O USO DO SMARTPHONE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES NECESSÁRIAS A UM ADMINISTRADOR
Palavras-chave:
Smartphone, administrador, habilidadesResumo
O presente estudo possibilita analisar o uso do smartphone no processo de
desenvolvimento de habilidades dos alunos de Administração de empresas do Instituto
Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba. Especificamente procurou-se
demonstrar como a utilização dos aplicativos dos smartphones auxiliam no processo
de aprendizagem. Destacou-se, por meio de autores como Robbins (2000), Lacombe e
Heilborn (2015) e Maximiano (2011) as características das funções dos administradores.
A metodologia utilizada foi de natureza descritiva com abordagem quantitativa,
utilizando-se estatística descritiva para se analisar os dados de um questionário com
57 graduandos do referido curso. Como os principais resultados obteve-se que os
aplicativos mais utilizados pelos alunos são Adobe Reader, Dropbox, Google docs,
Pacote Office e Whatsap. Percebeu-se que, embora, os respondentes estejam a maior
parte do tempo conectados à internet (mais de 8 horas diárias), pouco tempo é dedicado
aos estudos e ao desenvolvimento de competências, cerca de 1 a 2 horas por dia. Já
no tocante às funções do administrador, 60% afirmam utilizar o smartphone para o
desenvolvimento da função de organização.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaração de licença de direitos autorais
Os direitos autorais deste artigo serão licenciados para fins de divulgação científica a Revista Colóquio Administração e Ciência efetivamente se e quando o artigo for aceito para publicação. O autor garante que sua contribuição é original e que ele / ela tem todo o poder para executar essa licença.
A licença desses direitos autorais abrange o direito da Revista Colóquio Administração e Ciência de reproduzir, publicar e distribuir o artigo, nacional e internacionalmente, incluindo reimpressões, traduções, reproduções fotográficas, microformas, formulários eletrônicos (offline, on-line) ou qualquer outra reprodução de natureza similar.
Vale ressaltar que o corpo editorial da Revista Colóquio Administração e Ciência estão expressamente isentos de qualquer responsabilidade sobre o conteúdo do artigo, métodos, técnicas e resultados de sua pesquisa, tendo, assim, finalidade meramente informativa e educativa.
Eu, também certifico que não tenho associações comerciais (por exemplo e não se limitando a, consultorias, propriedade de ações, participações patrimoniais, acordos de licenciamento de patentes, etc.) que possam constituir um conflito de interesse em conexão com o artigo enviado, exceto conforme divulgado em um anexo separado. Todas as fontes de financiamento que apoiam o trabalho e todas as afiliações institucionais ou corporativas dos autores são reconhecidas em uma nota de rodapé.