PROGRAMA DE TREINAMENTO NA ÁREA DE HOTELARIA: UM ESTUDO DE CASO NO THERMAS HOTEL E RESORT EM MOSSORÓ/RN

Autores

  • Anni Michelli Silva Rebouças

Palavras-chave:

empresa hoteleira, programas de treinamento, aprendizagem

Resumo

Este trabalho é caracterizado como pesquisa qualiquantitativa, cujo
objetivo principal foi analisar a percepção dos funcionários de uma empresa hoteleira
na cidade de Mossoró - RN a respeito do processo do programa de treinamento. A
metodologia utilizada incluiu uma pesquisa de campo exploratória e descritiva com
trinta funcionários, operacionalizada por meio de questionários, com questões abertas e
fechadas. Após aplicação desse instrumento, Verificou-se que todos os funcionários já
passaram por algum tipo de treinamento e que todos concordam que os programas de
treinamento são de vital importância para o crescimento dentro da profissão. Observouse ainda que a frequência com que são realizados os programas de treinamento é uma
constante no cotidiano gerencial do hotel pesquisado, entretanto, as únicas técnicas
utilizadas são a leitura e as técnicas de classe. Segundo os dados da pesquisa, o
diagnóstico das necessidades de treinamento é feito simplesmente pela observação
direta, o que pode induzir a erros sobre as reais necessidades de treinamento. De forma
menos compromissada, a avaliação não é estruturada em critérios sólidos, percebidos
indiretamente no dia a dia, que pode não refletir necessariamente os efeitos de um
programa de treinamento. Sendo assim, nessa organização o treinamento se apresenta
como um processo sistemático de melhoria do comportamento das pessoas no alcance
dos objetivos organizacionais. Dentro desse contexto, tais funcionários podem se
posicionar como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la
de inteligência, talento e aprendizados indispensáveis à sua constante renovação e
competitividade em um mundo de mudanças e desafios constantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-12-16