O Controle de Estoques na Indústria Santa Clara - Filial Mossoró/RN
Um Estudo de Caso
Palavras-chave:
Administração de materiais; Controle de estoques; IndústriaResumo
A ferramenta controle de estoques é muito eficaz na geração de informações sobre os níveis de estoque da organização, esses dados apoiam a análise e tomada de decisão, quanto a aquisições ou investimentos a serem realizados. Diante disso este trabalho tem como objetivo: verificar as atividades que influenciam o controle de estoques no setor de materiais da unidade Santa Clara de Mossoró. Como metodologia utilizou-se uma pesquisa do tipo exploratória, qualitativa e descritiva. Após a coleta de dados, que foi feita por meio de entrevista semi-estruturada e observação direta, foi possível uma visão geral das atividades realizadas nesse setor, como: entrada, movimentação interna (recebimento, conferência, alocação e estocagem), contagem, conciliação e transferências de materiais. Porém notou-se que como muitas outras empresas, essa também apresenta problemas com o seu gerenciamento e controle de estoques, por exemplo: quanto à falta de espaço no almoxarifado, à falta de pessoal para controlar a entrada e saída de materiais e o acesso livre a área de materiais a várias pessoas de outros setores. Por conseguinte, esse estudo propõe sugestões para a melhoria nas atividades realizadas no setor de materiais (almoxarifado).
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de licença de direitos autorais
Os direitos autorais deste artigo serão licenciados para fins de divulgação científica a Revista Colóquio Administração e Ciência efetivamente se e quando o artigo for aceito para publicação. O autor garante que sua contribuição é original e que ele / ela tem todo o poder para executar essa licença.
A licença desses direitos autorais abrange o direito da Revista Colóquio Administração e Ciência de reproduzir, publicar e distribuir o artigo, nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
Vale ressaltar que o corpo editorial da Revista Colóquio Administração e Ciência estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
Eu, também certifico que não tenho associações comerciais (por exemplo e não se limitando a, consultorias, propriedade de ações, participações patrimoniais, acordos de licenciamento de patentes, etc.) que possam constituir um conflito de interesse em conexão com o artigo enviado, exceto conforme divulgado em um anexo separado. Todas as fontes de financiamento que apoiam o trabalho e todas as afiliações institucionais ou corporativas dos autores são reconhecidas em uma nota de rodapé.