MOTIVAÇÃO DOS SERVIDORES EFETIVOS NO COTIDIANO INSTITUCIONAL DA SECRETARIA ESTADUAL DA JUSTIÇA E DA CIDADANIA-SEJUC/RN
Palavras-chave:
motivação, serviço público, gestão de pessoasResumo
Definir motivação não é uma tarefa fácil, uma vez que esta é utilizada com
significados diferentes. Porém, a maioria dos pesquisadores conceitua a motivação como
sendo tudo aquilo que leva uma pessoa a agir, a se mover de determinada forma. Este artigo
tem como objetivo analisar os fatores motivacionais dos servidores efetivos da Secretaria
de Estado, da Justiça e da Cidadania, em seu ambiente de trabalho, baseado na teoria de
Frederick Herzberg. Trata-se de uma pesquisa de campo de cunho quantitativa. A populaçãoalvo do estudo foi abordada através de questionário aplicado a 24 servidores contendo 13
questões afirmativas, utilizando a escala de Likert, construída com base nessa teoria. Os
resultados auferidos pela pesquisa apontam que a maioria dos servidores da SEJUC/RN
não concorda com as afirmativas referentes aos fatores higiênicos como remuneração,
condições de trabalho, políticas da organização e comunicação. Os servidores concordam
apenas com os critérios relacionados com estabilidade, relacionamento entre os colegas
de trabalho e bom relacionamento com o superior. Quanto aos fatores motivacionais, os
resultados da pesquisa permitem dizer que os servidores na sua grande maioria discordam
das afirmativas relacionadas a oportunidades de promoção, status, crescimento pessoal
e auto realização. Concordam apenas com os itens responsabilidade e reconhecimento,
sendo necessária a adoção de políticas de incentivo e valorização dos servidores, visando
estimular os fatores considerados motivadores e adequados pelos servidores, através de
políticas públicas mais concretas e abrangentes em relação à gestão de pessoas.
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