EMPREENDEDORISMO SOCIAL NAS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
Palavras-chave:
Empreendedorismo social. Ciências Sociais e Humanas. Desigualdades Sociais.Resumo
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o conceito de Empreendedorismo Social nas Ciências Sociais e Humanas. Trata-se de uma investigação bibliográfica em cujo escopo encontram-se as contribuições de Silva (2009), Noruzi, Westover e Rahimi (2010), Dees (1998), Oliveira (2004), Albagli e Maciel (2002), Ducker (1987), dentre outros. Através dela, propomos entender o conceito de Empreendedorismo Social tanto do ponto de vista de autores otimistas, como daqueles que veem nele uma estratégia de culpabilização dos indivíduos e abstenção do Estado diante do desemprego e da negligência das condições de subsistência e dignidade humana. Os resultados apontam para a necessidade de ruptura com o modelo tradicional e naturalista de sustentabilidade, o que nos leva a um modelo socioambiental, político e cultural de sustentabilidade. Por sua vez, a bibliografia consultada evidencia o papel do Estado como articulador das políticas públicas que fomentem estratégias de empreendedorismo social, como forma de diminuir as desigualdade sociais materializadas nas condições de produção do capitalilismo.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de licença de direitos autorais
Os direitos autorais deste artigo serão licenciados para fins de divulgação científica a Revista Colóquio Administração e Ciência efetivamente se e quando o artigo for aceito para publicação. O autor garante que sua contribuição é original e que ele / ela tem todo o poder para executar essa licença.
A licença desses direitos autorais abrange o direito da Revista Colóquio Administração e Ciência de reproduzir, publicar e distribuir o artigo, nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
Vale ressaltar que o corpo editorial da Revista Colóquio Administração e Ciência estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
Eu, também certifico que não tenho associações comerciais (por exemplo e não se limitando a, consultorias, propriedade de ações, participações patrimoniais, acordos de licenciamento de patentes, etc.) que possam constituir um conflito de interesse em conexão com o artigo enviado, exceto conforme divulgado em um anexo separado. Todas as fontes de financiamento que apoiam o trabalho e todas as afiliações institucionais ou corporativas dos autores são reconhecidas em uma nota de rodapé.