná E. de; GOMES, Paulo C. da C. CORRÊA, Roberto Lobato (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p.49 -76.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: ítica, 2002.

CORRÊA, R. L. Diferenciação sócio-espacial, escala e práticas espaciais. Cidades, v.4, n.6, p.62-72, 2007.

GOMES, P. C. da C. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, I. E. de; GOMES, P. C. da C. CORRÊA, R. L. (Orgs.). Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. p.49 -76.

LEFEBVRE, H. O pensamento marxista e a cidade. Lisboa: Ulissea, 1972.

LEFEBVRE, H. The production of space. Blackwell: Oxford, 1991.

SANTOS, M. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos paí­ses subdesenvolvidos. São Paulo: Francisco Alves, 1979.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. 2. reimpr. São Paulo: Edusp, 2006.

SANTOS, M. A urbanização brasileira. 5. ed. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2008. 176p.

SOJA, E. Geografias pós-modernas: a reafirmação do espaço na teoria social crí­tica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

SPOSITO, M. E. B. Segregação socioespacial e centralidade urbana. In: VASCONCELOS, P. de A.; CORRÊA, R. L.; PINTAUDI, S. M. (Orgs.). A cidade contemporânea: segregação socioespacial. São Paulo: Contexto, 2013.

PINTAUDI, S. M. A produção do espaço urbano: escalas, diferenças e desigualdades socioespaciais. In: CARLOS, A. F. A.; SOUZA, M. L. de; SPOSITO, M. E. B. (Orgs.). A produção do espaço urbano: agentes e processos, escalas e desafios. São Paulo: Contexto, 2011.

VASCONCELOS, P. de A. Contribuição para o debate sobre processos e formas socioespaciais nas cidades. In: VASCONCELOS, P. de A.; CORREA, R. L.; PINTAUDI, S. M. (Orgs.). A cidade contemporânea: segregação espacial. São Paulo: Contexto, 2013.

Downloads

Publicado

30-06-2018

Como Citar

SOUSA, Michele de; WHITACKER, Arthur Magon. PRODUÇÃO SOCIAL DO ESPAÇO URBANO E PRODUÇÃO DA DESIGUALDADE NA CIDADE. Revista Geotemas, Pau dos Ferros, v. 8, n. 1, p. 23–41, 2018. Disponível em: http://periodicos.apps.uern.br/index.php/GEOTemas/article/view/861. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.